Publicitário assume o posto no lugar de Silvio Soledade, que desde 2021 comandava a entidade
A Associação de Profissionais de Propaganda (APP), elegeu Afonso Abelhão, CEO da agência de publicidade BigBee, como presidente para os próximos dois anos de mandato. A Assembleia Geral Ordinária registrou, virtualmente, a posse da nova diretoria nesta segunda-feira, 31, com a participação de associados e diretores. Abelhão vai substituir Silvio Soledade, consultor de empresas e sócio da PlanoGestão. Entre as novidades da nova gestão destaca-se a transformação da Diretoria de Diversidade e Inclusão na Diretoria de ESG, que será liderada por Cris Pereira Heal. Além disso, pela primeira vez, mulheres ocupam cadeiras no Conselho e são maioria nas vice-presidências.
Membro do corpo diretivo da APP desde 2021, Afonso Abelhão sempre esteve à frente do planejamento estratégico de projetos e trazendo movimento com temas que embasam o propósito da APP Brasil. “Busquei me cercar das pessoas que eu mais acredito no mercado, especialmente para estar junto, para que a gente consiga construir um bom espaço de conselho, de presidência, de diretoria, e todo mundo sabe que o meu propósito é muito claro aqui dentro dessa chapa, que é a gente dar mais visibilidade para todos os trabalhos que a gente já vem fazendo”, destaca.
“O Abelhão já era associado e passou a ser membro da diretoria, na minha primeira gestão. E, desde então, ele tem feito um trabalho junto à diretoria de comunicação bastante intenso. Eu entendi que seria um bom nome para a gente dar continuidade. Foi a minha indicação”, conta Silvio Soledade, ex-presidente da APP Brasil, consultor de empresas e sócio da PlanoGestão.
Para a gestão vigente, a APP Brasil conta com Afonso Abelhão na presidência, acompanhado por Silvio Soledade como vice-presidente de Expansão e Mercados Regionais, Luciana Schwartz como vice-presidente de Conexões e Relações com o Mercado, Luiz Carlos Corrêa como vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Profissional, Cris Pereira Heal como vice-presidente de ESG e Mariana Cruz como vice-presidente de Comunicação, Inovação e Tecnologia. Além disso, a Diretoria Financeira é conduzida por Deniane Bezerra.
Pela primeira vez, mulheres conquistam cadeiras no Conselho, com três representantes, e ocupam a maioria das vice-presidências, com um total de 12. O Conselho Financeiro e Fiscal são Melissa Vogel, Dilma Campos, Rita Almeida, Antonio Calil Cury, André Porto Alegre e Luiz Lara.
“Uma mudança que eu fiz e que eu acho importante, primeiro que é deixar claro que foi muito importante ter criado a vice-presidência de diversidade e inclusão, que foram pautas muito relevantes”, pontua Afonso Abelhão. “E agora a gente dá um salto além, a gente transforma essa vice-presidência em ESG, que eu acho que é o assunto mais premente e ele abrange mais todos esses temas que são buscados para a APP. A gente sabe o quanto isso vai ser importante daqui para frente. E entram também, pela primeira vez nos 88 anos de história da APP, agora que completa este ano, três mulheres do Conselho”.
Na Diretoria Executiva, diversas áreas estratégicas são representadas por profissionais do mercado publicitário, garantindo uma gestão ampla e integrada. Em Comunicação, Inovação e Tecnologia, a equipe conta com Adão Casares, Anne Liz, Caroline Zaine, Deh Bastos e Filipe Crespo. Já em Educação e Desenvolvimento Profissional, os responsáveis são Alexandre Toledo, Amadeu Nogueira, Fernando Dinelli, Lucia Faria, Luiza Fraga, Maria Teresa Arbulu, Melissa Moura, Reginaldo Andrade, Renata Alcalde e Vanderlei Postigo.
A Diretoria de ESG é composta por Bento Andreato, Carolina Ignarra, Dani Mozer, Henriane Marelli, Jeferson Martins, Lina Moreira e Marta Gucciardi, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e sociais. Em Conexões e Relações Institucionais, atuam Andre Vinícius, Antonio Izidoro Filho, José Maurício Pires Alves e Marcos Braga, promovendo o relacionamento com o mercado. Na área de Expansão e Mercados Regionais, a equipe conta com Josué Brazil e Patrícia Cordeiro, fortalecendo a presença e as oportunidades da APP em diferentes regiões.