Neon aposta em rebranding e narrativa que representa a “vida real” do cotidiano brasileiro

Com foco em conteúdo, filme da campanha rompe com modelo tradicional de propaganda e apresenta Neon como marca que acredita na esperança

 

Neon, instituição financeira pioneira em produtos digitais para o trabalhador brasileiro, apresenta sua nova identidade de marca. O reposicionamento nasce do compromisso em oferecer soluções flexíveis e inteligentes, capazes de transformar positivamente a relação dos brasileiros com o dinheiro. O azul iluminado, cor característica da instituição, ganha protagonismo nesta mudança e além de reforçar conceitos de tranquilidade, confiança e estabilidade, passa também a construir a ideia de que viver no azul é viver bem financeiramente. Essa perspectiva direciona tanto os produtos quanto a comunicação, conectando a evolução da Neon com a vida real dos clientes, que, em sua maioria, amadureceram junto com ela ao longo dos anos. A campanha “Pra Você Viver no Azul” dá vida a esse conceito, traduzindo a proposta da marca em uma narrativa intensa e próxima do cotidiano brasileiro.
A nova identidade traduz o percurso da empresa até sua consolidação como uma plataforma financeira versátil e aliada dos brasileiros. A Neon entra em um novo momento de expansão, ampliando sua oferta de produtos e serviços e com um foco ainda maior nos públicos C+ e B-. “Nosso rebranding reflete como a Neon amadureceu junto com seus clientes ao longo dos anos e reforça nosso compromisso em oferecer soluções que combinam autonomia, liberdade e segurança financeira. Queremos levar esperança para dentro das casas brasileiras e mostrar para trabalhadores formais, empreendedores e autônomos que a Neon acompanha de perto suas vidas em todas as fases.” afirma Nathalle Peres, Head de Marca e Comunicação da Neon.

Identidade visual mais clara e moderna

Desenvolvido em parceria com a agência de branding anacouto, o novo design mantém o azul único da Neon e aposta em mais legibilidade, luminosidade e impacto visual. “Nosso objetivo foi construir uma plataforma de branding de alto impacto e relevância a partir do novo propósito genuíno da Neon de estimular todas as pessoas a prosperarem no azul. Criamos um universo visual e verbal que acompanha a maturidade da marca e, a partir de uma análise comportamental profunda do público, capturamos o espírito empreendedor de quem enfrenta desafios, cresce e prospera.” afirma Danilo Cid, sócio e VP de Criação da anacouto.

 

“A Janela”: uma história em lugar de propaganda

A estreia da nova comunicação acontece com o lançamento de “A Janela”, primeiro filme criado pela Unboring Company. O conteúdo reflete a escolha da Neon de se distanciar da publicidade convencional para contar uma história que toca, provoca e representa a vida real. Dirigido por Olivia Lang, reconhecida por trazer tensão e profundidade ao cinema, o curta de dois minutos apresenta um retrato familiar marcado por conflitos e reconciliação.
O filme mostra uma filha empreendedora em atrito com seus pais e culmina na revelação de uma gravidez, símbolo de novos começos e esperança. Em um desfecho diante de uma janela aberta para o céu azul, a narrativa conecta-se ao território visual da Neon e traduz a mensagem de que viver no azul é viver com esperança.

“A gente não quis fazer uma campanha de rebranding, mas um filme de lançamento. Para muita gente, este é o primeiro contato com a Neon. Nossa missão foi criar uma mensagem potente, que se conecte emocionalmente com o público e traduza a essência do que a marca quer construir daqui em diante”, afirma Wladimir Winter, cofundador e CCO da Unboring.
Com essa abordagem, a Neon reforça sua busca por um território mais humano e autêntico. A ideia de “viver no azul” ganha um sentido amplo, que fala de qualidade de vida e tranquilidade no presente. O rebranding acompanha o amadurecimento da instituição financeira, que deixa a estética experimental típica de startups para assumir um visual mais próximo do cotidiano, sem perder a irreverência e o compromisso de fazer diferente.
 

 

Ficha Técnica

Brand Entertainment Company: Unboring Company

Negócios: Luiz Villano e Eduardo da Costa Chijo

Operações: Mariana Lopes

Estratégia de canais e digital: Daniela Ricotta, Layla Abdul Nour e Barbara Sofia Piller Noronha

Produção Executiva e RTV: Leonardo Haar e Bia Manzalli

Criação : Wladimir Winter; Dudi Rostirolla, Gustavo Vilela, Giovana Rocha Ribeiro, Isadora Echeverria, Maria Eugênia Rodrigues e Aline Santos

Neon
Diretora de Marketing: Danielle Sardenberg

Head de Marca e Comunicação: Nathalle Peres

Gerente de Estratégia e Conteúdo: Stela Sotrati

Líder de design: Lucas Navarro

Analista de Estratégia e Conteúdo: Isabella Barbieri

Analista de Estratégia e Conteúdo: Ana Luiza Dantas

Analista de Conteúdo e Redes Sociais: Rafaella Robba

PR: Denis Oliveira

Mídia: Bruna Sanches

Aprendiz de mídia: Mônica Thuller

 

Produtora
Produtora Audiovisual: Landia

Diretora: Olivia Lang

Managing Directors: Carol Dantas e Sebastian Hall

Produtora Executiva Associada: Valentina Baisch

Diretora de fotografia: Lícia Arosteguy

Diretora de Arte: Manoela Moura

Diretor de Produção: Pedro Gama
Elenco

Atores: Lídia Andrade,Priscilla Carvalho e Daniel de Almeida

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

MARKETING TALKS

Uma Sala de Estratégia Virtual com os Maiores Nomes do Mercado

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore