Marcello Serpa é um dos criativos do salão de honra do talento latino do El Ojo

O Festival El Ojo de Iberoamérica anuncia Marcello Serpa, integrante do Hall da Fama da Abramark e um dos publicitários mais aclamados da indústria criativa global, como o primeiro dos três ícones criativos a integrar o Salão de Honra do Talento Latino. O espaço foi criado como parte das comemorações de 25 anos do festival e, a partir desta edição, fará parte do evento para destacar profissionais que foram reconhecidos ao longo de suas carreiras no El Ojo. Serpa, que mudou o perfil da AlmapBBDO e colocou a agência no topo do nível criativo mundial, será homenageado em 9 de novembro, durante uma Cerimônia de Premiação do primeiro dia do festival.

O El Ojo nasceu em 1998, na Argentina, com a ideia de reconhecer o melhor da indústria ibero-americana e de cada um de seus países. Nesse um quarto de século, evoluiu para se tornar um dos festivais mais valorizados do mundo e o primeiro com uma perspectiva latina na indústria. A 25ª edição acontece entre 9 e 11 de novembro no Centro de Convenções La Rural, em Palermo, Buenos Aires.

“O Salão de Honra do Talento Latino do El Ojo de Iberoamérica foi instituído para reconhecer os homens e mulheres mais destacados da criatividade latina, para inspirar as novas gerações de líderes publicitários a alcançar os mais altos níveis de excelência. E é a partir desse conceito que apresentamos Marcello Serpa como primeiro eleito do Salão de Honra”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.

Marcello Serpa: inspiração eterna

Simplicidade e imprevisibilidade são as duas palavras que fizeram de Marcello Serpa um dos publicitários mais importantes e reconhecidos da indústria criativa latina. Ele cresceu no Rio de Janeiro e muito jovem mudou-se para a Alemanha para estudar arte, onde permaneceu por sete anos. Foi na Alemanha que iniciou sua carreira como publicitário, como diretor de arte em agências como GGK e R.G. Wiesmeier. Ao retornar ao Brasil, continuou criando na DPZ, depois na DM9, onde conquistou o primeiro Grand Prix do Festival de Cannes para o Brasil, com uma campanha gráfica para Guaraná Diet.

Em 1993, quando ingressou na AlmapBBDO ao lado de José Luiz Madeira, a agência perdia espaço entre as melhores, ficando sem hits em meio a um mercado efervescente que começava a ter novos players. O trabalho de Marcello Serpa mudou o perfil da AlmapBBDO. Colocou a agência no topo do nível criativo regional e global com uma receita feita de suas palavras favoritas: simplicidade e imprevisibilidade. “A publicidade tem que ser simples e imprevisível”, disse Serpa na época, inspirado por seu guru da publicidade, o alemão Michael Schirner.

Foi com esta fórmula que Serpa conseguiu ser eleito nove vezes Melhor Diretor Criativo no El Ojo de Iberoamérica (1998/1999/2000/2001/2003/2004/2005/2008 e 2015) e levou a AlmapBBDO a ser consagrada seis vezes Melhor Agência da Ibero-América (2000, 2004, 2005, 2008, 2012 e 2015). Em Cannes, AlmapBBDO foi três vezes Cannes Lions Agency of the Year (2000, 2010 e 2011) e Serpa foi o primeiro latino-americano a presidir uma categoria no festival. Além disso, foi o primeiro latino-americano a receber o Cannes Lion de St. Mark, em 2016, prêmio que reconhece aqueles que fizeram contribuições excepcionais e significativas para a criatividade, além de inúmeros leões e GPs (como o primeiro que o Brasil ganhou), prêmios e reconhecimentos que enchem de glória sua sala de troféus e a indústria criativa brasileira e regional.

Entre 2002 e 2014 Marcello obteve 9 Grandes Ojos em categorias como El Ojo Interativo, Melhor Ideia Latina para o Mundo, El Ojo Produção Audiovisual, El Ojo Gráfica, El Ojo Cine/ TV e El Ojo Rádio, pelos inesquecíveis trabalhos “Los últimos deseos de la Kombi”, “85 Segundos”, “Marilyn, Amy y Bono”, “Perro pez”, “Copa de champán”, “Después de los 70” e “Mizuno Wave”.

Em 2015, decidiu se aposentar da carreira de dirigente da indústria da comunicação para reconstruir sua vida com a família no Havaí, dedicar-se ao surfe e à arte da pintura, retornando de alguma forma às suas origens, quando decidiu, ainda muito jovem, estudar Arte na Alemanha. Mas antes de se despedir da indústria, Serpa acertou mais uma vez, escolhendo Luiz Sanches, criativo formado por ele e pela Almap, como seu sucessor. A nova liderança manteve a AlmapBBDO no topo, com a mesma consistência de sempre, obtendo o reconhecimento como Melhor Agência na Ibero-América no El Ojo 2016, com Luiz Sanches como Melhor Criativo, e como Agência do Ano no Festival de Cannes do mesmo ano.

Ao longo de sua carreira, Marcello foi escolhido para estrelar a capa de três edições da LatinSpots (#29 / #65 e #127).

Assista ao depoimento exclusivo em que Marcello conta sua trajetória profissional:

Depois das homenagens, ainda na abertura do El Ojo, em 9 de novembro, Marcello Serpa volta à cena para compartilhar o seu ponto de vista no Ciclo de Conferências do El Ojo.

Para os interessados em marcar presença na 25ª edição do El Ojo de Iberoamérica, o festival abriu a pré-venda de ingressos com descontos e pacotes especiais para compras corporativas. Clique aqui e saiba mais .

#Abramark, #ElOjo

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