Relançamento da farmacêutica EMS traz uma abordagem jovem e resgata carismático mascote do dragão para reforçar ação prolongada do produto contra azia e má digestão; Rodrigo Faro estrela a campanha e participou de todo o projeto junto com a equipe de marketing do laboratório
O antiácido Gelmax, famoso pela eficácia e diversidade de portfólio, além de trazer uma memória afetiva associada ao mascote do dragão, da década de 1990, reaparece nas farmácias neste mês de agosto com um relançamento de marca bastante irreverente e inovador. A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, está confiante no retorno do produto, que chega com uma abordagem jovem e ações diferenciadas – que vão na contramão de um mercado mais tradicional -, comandadas por Rodrigo Faro. O apresentador é a estrela da campanha de Gelmax e mais: participou ativamente de todo o projeto junto com as equipes de marketing e agência de publicidade da empresa, da atualização do conceito de marca à nova embalagem, modernização do dragão, lançamento a clientes, chegando à campanha propriamente dita, bem-humorada e descontraída, que estreia em 9 de agosto concomitantemente com o perfil do produto no instagram (@gelmaxems) e nas mídias sociais de Faro (@rodrigofaro).
Link do instagram do Gelmax: https://www.instagram.com/gelmaxems/
O medicamento chega às gôndolas totalmente repaginado, com uma identidade visual retrô e conta com campanha publicitária completamente descolada da categoria e 100% no digital. Com sua formulação exclusiva, o produto é diferenciado da concorrência, proporcionando proteção gástrica, alívio prolongado de sintomas como azia, queimação, má digestão, e atuando como antigases. O relançamento traz o retorno de Max, o icônico personagem do dragão, que está com visual moderno sem perder a sua simpatia e carisma originais, promovendo maior engajamento e aproximação com o consumidor.
“Estamos apostando 100% no digital, sem TV aberta, em uma direção completamente diferente do segmento, buscando a audiência do Rodrigo para trazer de volta a marca Gelmax para a vitrine. Sem contar a nossa nova maneira de comunicar, as situações nada corriqueiras criadas em torno do produto, de seu histórico e ressurgimento. É assim, de maneira bem ‘fora da caixa’, que pretendemos chamar a atenção daqueles que já conhecem a marca de outros tempos e, inclusive, aproximá-la dos novos consumidores também”, enfatiza Cinthia Ribeiro, diretora Comercial e de Marketing da unidade de OTC da EMS.
Na campanha, veremos um Faro em conversas amigáveis com o seu amigo dragão, levando a mensagem de que ninguém precisa sofrer quando a comida não cair bem. Os seguidores acabarão tendo acesso a diversas informações sobre toda a linha do produto e sua eficácia. A campanha também aborda alguns mitos e verdades, além de expandir o território de informações sobre azia e queimação, trazendo um contexto para falar de “digestão emocional”, que não é derivada dos alimentos, mas de situações que enfrentamos no dia a dia, como estresse e questões emocionais. “O uso do antiácido será tratado para além dos alimentos que causam a má digestão, o que também consideramos bem inovador”, diz Cinthia. “Além disso, Gelmax se apresenta em um tom amarelo vibrante. A categoria costuma dar ênfase ao azul. São muitas as novidades e tem toda uma ousadia nas escolhas feitas”, diz.
Gelmax passa a ter uma presença constante e relevante nos canais online. Está programada, ao longo de todo o segundo semestre, a divulgação de conteúdos extras no perfil oficial do produto em collab com o perfil de Rodrigo Faro.
Dados mercadológicos e estatísticas
De acordo com Cinthia, a decisão de relançar o produto está em linha com o novo momento da área de OTC, que tem destinado grandes investimentos em aquisições de novos produtos, construção de portfólio robusto e inserção em mídia com o objetivo de alcançar a liderança na categoria. “Gelmax se torna primordial para alavancar o crescimento da área, tendo em vista que a categoria movimenta R$ 1 bilhão por ano (IQVIA 2023) e conta com alto índice de lembrança na percepção do consumidor, alcançando 34%”, conta.
Gelmax é um antiácido com formulação tripla e ação prolongada. Sua composição reúne hidróxido de alumínio, de magnésio e revestimento de carbonato de cálcio, que proporciona efeito duradouro. Com portfólio completo, o medicamento apresenta três versões: efervescente, líquido e pastilha, com sabores de abacaxi, hortelã, limão e o exclusivo papaya & cassis. A versão líquida (Gelmax Dim) não contém sabor e não apresenta efeito laxativo ou rebote.
A volta do produto, preservando símbolos e características, acontece após a realização de uma ampla pesquisa da companhia com o consumidor. Por meio dela, a EMS constatou o perfil de usuários e a frequência de uso de antiácidos. Segundo o estudo, 61% desse público é formado por mulheres, com mais de 25 anos, casadas e presentes no mercado de trabalho. Quarenta e cinco por cento (45%) dos entrevistados disseram usar produtos desta categoria com alta frequência; 30% com média frequência; e 25% com baixa frequência. “Além de inovação e credibilidade, apostamos na comunicação direta com o consumidor a partir de nossas pesquisas com o objetivo de coletar as necessidades e os insights e ressignificar as marcas da EMS a partir desse olhar de fora para dentro de heavy users do produto”, conclui Cínthia Ribeiro.
Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 18 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 60 anos de história e 6,7 mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.