LAY’S® lança campanha “Do campo ao pacote” e mostra os produtores por trás das batatas que dão origem ao snack

Do campo ao pacote em até 48 horas e com batata de verdade: é assim que as batatas LAY’S® saem das fábricas PepsiCo diretamente para os centros de distribuição em todo o país. Em sua nova campanha, a marca apresenta aos consumidores e consumidoras o cuidado de sua produção e oferece a possibilidade de conhecerem alguns dos produtores que estão por trás das batatas, reforçando histórias verdadeiras de quem cultiva a matéria prima usada nos snacks.

O filme da campanha “Do campo ao pacote”, desenvolvida pela AlmapBBDO, foi gravado nos campos dos produtores da PepsiCo, no estado de São Paulo, e mostra o carinho no cultivo do ingrediente, além do compromisso com a qualidade de cada batata colhida para se tornar uma LAY’S®. Acima de tudo, o propósito da campanha é simples: desmistificar e humanizar o produto, mostrando que LAY’S® Clássica é feita apenas com três ingredientes – batata de verdade, óleo e sal – e por pessoas de verdade. Um processo simples e com muita qualidade, sem mistério.

Desde os produtores rurais, aos motoristas de caminhões e times de produção da fábrica, a marca destaca como LAY’S® é feita com batata de verdade, por pessoas de verdade, em um tom de voz divertido. No vídeo da campanha, os “atores” são justamente os responsáveis por plantar, cultivar e colher a matéria-prima de altíssima qualidade usada na produção dos snacks.

“Em conversa com consumidores e consumidoras entendemos que é valiosa a informação de que nossa LAY’S® é batata de verdade e que nossa Lay’s Clássica é feita somente com batata, óleo e sal. Então, fizemos a brincadeira de que nossa receita é tão simples que nem precisamos de atores para explicar, e que nossos fazendeiros e fazendeiras podem fazer isso. Afinal, ninguém melhor do que eles, que são apaixonados e sabem tudo de batata”, comenta Cecilia Dias, Vice-Presidente de Marketing para Salty, da PepsiCo Brasil.

Ainda com o intuito de mostrar a origem do snack, a campanha traz, em edição limitada, embalagens especiais estrelando os produtores rurais responsáveis pelo cultivo das batatas, além da possibilidade de, por meio de um código impresso na embalagem, acessar o site que conta mais sobre os estados brasileiros e as famílias responsáveis pela produção de batatas para a PepsiCo. Em tom bem-humorado, o site e as redes sociais da marca vão apresentar, ao longo dos próximos meses, conteúdos em que os produtores são as grandes estrelas que contam curiosidades sobre a cadeia produtiva do campo até o pacote.

“Cada pacote de LAY’S® é produzido em uma cadeia de valor de impacto socioambiental positivo pensada de ponta a ponta, é o nosso programa pep+: do agro até o uso e o pós-consumo das nossas embalagens para entregarmos o máximo de sabor e crocância do produto. A campanha “Do Campo ao Pacote” é um momento importante para a nossa marca continuar essa história saborosa e com propósito”, comenta Ricardo Galvão, diretor de Agronegócios PepsiCo Brasil Alimentos.

A marca ainda conta com o desdobramento das principais mensagens da campanha nas redes sociais, com a participação de influenciadores no TikTok e Instagram, como Caio Afiune, que se tornou famoso por sua personalidade simples de “agro boy”, ao participar de um reality show em 2021. Os conteúdos contemplam desde curiosidades sobre o processo de produção à ocasião de consumo do produto, para gerar conexão com o consumidor.

Tecnologia e cultivo de batatas

Ao longo das últimas décadas, a PepsiCo vem realizando uma série de investimentos com o objetivo de tornar suas práticas agrícolas cada vez mais tecnológicas e com impacto ambiental positivo. Em 2021, a empresa introduziu uma transformação estratégica de ponta a ponta, colocando a sustentabilidade e as pessoas no centro de tudo o que faz, denominada pep+ (PepsiCo Positive). Por meio desta estratégia, a empresa avançou a tecnologia em várias frentes para melhorar o impacto ambiental do seu cultivo de batata, ao mesmo tempo que ajuda os agricultores a melhorar os seus meios de subsistência. Isto inclui apoiar os agricultores com conhecimentos especializados para permitir a adoção de iniciativas que procuram preservar e regenerar os solos e os ecossistemas, bem como reduzir a utilização de água limpa e de insumos agrícolas.

Um exemplo disso é a conexão dos campos de batata com estações meteorológicas e monitoramento feito com drones, sensores de solo e todo o processo da colheita até a chegada na fábrica sendo rastreado por um dispositivo chamado de batata eletrônica.

A batata eletrônica tem o mesmo peso e tamanho de uma batata normal. O equipamento mede o impacto que as batatas sofrem durante todo seu percurso e serve para melhorar a colheita e transporte, evitando que a batata sofra danos mecânicos e melhorando, assim, a qualidade final do produto.

