Iniciativa visa impulsionar a inclusão financeira, fortalecendo e promovendo o desenvolvimento do ecossistema empreendedor
O Instituto Stone, plataforma de investimento social da Stone, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciam uma parceria estratégica (por meio de um Acordo de Cooperação Técnica – ACT) com o objetivo de impulsionar a inclusão financeira e o empreendedorismo no Brasil. A colaboração será focada em fortalecer o microcrédito e o ecossistema de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), consideradas ferramentas essenciais na luta contra a vulnerabilidade social e na promoção do desenvolvimento econômico.
A parceria se baseia em três pilares: acesso facilitado a microcrédito já existente, educação empreendedora e pesquisas públicas para maior eficiência na distribuição de crédito. O Instituto Stone irá colaborar com expertise filantrópica e por meio do programa Impulso Stone, iniciativa que oferece gratuitamente mentoria, cursos, oficinas sobre empreendedorismo e educação financeira. As soluções de capacitação serão oferecidas no portal do BNDES, no canal MPME.
“O BNDES é um parceiro estratégico fundamental devido à sua tradição histórica de apoio ao microcrédito no Brasil e como uma das principais fontes de financiamento para OSCIPs, que atende empreendedores que não são alcançados por bancos tradicionais”, afirma Antonio Amaral Moreira, líder da frente do Impulso Stone.
Além da capacitação, a cooperação entre o Instituto Stone e o BNDES prevê amplificar os esforços em prol do microcrédito e das OSCIPs. “Vemos o empreendedorismo como uma ferramenta essencial para a inclusão e o crescimento social”, declara, Carolina da Costa, Diretora de Impacto e Sustentabilidade da Stone e Presidente do Instituto Stone. Outro foco é a melhoria da eficiência do crédito, com a realização de pesquisas de dados sobre operações de microcrédito, em conjunto com acadêmicos, buscando aprimorar a distribuição do crédito e torná-la mais eficiente e impactante.
“O microcrédito é um instrumento essencial para promover inclusão produtiva, gerar renda e fortalecer o empreendedorismo de base. Essa parceria reforça o papel do BNDES, como banco de desenvolvimento do governo federal, na construção de soluções que ampliem o acesso ao crédito e apoiem quem mais precisa para desenvolver seus negócios”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.










