Em ação para reforçar a chegada do tão esperado curso do idioma para falantes de português no app, o Duolingo criou a sua própria cafeteria
Mesmo que você não seja fã de animes, provavelmente já foi impactado de diversas formas pela cultura japonesa. Isso porque o Brasil é um dos países que mais está engajado quando o assunto é cultura e entretenimento asiático. E no Duolingo – app educacional #1 do mundo -, não é diferente. Em 2024, o japonês se tornou a quinta língua mais popular no mundo, de acordo com o Relatório de Idiomas Global do Duolingo, e é visível que a cultura asiática tem influenciado cada vez mais as motivações e o interesse dos alunos do aplicativo.
O japonês, mandarim e coreano para falantes de português oficialmente entraram na plataforma, e fazem parte de alguns dos cursos mais desejados e esperados pelos alunos brasileiros, sendo frequentemente pedidos nas redes sociais. Nos últimos dois anos, o número de alunos de japonês aumentou 133% no Brasil, mesmo com interface em outros idiomas.
Por isso, o Duo mostrou que está antenado nas tendências e preparou uma ação para os alunos brasileiros em um Maid Café, tipo de cafeteria muito popular na cultura japonesa, com seus elementos diferentes e inusitados. A corujinha mais amada do país lançará o novo curso oficialmente em São Paulo, na Liberdade, bairro conhecido como o maior reduto japonês fora do Japão, em um café personalizado com o tema do Duolingo.
Os alunos poderão tomar café (e chá) enquanto estudam japonês pelo app. Os clientes também poderão fazer pedidos por meio de aulas personalizadas em tablets e aprenderão algumas palavras em japonês durante a refeição. Além disso, receberão um item especial ou desconto ao iniciarem o curso de japonês no app.
“Nós sempre ouvimos nossos alunos nas redes sociais e estamos atentos para trazer os cursos mais desejados, com qualidade. E, mais do que isso, nos empenhamos em deixá-los sempre motivados para aprender um novo idioma conosco. Assim, nada mais justo do que pensarmos em uma campanha que os fãs da cultura japonesa se identifiquem, e no bairro que mais traduz a cultura asiática no Brasil. Claro, sempre com o bom humor que todos já conhecem”, comenta Analigia Martins, Diretora de Marketing do Duolingo no Brasil.
A ação ainda vai contar com um time de influenciadores que estarão presentes para experienciar e colocar em práticas as lições de japonês do app. A campanha completa, criada pela agência de publicidade Jotacom, estará disponível nas redes oficiais do app.
“Desde que começamos a comunicação de Duolingo no Brasil, vemos pedidos para adicionar japonês no aplicativo – principalmente dos fãs de anime e mangá. Adaptar um Maid Café, algo tão presente na cultura otaku, foi o caminho mais natural e divertido para nós”, diz Brunno Maceno, Head de Conteúdo da Jotacom.