Área conta com pesquisa quinzenal, engajamento da liderança e treinamento de 1.300 colaboradores embaixadores como parte da agenda
Após pouco mais de um ano da implementação da Diretoria de Felicidade, em 2023, o Grupo HEINEKEN compartilha as iniciativas implementadas pela área que, baseada na Ciência da Felicidade, olha para a saúde dos colaboradores de maneira integral – mental, física e social, a fim de promover o bem-estar e o equilíbrio nas relações que permeiam a vida pessoal e o trabalho. A estratégia da área foi desenhada para que a felicidade se torne parte da cultura da companhia após o período de cinco anos.
Para cuidar da saúde mental e social dos colaboradores, a Diretoria de Felicidade promove periodicamente os Laboratórios de Felicidade, que têm como foco atuar na prevenção primária e evitar adoecimentos. Assim, os times são educados em relação a saúde mental com a quebra de estigmas sobre o tema, a fim de tratar as emoções com naturalidade nas agendas do dia a dia e ressaltar a importância das relações positivas, propósito e gerenciamento do estresse. A companhia possui ainda benefícios como o programa de acolhimento HEINEKEN Cuida, que oferece tratamento e direcionamento de colaboradores para cuidados com a saúde mental, e o Conta Comigo, que os suporta por meio de atendimento especializado (apoio psicológico, social, jurídico, consultoria financeira e programas de saúde) 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
Para o estímulo à saúde física, conectado com o pilar Vitalidade, o grupo de engajamento ‘Tamo Junto e em Movimento’ incentiva a adoção de hábitos saudáveis, por meio de desafios periódicos para que os colaboradores compartilhem suas experiências e resultados na prática de atividade física. Desta forma, a companhia promove a conexão entre as pessoas, o que gera efeitos positivos para saúde integral. Atualmente, o grupo conta com mais de 800 participantes espalhados por todas as cervejarias da companhia no Brasil.
Além disso, também são oferecidos uma série de benefícios que visam fornecer uma rede de apoio e recursos voltados para a qualidade de vida, como Wellhub (antigo Gympass), Teletrabalho, Cartão Farmácia, Licença PETernidade (pós adoção de pet), retificação de nomes para pessoas trans e o programa Nasce uma Estrela – que apoia gestantes, puérperas, mães, pais, companheiro (as), casais LGBTQIAPN+ com o nascimento de um novo membro da família. Apesar de não estarem diretamente ligados à Diretoria de Felicidade, a companhia entende que contribuem para a promoção do bem-estar.
“Felicidade corporativa já é uma realidade para o Grupo HEINEKEN. Por meio dela, podemos transformar as relações de trabalho criando ambientes onde as pessoas podem ser elas mesmas. Desta forma, estimulamos os colaboradores a utilizarem todo o seu potencial de realização. O que construímos durante esse período foi muito genuíno e acredito que esse é o motivo de nossos colaboradores se engajarem tanto e abraçarem as iniciativas. Fomos corajosos, inovadores e a liderança que acreditou na ideia desde o início tem um papel crucial para o sucesso dessa jornada”, comenta Lívia Azevedo, Diretora de Felicidade Corporativa do Grupo HEINEKEN.
Embaixadores da Felicidade e desenvolvimento da liderança
Para garantir o engajamento de acordo com os costumes e particularidades de cada região, a companhia conta com o apoio de 1.300 Embaixadores da Felicidade – colaboradores voluntários que são capacitados para disseminar os conceitos da cultura de Felicidade Corporativa entre os colegas de trabalho. Entre as responsabilidades assumidas por eles estão o aprendizado contínuo, para garantir novos conteúdos a serem disseminados; o mapeamento de oportunidades de comunicação, celebração e reconhecimento; a capacidade de influenciar e se comunicar com as pessoas, além de criar sinergia com a liderança e engajar os colegas no dia a dia e em agendas específicas, como na Semana de Felicidade, quando são promovidas programações especiais.
Kimbelly Kainne é uma das Embaixadoras da Felicidade do Grupo HEINEKEN e relata a experiência. “Me sinto conectada com os valores e princípios da HEINEKEN, principalmente depois da diretoria. Aqui, posso ser eu mesma durante o dia a dia, mesmo em um ambiente de trabalho. Sinto que a Jornada de Felicidade promove um clima mais leve e de celebração das nossas conquistas, e me sinto à vontade para dialogar com os meus colegas. A felicidade é o que nos move e acredito que, como embaixadores, temos que conectar as pessoas e transbordar a cultura da felicidade”, afirma.
Um dos pilares da estratégia da Jornada da Felicidade é o desenvolvimento das lideranças. Para isso, por meio do programa Be Leader, a companhia promove treinamentos voltados para à ciência da felicidade e, neste ano, reforçou as capacitações com foco em segurança psicológica para todos os níveis de gestão.
Pesquisa de Felicidade
Os resultados são mensurados por meio da Pesquisa da Felicidade, responsável por medir o nível de satisfação e felicidade dos 14 mil colaboradores da companhia. A pesquisa é realizada quinzenalmente e conta com cerca de 11 mil respondentes – o que indica um nível de engajamento de 82% dos colaboradores – e utiliza indicadores baseados na metodologia da psicologia positiva do Psicólogo americano Martin Seligman, que avaliam: as emoções e relações positivas, engajamento, significado, realizações e vitalidade. Os resultados da pesquisa apontam um índice de satisfação e felicidade de 8,7 – em uma escala de 0 a 10.
Além disso, a partir dos resultados gerados pela pesquisa, as lideranças são responsáveis por colocar medidas corretivas e dinâmicas com os times em ação, a fim de promover as relações positivas. Nos casos em que as dinâmicas com as lideranças não surtem o efeito esperado, a própria equipe da Diretoria de Felicidade vai à cervejaria e realiza as intervenções necessárias junto ao time, sempre com foco em colocar em prática a escuta ativa e promover emoções positivas.
“A criação da Diretoria de Felicidade foi uma maneira que encontramos de integrar saúde mental, física e social. Foi importante estabelecer essa diretoria para dar exemplo às outras áreas de que esse é um tema estratégico para nós. Assim, em 2023, nasceu a Diretoria de Felicidade, e começamos a desenvolver programas como o ‘Embaixadores da Felicidade’, que nos ajuda a promover a conexão entre as áreas e a disseminar mensagens, e a pesquisa quinzenal, que nos traz dados e possibilita avaliar melhorias e implementar soluções”, finaliza Maurício Giamellaro, CEO do Grupo HEINEKEN e o primeiro embaixador da Diretoria de Felicidade.
Sobre o Grupo HEINEKEN: O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
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*Imagem: Lívia Azevedo, Diretora de Felicidade Corporativa do Grupo HEINEKEN
Divulgação: Grupo HEINEKEN