Empresa busca investir cada vez mais em inovações tecnológicas para trazer jornadas mais rápidas e funcionalidades centradas no brasileiro trabalhador
A Neon, principal fintech voltada ao brasileiro trabalhador, vem investindo cada vez mais em tecnologia de ponta com o intuito de oferecer as melhores soluções para seus clientes. A mais nova aposta tecnológica da companhia é o lançamento do seu novo aplicativo móvel. A atualização apresenta mais funcionalidades e busca oferecer uma experiência simplificada e intuitiva, focada no público alvo da companhia. Entre as principais novidades, estão a personalização da interface, principalmente da página inicial, que passa a se estruturar de acordo com o uso e perfil de cada cliente, e a leitura de chaves Pix manuscritas, ou seja, a possibilidade de identificar as chaves para transferências apenas posicionando a câmera do celular sobre o documento com as anotações necessárias.
“Sabemos o poder da tecnologia em diversos setores da nossa vida, e na financeira não seria diferente. Por isso, na Neon, uma empresa essencialmente consolidada nesse mundo digital, estamos sempre investindo fortemente e buscando novas possibilidades de utilizá-la para facilitar cada vez mais a vida do nosso cliente, seja na oferta de crédito ou no caso do novo app, oferecendo a melhor usabilidade e novas ferramentas que facilitam o seu dia a dia”, explica Fernando Miranda, co-presidente da fintech.
Levando em conta o objetivo de criar sempre soluções inovadoras em prol do cliente, o novo aplicativo prevê ainda a integração gradativa da cartela de produtos e serviços da Neon oferecidos por meio de suas empresas adquiridas: MEI Fácil, Leve, ConsigaMais+ e Biorc. Ou seja, em breve, os clientes da fintech terão acesso, em um único lugar, a todas as operações financeiras disponibilizadas pela instituição.
De acordo com o fundador e CEO da Neon, Pedro Conrade, o produto foi concebido a partir de um profundo entendimento acerca das necessidades do público atendido, composto principalmente pelos brasileiros de menor renda. “A falta de proficiência digital, infelizmente, ainda é uma realidade para muitas pessoas que fazem parte dessa fatia populacional. Neste sentido, a ideia foi criar uma solução robusta, mas traduzida de maneira descomplicada e inclusiva para garantir que todos possam utilizar os nossos serviços, independentemente do seu nível de conhecimento tecnológico. Afinal, baseada em estratégias eficientes e novas tecnologias, como essa, a Neon busca sempre estar preparada para servir da forma mais eficiente possível o trabalhador brasileiro”, afirma o executivo.
Ainda segundo Conrade, a Neon conta hoje com um time de tecnologia diversificado, com colaboradores e executivos que são referência nacional e global, incluindo experts do Vale do Silício, que foram fundamentais para o desenvolvimento de um aplicativo que trouxesse o que há de mais moderno no setor.
Facilidade para receber e enviar Pix
Um dos destaques presentes no upgrade é a leitura de chaves Pix manuscritas ou impressas, como CPFs, CNPJs, e-mails e números de celular, ferramenta disponibilizada juntamente às funcionalidades de leitura dos códigos QR e dos boletos, presentes na versão antiga do aplicativo. Além da home apresentar uma jornada mais fluída e rápida para transações no app. “Estamos sempre pensando em formas de gerar impacto e simplificar ‘o corre’ de quem não pode parar, por isso, o recurso é especialmente benéfico para aquele vendedor autônomo que utiliza plaquinhas de Pix feitas com papel e caneta, por exemplo, contribuindo com o aumento da eficiência e fluidez no dia a dia de trabalho”, afirma o fundador e CEO. Outra novidade é o atalho Pix Cash na página de login, facilitando mais ainda a vida do autônomo. O recurso permite receber Pix da área não logada de forma simples e rápida.
Jornada do usuário personalizada
Levando em conta a usabilidade dos correntistas Neon, agora, ao abrir a tela inicial do novo aplicativo da Neon, o usuário se depara com um visual mais sóbrio e moderno, com opção de modo escuro para conforto ocular e economia de bateria. Na parte superior do espaço, é possível conferir informações como nome e tipo de conta do cliente, botão para ocultar valores e sino de notificações. Abaixo do saldo atual, estão posicionados os atalhos dinâmicos para leitura de chaves Pix, envios, recebimentos, pagamento de boletos e dinheiro guardado. No centro, estão os dados sobre fatura do cartão de crédito, limite disponível, investimentos e empréstimos. Em seguida, ao deslizar a tela, há acesso imediato às últimas transações realizadas na conta. Vale destacar que a organização dos serviços não vai aparecer da mesma forma para todos os clientes.
“Criamos um modelo de feed personalizado e segmentado por módulos na aba principal, em que a disposição das informações se altera de acordo com o perfil de cada usuário, baseando-se em insights individualizados sobre hábitos de consumo e medidas de educação financeira. Isso vai otimizar a experiência de uso do app, que ficará mais simples e eficiente”, explica Pedro. “Além disso, o aplicativo também oferece abas exclusivas para extrato e cartão, promovendo melhor usabilidade, com jornadas rápidas que exigem menos telas e ações para executar uma tarefa.”
Integração dos serviços e outras funções
As apostas da Neon em recursos tecnológicos vão além do design renovado e adição de funcionalidades. O time já está focado em outras atualizações que estão por vir para aprimorar a experiência dos clientes com os serviços ofertados. Ainda em 2024, a fintech pretende reunir todos os seus produtos no mesmo app, totalizando cinco soluções integradas: Neon, MEI Fácil, Leve, ConsigaMais+ e Biorc – as três últimas destinadas à concessão de crédito consignado privado. A medida vai proporcionar aos clientes Neon encontrar todas as soluções financeiras de empresa em um único lugar.
Há ainda outra novidade prevista no pipeline de lançamento do aplicativo, o Neon Voice. A aplicação consistirá em um assistente de voz baseado em comandos orientados por inteligência artificial, com o intuito de “proporcionar mais acessibilidade ao brasileiro trabalhador por meio da tecnologia”, conclui Pedro Conrade.
A atualização já está disponível para todos os usuários, mas caso não seja feita de forma automática, basta procurar pelo aplicativo da Neon na Play Store ou App Store clicar em atualizar.
Sobre a Neon
A Neon é uma fintech brasileira fundada em 2016. A empresa surgiu após a indignação do fundador da Neon, Pedro Conrade, que depois de estourar R$ 1,00 da sua conta corrente, descobriu que seu banco iria cobrar R$ 46,00 de tarifa para início de uso do cheque especial. Ao investigar suas faturas, Pedro se deu conta que, por ano, gastava um salário mínimo em tarifas bancárias – quase o mesmo que sua renda mensal na época. Indignado, Pedro pensou sobre os milhares de brasileiros que perdem seu dinheiro todo ano com taxas substanciais, a partir daí surgiu a Neon, primeira conta digital do Brasil.
Com o passar dos anos, a Neon foi se consolidando como uma das maiores fintechs do país, oferecendo aos clientes um portfólio completo com cartão de débito e crédito sem anuidade, empréstimo pessoal, consignado, investimentos de maneira simples em CDB, cashback, diversas formas de pagamento, entre outros produtos pensados para os brasileiros trabalhadores e com taxas adequadas. Além disso, com a MEI Fácil, a empresa oferece serviços financeiros e educação para microempreendedores individuais de todo o Brasil. Hoje a Neon possui mais de 30 milhões de clientes.