Iniciativa beneficiará cerca de 50 pessoas acolhidas por ONGs de São Paulo com cursos profissionalizantes
A Natura oferecerá cerca de 50 bolsas de cursos profissionalizantes em maquiagem para pessoas LGBTQIAPN+ acolhidas por ONGs de São Paulo. Reconhecida como a marca mais inclusiva do Brasil, segundo o Brand Inclusion Index publicado pela Kantar, a iniciativa reforça a atuação da companhia em temas sociais, especialmente para esta parcela da população.
Em parceria com o Senac, a multinacional brasileira de cosméticos viabiliza a ação por meio de sua marca de maquiagem Natura Faces, que desde 2017 apoia a causa LGBTQIAPN+ com a linha anual “Coleção do Amor”. O curso tem duração de 160 horas e foi dividido em duas turmas, a primeira iniciada em 29 de julho e a segunda acontecerá no último trimestre de 2024 . As aulas são presenciais e ministradas na unidade Senac da Lapa. Os participantes foram indicados pelas ONGs Casa Florescer e Casa Chama, selecionadas pela Natura para participar da ação.
Marcos Costa, maquiador da Natura. Foto: Beatriz Aline Alves
A maquiagem é usada por muitos como forma de expressão e identificação em um mundo tão marcado por preconceitos e julgamentos, especialmente para pessoas LGBTQIAPN+. “Nossas ações com Natura Faces vão além do lançamento de uma linha de maquiagem em comemoração à data. A oferta dessas bolsas é uma forma de aproveitarmos nossas fortalezas para fazer a diferença na vida dessas pessoas”, avalia Denise Coutinho, diretora de Marketing e Comunicação da Natura Brasil.
O início do curso foi marcado por uma aula magna com Marcos Costa, maquiador oficial da Natura. Além do workshop, os alunos ainda receberam uma maleta de produtos Faces e UNA, marcas de maquiagem da Natura, bem como descartáveis, aplicadores, algodão e outros materiais para uso durante o curso, que juntos totalizam cerca de 5 mil reais. Ainda, como incentivo para finalização do curso, os alunos com melhor desempenho farão parte da equipe do maquiador na próxima São Paulo Fashion Week (SPFW).
Participante do curso, durante aula magna ministrada por Marcos Costa, maquiador da Natura. Foto: Beatriz Aline Alves
Para Aline Lima, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura, a promoção da diversidade é fundamental para gerar impacto social positivo. “É uma fonte de inovação para o desenvolvimento sustentável, um compromisso que defendemos diariamente, seja em ações para colaboradores, Consultoras e Consultores de Beleza ou consumidores. Nossos negócios devem ajudar a transformar a sociedade, tornando-a mais justa, próspera e com oportunidades para todos. Oferecer capacitação profissional para o público LGBTQIAPN+ é trabalhar para que a inclusão seja realmente efetiva”, afirma.
Internamente, de acordo com o último censo de diversidade realizado em 2023, aproximadamente 13% dos colaboradores Natura &Co América Latina se declaram pertencentes ao grupo LGBTQIAPN+. Além do estímulo à contratação e da adoção do nome social, a marca ainda prevê entre suas metas da Visão 2030, batizada de Compromisso com a Vida, garantir no mínimo 30% de posições gerenciais ocupadas por pessoas de grupos subrepresentados, como negros e LGBTQIAPN+, entre outros.
Sobre a Natura – Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Natura no Rock in Rio Brasil 2024 – Natura e Rock in Rio se unem pela terceira vez em mais uma parceria de sucesso. Em 2024, a Natura, marca líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil e na América Latina, se junta ao maior festival de música e entretenimento do mundo com o convite “E se nosso corpo pudesse sentir mais o Rock in Rio?”, que traduz a combinação da potência sensorial de seus produtos com a potência da música para despertar emoções, gerando o festival mais memorável de todos os tempos. Com a parceria, a Natura co-patrocina o Palco Sunset, o palco dos grandes encontros e queridinho do público e da crítica, e que chega na edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio com a mesma boca de cena que o gigante Palco Mundo, reforçando seu propósito de despertar sensações que tiram as pessoas da apatia, promovendo a união coletiva por um mundo melhor e de melhores relações entre as pessoas, proporcionando bem-estar por meio de seus produtos e experiências.
*Alunos da primeira turma do curso de maquiagem oferecido por Natura Faces, durante aula magna ministrada pelo maquiador exclusivo da Natura, Marcos Costa. Foto: Beatriz Aline Alves