O Dia Internacional da Higiene Menstrual deste ano tem como agenda principal, definida pela WASH United (organização que estabelece e coordena globalmente a data para tornar a menstruação um fato normal da vida), promover conversas sobre um tema que ainda gera discriminação e exclusão de meninas e mulheres. Por isso, a Kimberly-Clark, especialista em produtos de cuidado e higiene pessoal, por meio de sua marca Intimus®, de cuidados femininos, e em parceria com a ONG Plan International, está implementando ações na América Latina que buscam promover a educação, questionar estigmas e mobilizar iniciativas para a erradicação da pobreza menstrual e da desinformação.
E, para chamar a atenção para a data, Intimus® promove o movimento #MenstruaçãoSemCensura, que tem por objetivo incentivar a não censura ao ciclo menstrual nas redes sociais, ajudando na conscientização de que a menstruação é algo natural, e que é necessário falar e questionar os estigmas relacionados ao ciclo menstrual. “O sangue menstrual deve ser tratado de forma natural, saudável. É biológico Não há motivo para censurar imagens com menstruação em redes sociais, pois não se trata de um conteúdo sensível ou que precisa ficar escondido. Precisamos normalizar fotos e conversas sobre o tema, por isso estamos lançando o movimento #MenstruaçãoSemCensura em uma data que é tão importante para Intimus®, que é o Dia Internacional da Higiene Menstrual. E trouxemos a arte para ajudar a refletir sobre o tema, ajudando a conscientizar a sociedade de forma leve e com conversas”, destaca Ronaldo Art, diretor de marketing da Kimberly Clark no Brasil.
A ação, criada pela Ogilvy e executada pela agência de PR, PROS, visa a usar expressões artísticas para impactar de forma positiva a sociedade. Para isso, no Brasil, Intimus® convidou a artista visual Kari (@7kari) para desenhar o sistema reprodutor feminino em um muro, localizado em São Mateus, zona leste de São Paulo. E, para amplificar a narrativa, a marca conta com um time de embaixadoras e, pela primeira vez, com homens para ajudar a fomentar essa conversa. Estão presentes na campanha as embaixadoras Thaynara OG (@thaynaraog), Luana Carvalho (@lxccarvalho), Bibi Tatto (@bibitatto), Theulyn Reis (@theulynreis) e Camila Pudim (@camilapudim), além das influenciadora Manu Mendes (@manumendes.rj), da artista plástica Cissa Victal (@pollicromia), do youtuber Christian Figueiredo (@christian_fig) e do influenciador Jonas Amador (@jonasamador).
Dando continuidade as ações que a marca já realiza para ajudar a questionar os estigmas da menstruação e contribuir para a diminuição da pobreza menstrual, serão promovidas mesas redondas com 120 jovens, que serão realizadas por especialistas e aliados da Plan International em escolas públicas do Brasil, localizadas nas cidades de Camaçari e Salvador, na Bahia. Nessas duas conversas, que acontecerão nos dias 31 de maio e 1º de junho, a marca distribuirá produtos de higiene menstrual e folhetos com conteúdo educativo sobre menstruação e saúde íntima. O principal objetivo da marca é promover hábitos de higiene adequados e ajudar a construir uma sensação de naturalidade a respeito da menstruação.
“Não é aceitável que quem menstrua continue a viver experiências limitantes, que impossibilitem a educação, o cumprimento de seus compromissos de trabalho ou uma vida cotidiana plena. A menstruação não pode ser um impedimento para o desenvolvimento e aspirações pessoais”, enfatiza Allan Sneider, diretor de Marketing da Kimberly-Clark para América Latina.
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