Criatividade brasileira inspira campanha e ação de Carnaval da Converse

Os jovens artistas Whitney Marjoriê, Kalef Castro, Stephany Alves, Olivia Ribeiro e Nicolas Lee estão por trás da campanha Carnaval de (quem) Cria;
Artistas estarão na loja da marca para customizar produtos com inspiração na folia

Em 2024, a Converse aposta mais uma vez em uma coleção celebrando o Carnaval, com itens exclusivos em sua linha de produtos. Para a linha deste ano, a campanha Carnaval de (quem) Cria segue reforçando o DNA da marca, que busca ressaltar a criatividade e a autoralidade próprias dos movimentos de expressão artística com que dialoga, elementos muito presentes na maior festa de rua do mundo, para celebrar as manifestações e perspectivas singulares desses grupos sobre o Carnaval.

Para esta campanha, a Converse contou com um time de All Stars, a comunidade criativa da marca, para criar, em conjunto, a campanha e a música-tema deste Carnaval. A ideia foi trazer as influências e inspirações de cada um para dentro do tema, imaginando como seria a festa nas diferentes perspectivas pessoais, tanto sonora quanto visualmente. Essas ideias ganharam vida através dos produtos da Converse, usados como ponto de partida para cada artista entrar em seu mundo de autenticidade.

Para a criação da faixa musical, proposta da Converse de música-tema para o Carnaval, os All Stars Whitney Marjoriê, Kalef Castro e Nicolas Lee fizeram uma imersão por duas semanas e, misturando ritmos como funk, amapiano, rap e rhythm & blues, produziram a música EmBrasa. A faixa, também tema da campanha Carnaval de (quem) Cria, teve produção do rapper e produtor Parteum, acompanhado de DJ Roger, DJ Derek e Amiri, nos estúdios do Trama NaCena, em São Paulo e, já pode ser ouvida aqui.

Os jovens artistas trouxeram as referências de sua própria relação com o Carnaval para o processo criativo da música. “Minha ligação com o Carnaval veio desde de criança com minha família que é de escola de samba. A primeira composição que ajudei a fazer foi de samba enredo. E nessa campanha pude trazer essas referências tanto na produção como na composição”, conta Whitney. Os gêneros musicais do Carnaval também marcam a ligação de Nicolas Lee com a folia: “Minha ligação se dá principalmente pela música. Eu amo os ritmos característicos do Carnaval — samba, pagode e funk. Hoje em dia se vê de tudo no Carnaval, então posso listar até house, trap e hip hop. A festa me influenciou no sentido de que eu estava animado para poder aproveitar os sons do Brasil para criar uma trilha incrível”, disse ele. A música e as vivências compartilhadas da festa são o que Kalef Castro traz para a faixa: “Carnaval pra mim é especial por isso e por carregar uma energia extremamente forte do calor humano; eu me divirto com meus amigos. No processo criativo, me influenciou a pensar em como me vejo no Carnaval atual e na importância da conexão que ele nos traz uns com os outros”, finaliza.

A narrativa da Converse para o Carnaval fica completa com as também All Stars Olivia Ribeiro e Stephany Alves, que se unem aos outros três artistas da comunidade criativa nas ações da marca para a data desenvolvendo as ideias, entre concepção visua

Gravado em São Paulo pela produtora Tilt Rec, com direção de Beto Macedo, os All Stars se dividiram em cenas que puderam imaginar como seria seu próprio Carnaval, mostrando seus mundos através dos portais feitos com os produtos de Carnaval da Converse. Olivia e Stephany, além das criações em vídeo, também fizeram a direção de arte das fotos dos pares de tênis. Para o desenvolvimento dessa etapa, elas também referenciaram suas próprias vivências dentro do Carnaval.

“Eu admiro muito o pré-Carnaval, a preparação, a criação do enredo, a montagem dos blocos e os ensaios. A sincronia que os blocos têm nas ruas e nos sambódromos com certeza é reflexo da sintonia, correria e improviso na preparação. No processo criativo da campanha nós tivemos esses mesmos movimentos”, contou Stephany. Olivia se voltou para lembranças de suas origens, num dos epicentros do Carnaval: “Minha ligação com o Carnaval vem desde o berço, nasci em Salvador onde a cultura sempre esteve presente em todos os lugares e se mantém pulsante no Carnaval. O que me influenciou bastante nas pesquisas e referências a trazer uma nostalgia dos carnavais de rua que já presenciei lá”, disse.

Os tênis da coleção deste ano são o Chuck Taylor All Star Carnaval Preto, Chuck Taylor All Star Move Carnaval Branco, Chuck Taylor All Star Lift Carnaval Preto, Chuck 70 Carnaval Branco e o Chuck 70 Plus Carnaval Branco, todos trazendo uma iconografia que remete às festas de rua dessa época.

Foto: Divulgação/Converse

Criatividade na prática para a folia!
Além de estarem disponíveis no e-commerce brasileiro da Converse (converse.com.br), os pares da coleção de Carnaval estarão em destaque na loja própria da marca, que resolveu levar o clima de cor e criatividade da linha carnavalesca para a prática e vai receber em seu espaço no Shopping Cidade de São Paulo, na Avenida Paulista, uma ativação de customização de peças nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, das 14h às 18h, para influenciadores e clientes arregaçarem as mangas e liberarem as ideias para armarem seus looks para a folia, sejam tênis ou peças de vestuário.

Para tornar cada peça única, a área de customização da loja vai oferecer o suporte de dois nomes conhecidos por criarem sobre os sneakers, a designer Maíra Botelho, que há mais de dez anos customiza e repara pares de tênis através de seu projeto Pimp My Sneakers (@pimpmysneakers), e a artista Artetrava (@artetrava), que vai customizar as roupas da Converse através da técnica de pintura livre. Stencil, canetas, fitas, paetês e mais estarão à disposição para transformar, a muitas mãos, os itens para curtir o bloco ou a avenida.

Saiba mais:

Converse Brasil – Loja Online

 

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