O Meca, plataforma multicultural fundada em 2010 pelo empresário Rodrigo Santanna, anuncia mudanças em seu posicionamento de marca e na estrutura do seu negócio. A primeira delas é a sociedade com a Dream Factory, uma das principais empresas de entretenimento ao vivo do país, que faz parte do Grupo Dreamers – criadores do Rock In Rock. E que tem em seu portfólio marcas como: ArtRio, Sertões, Maratona do Rio, Dream Tour, VidCon SP, Glocal, Carnaval de Rua, entre outras.
A entrada do MECA para o portfólio do grupo reflete a evolução do negócio e é parte de um movimento de consolidação da Dream Factory como o maior ecossistema de entretenimento ao vivo do Brasil. A sociedade entre as duas empresas deverá se basear em um intercâmbio de expertises: de um lado, o conhecimento da Dream Factory em experiências e projetos de grande porte; do outro, o planejamento de marca, a construção de comunidades e a inteligência de antecipar tendências de comportamento e consumo, acumulada pelo MECA em seus 13 anos de atividade, com a realização de 26 festivais multiculturais em 5 estados brasileiros.
Conforme explica Rodrigo Santanna, fundador e CEO do MECA, o modelo de fusão foi desenhado para fortalecer o valor da marca, suportar o crescimento da plataforma e, ao mesmo tempo, preservar sua essência do negócio. “Foi uma escolha estratégica para fortalecer a nossa marca, potencializar o nosso crescimento e elevar o nível de entrega dos nossos projetos. E é parte do processo de consolidação do MECA como um dos principais players do mercado de entretenimento e comunicação no mercado brasileiro, além de uma oportunidade de escalar seu alcance para novas audiências”, disse.
Duda Magalhães, presidente da Dream Factory, enxerga o MECA como uma oportunidade de diversificar as iniciativas no portfólio do grupo, operando como um laboratório de inovações e um centro de inteligência cultural: “Para a Dream Factory a entrada do MECA no nosso portfólio é sem dúvida um movimento que reafirma o que estamos construindo nos últimos anos. Um sistema de entretenimento ao vivo, focado em comunidades apaixonadas e engajadas, nos permitindo assim a construção de experiências cada vez mais conectadas aos desejos dos consumidores e das marcas.” resume ele.
Plataforma 2023
Conhecido principalmente por organizar festivais em locações incríveis para um público moderno e influente a fim de priorizar uma experiência intimista, segura e transformadora, o MECA pretende ampliar e diversificar seu portfólio de projetos em 2023 visando fortalecer sua comunidade e também alcançar novos públicos.
O planejamento para esse ano prevê sete principais projetos no ecossistema do MECA, que contemplam os quatro novos universos da plataforma — LOVE (Cultura e Entretenimento), GOOD (Bem-estar e Sustentabilidade), NEXT (Tendências e Inovação) e RISE (Performance e Longevidade). Serão cinco festivais, quatro inéditos — em Caraíva/BA, Brumadinho/MG, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Também fazem parte do calendário a volta do MECA (Journal), publicação impressa trimestral gratuita; e o novo MECA (100+), projeto de conteúdo on e offline que celebra as pessoas que estão mais chamando a atenção do MECA e criando o amanhã, hoje.
O primeiro festival do ano será em junho, em Caraíva, a charmosa vila de pescadores do sul da Bahia que ainda guarda ares mágicos. O MECA (Caraíva) é o novo “destination festival” do MECA. Será um festival realizado na baixa temporada e vai favorecer a integração de pessoas e culturas diferentes com a comunidade local. O evento se estende por diferentes locações, com shows, painéis, workshops, feiras e experiências. Entre os focos de conhecimento do festival, destaque para a valorização da cultura local, da sustentabilidade e de projetos socioambientais em parceria com a ANAC (Associação dos Nativos de Caraíva).
Na sequência, em agosto, acontece a sétima edição do MECA (Inhotim), o mais consagrado dos festivais do MECA, nos jardins do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), com muita música, arte, moda e a natureza no maior museu à céu aberto do mundo.
Em outubro, é a vez do MECA (Caldeira), em Porto Alegre, em um novo formato para explorar a cidade ao ar livre, na rua, com música, inovação, empreendedorismo e experiências que contemplem as expressões e os movimentos urbanos da capital gaúcha, em parceria com o Instituto Caldeira.
No próximo mês, em novembro, a plataforma estará de volta na cidade maravilhosa com um festival de encontros, onde a música se conecta com o esporte, a saúde, o cinema, a tecnologia e a gastronomia para todos os públicos, chamado de (Super) MECA, o maior e mais diverso festival já realizado pela marca.
Por fim, em dezembro, São Paulo ganha o MECA (Baile), um festival em formato de pista de dança, onde a música se conecta com a celebração das conquistas do nosso ano e o fortalecimento da nossa comunidade.
Patrocinam os festivais e os projetos de conteúdo do MECA as marcas Heineken, Johnnie Walker e NotCo.
Novo posicionamento de marca
Para celebrar o lançamento da plataforma e a nova sociedade, foi lançada uma campanha para reafirmar que o MECA é mais do que um festival de música. Com o mote “O MECA é um festival de música?”, a campanha quer mostrar que a marca, que nasceu como um festival de música, se transformou ao longo dos anos em uma plataforma multicultural — a única que junta música, conhecimento, arte e inovação em lugares incríveis e inusitados do Brasil — e que produz e publica conteúdos próprios no digital e no impresso sobre cultura, bem-estar, criatividade e empreendedorismo. “Escolhemos o desafio de gerar impacto positivo, influenciar o futuro de uma nova geração e transformar a realidade em que vivemos através das nossas experiências e conteúdos. Não somos só um festival de música e não queremos que o line-up seja o principal motivo pelo qual as pessoas escolham ir ao MECA”, afirma Rodrigo.
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