A Abramark – Academia Brasileira de Marketing acaba de eleger mais 10 novos nomes para o seu Hall da Fama. São empresários(as) e profissionais que oferecem, por suas atuações e exemplos, contribuições inestimáveis para a construção e fortalecimento de um marketing de excepcional qualidade em nosso país.
Os novos integrantes do Hall da Fama da Abramark são:
Caio Carvalho – Diretor Executivo do Grupo Bandeirantes de Comunicação
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Ciências Políticas e Direito Administrativo, Caio também é Doutor em Comunicação Social pela USP; e Professor Doutor da Escola de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas; Diretor Geral de Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Bandeirantes de Comunicação; Presidente do Instituto Bandeirantes. Dentre outras inúmeras funções destacadas, foi Presidente da SPTURIS (2005 a 2011), Ministro de Esportes e Turismo do Governo FHC (2000 a 2002); Presidente da Embratur (1996 a 2000); e Secretário Nacional de Turismo e Serviços do Ministério da Indústria e Comércio no Governo Itamar Franco (1993 a 1996).
Isabella Zakzuk – Vice-Presidente de Marketing da P&G
Isabella Zakzuk, formada em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, com 15 anos de experiência em bens de consumo pela P&G, atualmente sendo Vice-Presidente de Marketing na liderança da categoria de Beleza (Cuidado com os Cabelos e Desodorantes), Growth Marketing (estratégia e execução de mídia, dados, ponto de vendas) e eCommerce para a P&G Brasil. Colunista do Meio&Mensagem e WomenToWatch 2022.
Ítala Herta – Fundadora da DIVER.SSA
Relações Públicas, Consultora do Comitê de Diversidade & Inclusão AMBEV, Alumni IVLP EUA. Eleita como um dos 50 nomes multiplicadores da criatividade no Brasil pela Revista Wired, maior referência editorial em inovação no mundo. Ítala possui 15 anos de experiência com projetos interculturais de inovação social, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade social em instituições públicas e privadas do Brasil. Fundadora da DIVER.SSA, Plataforma de aprendizagem, investimento e conexão focada no acolhimento, bem-estar mental e emocional para mulheres empreendedoras e intraempreendedoras. Cofundadora e ex-COO da Vale do Dendê, a primeira aceleradora de negócios focada em diversidade do Nordeste e do Festival Afrofuturista.
Laura Chiavone – Head de Agências da Meta no Brasil
Tem sua trajetória pautada pela colaboração com a indústria para inovação e o aumento de representatividade por meio de ações afirmativas de diversidade e inclusão. Laura é Diretora e Head de Agências da Meta no Brasil ― empresa proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp ―, liderando os negócios com o vibrante ecossistema de agências de publicidade. Na empresa também colabora com o Conselho de Inclusão Brasil e com o Diversity Advisory Council Global. Já atuou como Managing Partner na sparks & honey em Nova York, liderando estratégias globais de inovação baseadas em cultura e informadas por IA. Antes, atuou como CSO na Tribal Worldwide, liderando a estratégia digital para a América do Norte; foi Vice-Presidente de Estratégia da DM9DDB; Fundadora e CEO da Limo Inc, e acumulou posições anteriores na AlmapBBDO, Y&R, Ogilvy e outras networks globais.
Luiz Calainho – Controlador da L21 Corp.
Empresário com negócios no segmento da Economia Criativa e controlador da holding L21 Corp. Com empreendimentos alinhados e sinérgicos, o grupo vem lançando tendências e atuando fortemente para o crescimento do cenário cultural e artístico brasileiro em todas as dimensões da indústria criativa. A L21 Corp tem posições societárias nas seguintes empresas: Aventura Entretenimento, Instituto Evoé, Teatro Riachuelo, Teatro Prudential, Festival TIM Music Noites Cariocas, Blue Note Rio, Blue Note SP, Portal Vírgula, Musickeria, Mix Rio FM, SulAmérica Paradiso FM, Digitiva (economia criativa & Web3.0) e SUBA MSK (marketing de influência). Luiz Calainho apresenta, também, o programa Liderança & Inovação, no Grupo Jovem Pan de Comunicação.
Marcia Esteves – CEO e Sócia Lew’Lara\TBWA
Marcia Esteves é uma das poucas CEOs mulheres de agência no Brasil. Acumula mais de 20 anos de experiência no mercado de agências, atuando na construção de diversas marcas. Sob sua gestão, as agências por onde passou conquistaram os mais altos reconhecimentos, desde Grand Prix e leões em Cannes, Effie e El Ojo, até a indicação ao Prêmio Caboré. Como profissional, foi reconhecida como ícone da propaganda no Prêmio Affonso Serra, Women to Watch e Profissional do Ano da Propaganda, além de estar entre os profissionais mais admirados do mercado de comunicação em 2020 (Scopen). É Vice-presidente do Conselho da Amcham, Diretora do IAB, Conselheira do Fórum Nacional da Mulher Empresária (FNME), além de fazer parte do conselho de algumas das principais entidades que regem o mercado de comunicação, como a ABAP, CONAR, CENP e MMA.
Raquel Virgínia – CEO da Nhaí
Raquel Virgínia, 33 anos, paulistana, cursou história na USP (Universidade de São Paulo) e jornalismo na Unijorge (Centro Universitário Jorge Amado). Como cantora e compositora fundou a banda As Baías e foi indicada duas vezes ao Grammy Latino. Em 2021, criou a Nhaí, startup que acelera inovação em empresas e marcas a partir da diversidade. A Nhaí já assinou projetos e parcerias com grandes empresas como: Pepsico, Avon, Ambev, AlmapBBDO, Globo, Magalu, META, Absolut, Pinterest, DocuSign entre outros. Em seu catálogo de serviços constam consultorias customizadas, curadoria e projetos autorais. Em 2022, criou o Contaí – 1ª plataforma de aceleração de empreendedores LGBTQIAP+ do Brasil, que já conta com mais de 2000 empreendedores impactados nos últimos 8 meses.
Ricardo Cavallini – CEO da Makers
Autor de seis livros que abordam tecnologia, negócios e comunicação. É professor da Singularity University, embaixador MIT Sloan Management Review Brasil e colunista no UOL, onde escreve sobre tecnologia e inovação. Criador do RUTE, o kit educacional eletrônico aberto, ecológico e acessível para ajudar estudantes de escolas públicas que não têm acesso à tecnologia. Pioneiro do movimento maker, é um dos apresentadores do Batalha Makers, reality show sobre a cultura maker no Discovery Channel (Brasil e Latam). Fundou a primeira agência digital do Brasil, foi apontado como um dos três inovadores com foco em negócios em levantamento do veículo Meio & Mensagem e eleito pela Revista ProXXIma como uma das 50 mentes mais inovadoras do setor de comunicação no Brasil.
Romeo Busarello – Advisor e Business Professor da ESPM/Insper/FIA/StartSe
Catarinense radicado em São Paulo há 34 anos e formado em Administração pela Universidade de Blumenau, Busarello é pós-graduado em Marketing pela ESPM e possui Mestrado em Consumer behavior pela PUC-SP. Acumula mais de 42 anos de experiência nas áreas de marketing, negócios, ambientes digitais, inovação em empresas nacionais, multinacionais e do setor público. Um dos pioneiros do uso da Internet no Brasil na década de 1990, fez história na Tecnisa nos últimos 20 anos, obtendo reconhecimento nacional e internacional pelo uso das melhores práticas e inovações. Atualmente é membro de conselhos de empresas, advisor, investidor sócio da Startse uma das maiores edtechs brasileiras e professor das melhores escolas de negócios do Brasil.
Washington Theotonio – CMO da americanas s.a.
Washington Theotonio nasceu em Salvador (BA), passou a infância entre Maceió e João Pessoa, até chegar a São Paulo. Viveu, ainda, por 3 anos nos Estados Unidos, onde começou sua carreira como designer de uma agência de publicidade. Combina comunicação, inovação e tecnologia em sua atuação como executivo de marketing, sendo reconhecido com diversos prêmios internacionais. Fez publicidade na PUC de Campinas, mestrado em design gráfico com foco em digital na Academy of Art University, na Califórnia, MBA em negócios na FIA-USP e gestão em inovação em Harvard. Passou por grandes agências de propaganda, como a DM9DDB e a F/Nazca, e foi diretor de arquitetura de marca e inovação na TV Globo. Atualmente é CMO da americanas s.a., à frente da estratégia de comunicação, arquitetura, inteligência e integração global de marketing das diferentes marcas da companhia.
A Eleição
A eleição para integrar o Hall da Fama é feita em etapas. Primeiro acontece a fase de indicações, quando Acadêmicos e membros do Hall da Fama indicam os nomes daqueles(as) que, no seu entendimento, fazem jus ao reconhecimento. As indicações são nominais e seguidas de minibiografia e motivos que as justificam. Depois disso, os nomes com mais indicações são submetidos ao pleno da Academia, em uma consulta para saber se alguém se manifesta de maneira contrária, e, caso isso aconteça, o porquê. Após isso, são realizadas entrevistas individuais com cada um dos(as) indicados(as), somente após essas três etapas acontece a consagração do(a) profissional ou empresário(a) ao Hall da Fama.
#Abramark, #HalldaFama, #Marketing