Formação do franqueado e incentivo à consultoria de campo: ABF lança projetos de capacitação na 22ª ABF CON

Iniciativas educacionais visam promover o desenvolvimento e aprimoramento de soft skills de franqueados e consultores de campo

Um dos principais pilares do franchising e da ABF (Associação Brasileira de Franchising) é a educação empreendedora continuada. Para fortalecer essa característica do setor, contribuindo com a sustentabilidade dos negócios e com a difusão do franchising íntegro, a ABF lança na Convenção do Franchising, a ABF CON 2024, dois projetos inéditos: o Programa de Aceleração de Desempenho de Franqueados (PADAF) e o 1º Concurso de Consultoria de Campo.

Com o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar soft skills de franqueados, o PADAF trará uma nova trilha de conteúdo com videoaulas gravadas por renomados profissionais do franchising e que estarão disponíveis na ABF Academy, a plataforma digital de educação continuada da ABF.

“As soft skills são fundamentais para o sucesso de um profissional e, no caso de quem está à frente de uma franquia, isso se reflete diretamente no bom desempenho do negócio. Ao demonstrar resiliência frente às adversidades, capacidade de adaptação a novos cenários e formas de trabalhar, empatia e habilidades de se comunicar de forma eficaz, um líder ganha a confiança de sua equipe e incentiva essas boas práticas, o que se reflete nos resultados da operação”, diz a diretora de Capacitação da ABF, Claudia Vobeto.

A trilha do PADAF trará temas como “Autoconhecimento e intraempreendedorismo em franquias”, “Orientação para resultados”, “Customer experience: foco na jornada e experiência no cliente para resultados eficientes”, “Gestão do tempo e produtividade”, “Ética e CSR em franquias”. Para Claudia, o conhecimento do franchising e do mercado de atuação são fundamentais, mas são as soft skills de gestão que possibilitam uma operação eficiente. “Essas habilidades concretizam as promessas de marca com atividades e custos sob controle. Eles conseguem também endereçar grande parte dos desafios cotidianos e sem grandes investimentos”, completa.

Incentivo na ponta – Os consultores de campo têm um papel fundamental nas redes de franquia: acompanhar de perto as operações, orientando franqueados tanto em relação aos modelos da franqueadora, como aspectos de gestão. Para incentivar a formação e atuação desse profissional, a ABF criou o 1° Concurso de Consultoria de Campo, cujo prêmio principal é uma bolsa integral para o MBA Gestão de Franquias em parceria entre ABF e FIA.

O concurso tem quatro fases. Primeiro, o consultor deverá participar de um curso on-line específico com duração de 4 horas. O conteúdo programático contará com tópicos ligados ao papel e à importância do consultor, como criar parcerias de sucesso com o franqueado, ferramentas e técnicas de avaliação de desempenho, além de formas de implementar melhorias e acompanhamento de resultados. O curso será aplicado por José Américo, da Cherto Consultoria.

O participante deverá, então, concluir uma trilha de conhecimento da ABF Academy, o que permitirá que absorvam conteúdos complementares ao curso, utilizando artigos, ferramentas e assuntos específicos. A próxima etapa compreende uma visita técnica a uma franqueadora em que os profissionais conhecerão as aplicações práticas do que foi apresentado durante o curso. Após isso, os consultores deverão produzir uma mini monografia, que terá como tema “Desafios e oportunidades na consultoria de campo para franquias: propostas de melhoria baseadas em experiências reais”.

O profissional que apresentar a melhor monografia ganhará uma bolsa integral para o MBA em Gestão de Franquias na FIA e o franqueador da marca recebe a inscrição para a Convenção ABF do Franchising 2025. A monografia vencedora será escolhida por uma banca composta por especialistas em franchising, que irão avaliar originalidade, aplicabilidade, clareza e profundidade de análise.

“O consultor de campo é um profissional primordial para a boa saúde não apenas de uma operação, como da rede. É ele que está na ponta, em contato direto com o franqueado, acompanhando os resultados e identificando as necessidades de melhoria. Desta forma, oferecer esta oportunidade de aperfeiçoamento é um incentivo ao mercado como um todo, e uma forma de reconhecer a relevância deste profissional para nosso sistema”, diz Claudia Vobeto.

As inscrições serão de 11 a 29 de novembro e os associados receberão um e-mail com o link para inscrição.

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023, mais de 195 mil operações e cerca de 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas. Atualmente com mais de 1.700 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore