O Brasil deixa a 26ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica com um total de 107 prêmios na bagagem. Nos três dias de um dos festivais internacionais de criatividade latina mais importante do mundo a publicidade brasileira conquistou 4 Gran Ojos (como são chamados os Gran Prix), 19 troféus de Ouro, 31 de Prata e 53 de Bronze.
A Africa Creative deixa o El Ojo 2023 como Agência do Ano, com Sergio Gordilho, integrante do Hall da Fama da Abramark, como Melhor Criativo do Ano. A AB InBev venceu como Melhor Anunciante. A Agência Independente do Ano foi a espanhola El Ruso del Rocky, a Melhor Rede foi a DDB, enquanto a mexicana Oriental Films venceu como Melhor Produtora e seu diretor de cena, Yupi Segura, foi apontado como Melhor Diretor.
No prêmio + Mulheres Criativas, a única premiada do Brasil é Olívia Lang, com Bronze pelo case “Lea”, da Ogilvy para Intimus/Kimberly-Clark, com produção audiovisual assinada pela Moonheist e produção de som da Lucha Libre.
Apenas neste terceiro dia do El Ojo o Brasil conquistou 29 prêmios, sendo 1 Gran Ojo, 7 Ouro, 3 Prata e 18 Bronze. Foram revelados os vencedores de Melhor Ideia Latina Para o Mundo, Film, Design, Experiência de Marca & Ativação, Digital & Social, Creative Commerce, Creative Data, Inovação e Terceiro Ojo.
29 troféus no 3º dia
Na competição Melhor Ideia Latina Para o Mundo, o Brasil ganhou 2 prêmios, com destaque para 1 Gran Ojo, concedido à AlmapBBDO com o case “Eart4”, criado para a UN Global Compact – Pacto Global. Nesse trabalho, a Raw Áudio foi a produtora de áudio e som. Além do GP, o Brasil ganhou também 1 troféu de Ouro.
Os melhores no El Ojo Desempenho
Melhor Agência: Africa Creative – Brasil
Melhor Agência Independente: El Ruso de Rocky – Espanha
Melhor Criativo: Sergio Gordilho – Brasil
Melhor Produtora: Oriental Films – México
Melhor Anunciante: AB InBev
Melhor Diretor/a de Cena: Yupi Segura – México
Melhor Rede: DDB Latina
#Abramark, #ElOjo