A PepsiCo também busca reduzir o uso de água limpa no cultivo da batata e, após a implementação de melhorias na lavagem dos tubérculos, foi possível diminuir em 28% o consumo médio de água em nove beneficiadoras de batatas parceiras. Isso representa uma redução de aproximadamente 45 milhões de litros de água ao ano, durante o processo de beneficiamento da batata fornecida à PepsiCo. Esse volume é equivalente ao consumo de uma cidade de 225 mil habitantes por 1 dia, ou 18 piscinas olímpicas. Ainda em 2023, as práticas serão levadas para mais oito estações de beneficiamento de batata. O objetivo da companhia é mapear e implementar outras boas práticas possíveis para contribuir ainda mais com a redução do consumo de água e implementação de práticas mais sustentáveis junto aos fornecedores no próximo ano.

A PepsiCo é uma das maiores compradoras de produtos agrícolas do Brasil – só de batata, são compradas por ano 125 mil toneladas (35% do volume total do mercado de batata destinado para chips), provenientes de produtores de 6 estados brasileiros – Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos os dias, a PepsiCo planta e colhe batata em algum lugar do Brasil, em uma área do tamanho de aproximadamente 14 campos de futebol. São aproximadamente 300 campos de produção de batata por ano e, em toda a cadeia, gera 2.000 empregos diretos e 5.000 indiretos no Brasil.

Assista:

#Abramark, #LAYS, #BatataDeVerdade, #BatataOleoSal, #ProdutoresDeBatata, #FarmToPack, #3Ingredientes, #AlmapBBDO

FICHA TÉCNICA CAMPANHA LAY’S Farm To Pack

Agência: AlmapBBDO

Anunciante: PepsiCo

Título: “Farm to pack”

Produto: LAY’S® CLássica

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches, Pernil

Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama

Criação: Alexandre Freire, Rafa Reis, Victor Laars, Isac Neto

Atendimento: Fernanda Tedde, Tatiana Vidonscky, Marcus Avena, Shedia Marzouk e Marya Moura

Planejamento: João Gabriel Fernandes, Maria Claudia Conde, Erika Moulin, João Victor Cavalcante, Isabela Crajoinas

Estratégia de Conteúdo Digital: Guilherme Salgado e Ingrid Ramos dos Santos

Head of Creative Technology: Lilian Cavallini

Project Lead: Sabrina Ramiles

Project Manager: Luan Henriques

Produtora: UmStudio Motion & Code

Revisão: Eliana Pavan

Aprovação do cliente: Mariana Barone e Caroline Levy

Play 9

Gerente Comercial: Tatiana Fontanelli

Planejamento Criativo: Isabella Marques e Leticia Prada

Gerente de Projetos: Julia Passos

Especialista de Relacionamento: Camilla Provenzano

Analista de Relacionamento: Danilo Ferreira

Art Buyer: Tereza Setti, Ana Cecilia da Costa

Produção Gráfica

Produtor Gráfico: José Roberto

Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro

Tratamento de Imagem: Sérgio Luis Facundini

Produção Fotografia

Fotografia: Gustavo Lacerda

Produtora executiva: Superimages

Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Charles Nobili e Paula Buzzi

Produtora: Fantástica Filmes

Direção de Cena: Marlon Klug

Direção de Fotografia: Felipe Hermini

Direção de Arte: Annik Maas Gasques

Assistentes de Direção: Vitor Gerbaudo

Produção Executiva: Herminio Vinholi Jr

Gerente de Projetos: Ana Maria Sequinel

Coordenação de Produção: Marina Rossignoli

Supervisão de Produção: Karine Barros

Direção de Produção: Thiago Freire (Biscuvita)

Produção: Marcela Kozinski e Wagner Ramos (Biscuvita)

Produção de Figurino: Giovanna Marcondes

Elenco (Produtores de Batata Lay’s): Marcelo Ismael Cazarotto, Fabio Soczek, Hylkia Joostina Kugler, José Theodoro Swart e João Paulo Ostapovski De Oliveira

Coordenação Geral de Pós-produção: Maguilla e Renata Peterllini

Montagem: Emanoel Maciel e Marlon Klug

Finalização: NITS LAB

DIT: Rafael Lopes

Colorista: Rodrigo Bodstein

Produtora de Som: Jamute

Produção executiva de som: James Feeler

Produtor Musical: James Feeler e Guga

Engenheiro de som: Fernanda Galetti, Otávio Bertolo, Sanjai Cardoso

Coordenação: Julianna Zuppo e Letícia Nunes

Atendimento: Kiki Eisenbraun e Hingrit Nistche

Ampfy

Gestão de mídia: Camila Costa e Bruna Meta

Planejamento de mídia: Carolina Vartanian e Mariana Correa

Operação de mídia: Fernanda Oshiro

Data Intelligence: Douglas de Oliveira e Isadora Alves

InPress Porter Novelli

Diretora de conta: Thais Szpigel

Gerente de conta: Camila de Paula

Time de Atendimento: Vivian Fróes, Thais Benica e Vinicius Redaelli.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore