Campanha “Não Continue Trabalhando Depois do Trabalho” propõe uma nova forma de encarar os cuidados do lar, priorizando tempo de qualidade, praticidade e bem-estar
Finish, líder global da categoria de detergentes para lava-louças¹, e Brastemp, marca nº 1 no segmento de lava louças², se unem por mais um ano para nova fase da campanha “Não Continue Trabalhando Depois do Trabalho”, filme que retrata a sobrecarga doméstica simbolizada pela pia cheia após um dia intenso de trabalho e ressignifica esse momento com a mensagem de praticidade, bem-estar e ganho de tempo. O conceito criativo é da BETC Havas.
A iniciativa parte de uma constatação: os brasileiros estão entre os que mais gastam tempo em tarefas domésticas no mundo. De acordo com a PNAD Contínua do IBGE, a população do país dedica, em média, 17 horas semanais aos afazeres domésticos. Essa sobrecarga é ainda mais intensa entre as mulheres. Elas gastam o dobro do tempo dos homens nessas atividades (21,3 horas semanais contra 11,7 horas dos homens), o que impacta diretamente o tempo disponível para lazer, descanso e convívio social.
Nesse contexto, a campanha busca reposicionar a lava-louças no imaginário coletivo: de um eletrodoméstico cercado de tabus para uma solução prática que une economia de tempo e eficiência no uso de recursos. De acordo com estudos da Sabesp, o equipamento pode economizar até seis vezes mais água que a lavagem manual na pia³, reforçando seu papel como aliado na rotina e na sustentabilidade.
Parceria que une tecnologia e performance
“Ao longo dos últimos anos, Finish tem assumido o papel de educar e inspirar os consumidores sobre os benefícios da categoria. Construir essa transformação exige consistência, por isso seguimos firmes em mostrar que a combinação de tecnologia e performance pode otimizar tempo, reduzir a sobrecarga da rotina e trazer mais qualidade de vida”, afirma Ana Paula Tintim, Head de Marketing de Finish.
O recado é de complementaridade: enquanto a Brastemp oferece tecnologia confiável e design aspiracional em um produto desejado pelo consumidor brasileiro e que otimiza o tempo das tarefas domésticas, Finish potencializa a experiência com resultados de limpeza eficazes, consolidando a proposta de uma vida mais leve e eficiente, e mostrando os benefícios práticos do uso da lava-louças com Finish Quantum All in 1. Além disso, consolida o compromisso das marcas em ampliar a penetração da categoria no Brasil, investindo em uma comunicação que combina propósito e performance para transformar hábitos de consumo.
“Nossa proposta sempre foi convidar as pessoas a abrirem a cabeça para novas possibilidades com produtos que facilitam a rotina e trazem mais praticidade ao dia a dia, como a lava-louças. Com a parceria entre Brastemp e Finish, essa experiência fica ainda mais completa, unindo tecnologia e resultados de limpeza eficiente”, comenta Bertha Fernandes, head de Marcas e Comunicação da Whirlpool.
A campanha conta também com um plano de mídia robusto, que contempla conteúdos nativos para redes sociais e presença em plataformas de streaming e e-commerce. TikTok e Instagram permanecem como destaques para alcance e engajamento, enquanto Pinterest entra como canal estratégico para reforçar o posicionamento premium da parceria.
A estratégia também integra influenciadores dos territórios de lifestyle, gastronomia e arquitetura com papéis complementares: educar, desmistificar e incentivar a decisão de compra em momentos-chave como Black Friday, Natal e Consumer Week. Nos ciclos anteriores, os creators foram fundamentais para amplificar a mensagem, alcançando mais de 68 milhões de impactos e 1,2 milhão de interações, números que reforçam a força dessa estratégia na construção de categoria.
¹Finish é a marca número 1 em vendas globais na categoria de detergente para máquina lava louças (Fonte: NielsenIQ RMS Data 2023).
²GFK MDA Hitlist – Segmento de Lava-Louça 2010 – 2024
³Economia de água baseada em dados de mercado (Sabesp/Instituto Falcão Bauer/IBGE)