O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, marca a sua estreia na Bienal do Livro de São Paulo, fortalecendo a sua posição como um dos principais apoiadores de feiras literárias no Brasil. Além do patrocínio ao evento, o Instituto CCR realizará diversas ações para aproximar o público da Bienal, transformando a estação de metrô Paulista-Pernambucanas em um espaço cultural. As atividades ocorrerão de 6 a 15 de setembro, em paralelo à programação oficial.
Na entrada da estação da Linha 4–Amarela, operada pela ViaQuatro, será colocada uma estante de cinco metros de largura, que servirá como ponto de coleta para uma campanha de arrecadação de livros, que, ao fim da Bienal, serão destinados para a Escola Municipal Duque de Caxias e Escola Estadual João Kopke, ambas localizadas na capital paulista. Para dar o pontapé na ativação, o Instituto CCR começará com a doação de 60 livros.
O espaço de entrada da estação, na Avenida Consolação, também sediará uma mesa literária com o jornalista Schneider Carpeggiani e Chico Felitti, criador do podcast “A Mulher da Casa Abandonada” e autor do livro Ricardo e Vânia, finalista do Prêmio Jabuti 2020, que conta a história do artista Ricardo Correa da Silva, conhecido como “Fofão da Augusta”. Uma sessão de autógrafos também está prevista.
Outra iniciativa para promover a leitura oferecerá aos passageiros a oportunidade de baixar livros digitais gratuitamente durante o evento. Por meio da parceria entre o Instituto CCR, a Bienal do Livro e a Skeelo, os interessados poderão acessar QR Codes disponíveis nas estações.
Durante a programação oficial do evento, o Grupo CCR apresentará uma palestra intitulada “Lideranças que vão além do ESG”, ministrada pelo CEO da Companhia e autor do livro “Gigante pela Própria Natureza”, Miguel Setas. Por meio de um painel de LED instalado na entrada da Bienal, os visitantes poderão conhecer as iniciativas do Instituto CCR, como a co.liga, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho e a Organização dos Estados Iberoamericanos voltada para a formação de 100 mil jovens em cursos gratuitos de economia criativa, e o Projeto Centenários, que transforma as estações de metrô do Grupo CCR em museus com exposições de renomados artistas, entre outras ações.