Com ViGenAir, marcas podem diversificar peças em vídeo por meio de automatização; Africa Creative é pioneira na adoção da ferramenta e lança projetos para Natura e Mitsubishi
O Google dá mais um passo em direção à adição de inovação e tecnologia no mercado publicitário com o lançamento do ViGenAir, solução de inteligência artificial generativa com foco na otimização da criatividade, buscando ser uma grande aliada na automatização de processos manuais no dia a dia das agências brasileiras.
O ViGenAir oferece recursos avançados de machine learning, processamento de linguagem natural e visão computacional para gerar múltiplas versões de um conteúdo audiovisual em segundos, otimizando um processo de desdobramento de peças criativas que pode, atualmente, levar dias. Dessa forma, criativos de agências e marcas podem economizar tempo e concentrar o capital intelectual na criação de conceitos inovadores para produtos e serviços.
De acordo com uma pesquisa da Nielsen, a influência da mídia na conquista do objetivo das campanhas é de 89% no digital. Ainda assim, somente 2% dos anunciantes utilizam de todas as possibilidades e variações de peças publicitárias. Algoritmos de plataformas digitais impulsionam anúncios mais adequados a diferentes perfis de audiência e momentos de interação. Ou seja, a capacidade de produzir inúmeras variações com agilidade, sem comprometer a qualidade criativa, expande consideravelmente o alcance e a eficiência das campanhas.
“Criação é o espaço mais fértil e rentável para investimento de tempo e energia. Além de ser um grande aliado na automatização de processos, o ViGenAir tem impacto direto na geração de negócios. No universo online, criar diversas adaptações de um mesmo material não visa apenas aumentar a quantidade, mas também otimizar o desempenho e a personalização das campanhas”, avalia Gustavo Portes, Head de Dados, Programática e Mensuração no Google Brasil.
A Africa Creative é a primeira agência no Brasil a rodar campanhas usando o ViGenAir. A ferramenta inicialmente trouxe novas possibilidades para filmes da Natura e Mitsubishi. Com o ViGenAir atuando na geração de diferentes versões, formatos e durações, a agência teve nesses casos um ganho significativo em produtividade na geração de assets.
“Um dos maiores ganhos que a ViGenAir possibilita é a criação de diversas variações de conteúdo, proporcionando uma economia significativa para as marcas e ampliando o alcance das campanhas de forma eficiente. O ViGenAir complementa as ferramentas de automação criativa utilizadas na AfricaCreativeTech e representa um marco importante para o hub, que nasce com o objetivo de integrar tecnologia e criatividade para entregar soluções mais ágeis e escaláveis para a indústria criativa”, conclui Bruno Mosconi, CTO da AfricaCreativeTech.