Keune Haircosmetics Brasil celebra 30 anos reafirmando o seu compromisso com o profissional cabeleireiro

Marcelo Raskin, Eelco Keune, Gerson Raskin e Luiz Felipe Raskin

 

Desde a sua chegada ao país, em 1995, a marca holandesa aposta na educação como caminho para desenvolver talentos e transformá-los em referências na área

 

Há 30 anos, a Keune desembarcava no Brasil com um propósito claro: atuar lado a lado com os profissionais de beleza. Esse compromisso está em sintonia com a diretriz global da marca, que, desde a sua fundação em Amsterdam em 1922, tem como prioridade desenvolver soluções de qualidade pensadas para o salão de beleza – sempre colocando o cabeleireiro no centro da sua trajetória, reconhecendo o seu papel essencial na construção de tendências, na entrega de resultados e no fortalecimento da instituição.

Muito além de oferecer produtos de alta performance, a Keune investe continuamente em suporte e ferramentas que fazem a diferença no dia a dia dos profissionais, impulsionando talentos, transformando carreiras e cocriando um legado sólido.
Em 1995, ao trazer a marca holandesa ao Brasil, Gerson Raskin deu início a uma jornada focada em conquistar a confiança desse grupo e construir relações de longo prazo. “Seguindo a orientação da matriz, a operação brasileira priorizou desde o início o fortalecimento de sua presença no setor. Ao longo dessas três décadas, ampliamos a atuação no país ao lado de pessoas que compartilham dos mesmos valores, visões e responsabilidade com a excelência”, afirma Marcelo Raskin, que assumiu o cargo de CEO, dando continuidade à jornada da família, enquanto Gerson passou a integrar o Conselho administrativo.
Em um país de dimensões continentais, a capilaridade da empresa só foi possível graças à atuação de distribuidores regionais, que desempenharam um papel essencial na expansão do negócio e na aproximação com os cabeleireiros. Desta forma discreta e consistente, a Keune Brasil foi formando uma verdadeira comunidade apaixonada que, hoje, conta com presença em 8 a cada 10 dos principais salões do país e uma legião de cabeleireiros parceiros.
E em 2025, ano em que celebra três décadas de atuação no Brasil, essa história ganha um novo marco: a Keune Brasil assume a liderança do mercado de coloração profissional, consolidando-se como uma das principais referências do setor e reafirmando a sua relevância como a coloração preferida de profissionais e consumidores. “Celebrar 30 anos é reconhecer um caminho construído com propósito e investimento contínuo no mercado de beleza profissional. Acompanhamos a evolução do mercado e nos mantemos atentos às transformações do comportamento do consumidor, sempre com inovação, educação de qualidade e relacionamento próximo como pilares da nossa atuação”, afirma Marcelo Raskin.
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COMO COMPROMISSO

Ao longo dos anos, a companhia se manteve fiel à sua essência, crescendo ao lado de quem faz a beleza acontecer na prática. Um dos grandes exemplos disso é o Keune Talent, lançado em 2021 como um programa inovador, pensado exclusivamente para impulsionar o crescimento técnico e estratégico de cabeleireiros com uma forte conexão com a marca. O projeto, convida cabeleireiros com alto potencial e os acompanha por dois anos com uma programação diversificada e gratuita. Esse período inclui mentorias, treinamentos presenciais e on-line, conteúdos sobre coloração, corte, styling, branding pessoal, redes sociais e empreendedorismo. Além disso, a iniciativa vem ganhando protagonismo digital: em 2024, os Keune Talents foram responsáveis por 25% das menções à Keune no Instagram.
A preocupação com educação também se estende a ações sociais, como a parceria com o Instituto Profissionalizante Mangueira (IP Mangueira), no Rio de Janeiro. Desde 2018, essa união já formou mais de 500 novos talentos – com mais de 80% dos formandos inseridos no mercado de trabalho. O projeto oferece a membros de comunidades a oportunidade de iniciar uma carreira na área da beleza por meio de cursos completos gratuitos e de alto nível.

 

BELEZA COM IMPACTO POSITIVO
Além da educação, a inovação e a sustentabilidade também seguem como pilares prioritários da Keune. Em 2023, conquistaram a Certificação B-Corp, concedida a empresas que atendem aos mais altos padrões de responsabilidade social, ambiental e de transparência. Esse reconhecimento reflete uma cadeia produtiva comprometida com impacto positivo, que inclui o uso de painéis solares e veículos elétricos na fábrica na Holanda, além de embalagens ecológicas. A Keune também é 100% cruelty free desde sua fundação.
Entre as ações que reforçam esse compromisso, estão as metas claras estabelecidas a serem alcançadas em três anos. Até 2028, 100% das embalagens serão recicláveis, reutilizáveis ou recarregáveis por meio de um sistema de refil. Como parte dessa iniciativa, as linhas de coloração, So Pure e Style passaram por uma reformulação no último ano, alinhando-se a esse propósito. O próximo passo é garantir que todos os ingredientes naturais utilizados nos produtos e nas embalagens sejam 100% sustentáveis e rastreáveis até 2030. So Pure, Bond Fusion e toda a linha de coloração, já estão alinhadas a esse princípio, com fórmulas veganas e conscientes.

 

CRESCIMENTO COM PROPÓSITO
Com 280 colaboradores diretos e 150 indiretos no país, a Keune mantém relações sólidas, decisões estratégicas e uma atuação clara e focada no mercado em que atua. E é justamente essa visão, consistente e conectada ao salão, que fez da instituição uma das maiores potências da beleza profissional no país. Dentre as ações, está o Keune Partner, programa lançado durante a pandemia e exclusivo para cabeleireiros, que veio acompanhado do e-commerce da marca. A iniciativa foi realizada a fim de garantir fácil acesso a produtos e condições especiais para manutenção dos negócios.
O sucesso da operação brasileira surpreendeu até mesmo a matriz na Holanda: o Brasil se tornou em fevereiro de 2025, o maior entre os 85 países em que a marca atua, conquistando o 1º lugar na categoria Most Impressive Growth. Além de ocupar o topo em crescimento, o país mantém-se há 11 anos entre os três maiores mercados da Keune no mundo, atrás apenas da Austrália no ranking geral.

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