Grupo Boticário lança primeira comunidade de cocriação com grupos minorizados do setor de beleza

Comprometido com a valorização da diversidade brasileira e na busca por oferecer produtos cada vez mais diversos e inclusivos, o Grupo Boticário lança a primeira comunidade online do setor de beleza do país composta exclusivamente por representantes de grupos minorizados para o co-desenvolvimento de novos produtos das marcas de consumo da companhia, como O Boticário, Eudora, Vult e Quem Disse, Berenice?.

Chamada de Beleza Livre, a comunidade é responsável, portanto, por conectar pessoas de grupos minorizados ao processo de desenvolvimento de produtos, embalagens, conceituação de campanhas publicitárias e dentre outras etapas estratégicas da companhia.

Dentre os participantes do projeto estão pessoas pretas ou pardas com cabelos cacheados a crespos; homossexuais, bissexuais ou pansexuais; homem ou mulher Trans, Intersexo ou nenhum dos gêneros; pessoas 50 anos+; pessoas com deficiência dos membros superiores e pessoas cegas ou com baixa visão.

Realizada em parceria com o Instituto IPSOS, a iniciativa promove a troca entre os participantes a partir de pesquisas, atividades de engajamento e recompensas, como palestras com especialistas e cupons de desconto ou brindes. A partir disso, os participantes realizam avaliações e análises fornecendo, assim, insumos e insights necessários para que o Grupo Boticário traga, ainda mais, representatividade ao seu portfólio a partir da escuta ativa.

“Se acreditamos no poder do coletivo para construir uma sociedade mais equânime e diversa, por que não imprimir essa mesma lógica para oferecer um portfólio de produtos, ainda mais, inclusivo? Esta foi uma das perguntas que fizemos quando criamos a comunidade Beleza Livre”, diz Rony Santos, gerente de Diversidade do Grupo Boticário.

De acordo com estudo do Instituto Locomotiva a pedido da iO Diversidade, os grupos minorizados representam 72% do consumo brasileiro. Já o levantamento do Dossiê 2022 aponta que 89% das pessoas acreditam que marcas de Higiene e Beleza devam apoiar a diversidade.

“Queremos quebrar barreiras e criar oportunidades para trocas construtivas para entender os desejos, necessidades reais e expectativas dos consumidores. Acreditamos na beleza das relações e queremos gerar um impacto positivo na nossa sociedade, começando pela representatividade”, completa Rony.

A comunidade Beleza Livre está em busca de mais voluntários, que podem ser consumidores moradores de qualquer região do Brasil. Os interessados devem fazer parte de um dos sete grupos minorizados contemplados no projeto. As inscrições podem ser realizadas pelo link.

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