Com mais de 100 colaboradores e 22 escritórios comerciais espalhados por todo o país, a Trading Desk independente é uma das primeiras empresas especializadas no segmento de mídia digital e a primeira a oferecer certificação a profissionais do setor.
Pioneira no mercado de mídia programática, a Publya, Trading Desk com matriz na cidade de Florianópolis e presença em todos os Estados brasileiros, está comemorando neste mês 11 anos de existência, acumulando uma história de sucesso que se mistura com a própria trajetória das mídias digitais no mercado publicitário brasileiro.
Nos últimos anos a tecnologia assumiu um papel importante na jornada de compra dos consumidores. Para se ter uma ideia, em 2023 as mídias digitais foram responsáveis por movimentar R$ 35 bilhões em verbas publicitárias no país. Um montante 4 vezes maior do que em 2015, quando a soma se aproximava dos R$ 9 bilhões (Fonte: Kantar Ibope Media).
Percebendo o potencial de crescimento do setor, Luiz Kozma, Marcelo Martha e Artur Pereira – fundadores da Publya – começaram o negócio inicialmente planejando e operando mídias em DSP e, aos poucos, expandindo para outros formatos. Atualmente a empresa oferece a veiculação de campanhas em todas as plataformas de mídia programática e mídia digital, que contempla desde Display, Vídeo, Áudio, Native Ads, DOOH e Tv Conectada, além de campanhas em redes sociais e Google Ads.
“Sempre tivemos o olhar direcionado para os objetivos dos clientes, então vimos que a evolução natural da Publya seria estruturar um serviço que auxiliasse o mercado publicitário na execução de campanhas de mídia online de forma integrada, explorando todas as mídias e orientando os investimentos na busca de resultados concretos”, relembra Luiz Kozma, CEO da Publya.
Além da execução das campanhas de mídia, a Publya inovou ao desenvolver um sistema de relatórios próprio, que permite aos clientes o acompanhamento das principais métricas de campanha e reúne dados de todas as plataformas de forma organizada e intuitiva. “Todo o processo, desde o briefing à entrega de relatórios, é realizado com muita transparência e agilidade, garantindo o alinhamento da equipe com os objetivos dos anunciantes”, afirma Kozma.
Primeira empresa de mídia programática com vertente educacional
Pela diversidade de formatos e constantes transformações no mundo digital, com o passar do tempo os executivos perceberam que, apesar da tecnologia estar se aprimorando rapidamente, o mercado publicitário carecia de conteúdos voltados para a evolução da mídia programática e como utilizá-las na prática. Foi então que, em 2018, a Publya lançou o Publya Advertising Academy e posteriormente o Publya Media Learning, programas de treinamento direcionados para a capacitação de profissionais de publicidade do mercado, que já certificou mais de 1.000 profissionais em mídia programática. “Através dos programas educacionais, compartilhamos boas práticas e toda a expertise que construímos atuando neste segmento, garantindo que nossos clientes e parceiros saibam e entendam o que estamos entregando”, complementa Alex Andrade, Diretor de Operações da Publya.
A expectativa para este ano é entregar a certificação em mídia programática para aproximadamente 500 novos profissionais, além de ampliar o número de regiões contempladas com os eventos presenciais.
Hoje com mais de 100 colaboradores e 22 escritórios comerciais espalhados por todas as regiões do Brasil, a empresa detém um histórico de mais de 20 mil campanhas executadas para mais de 3 mil anunciantes, entre eles gigantes como BMW, Brastemp, L’Oreal, Maguary, O Boticário, Unimed, ESPM e FGV. “Nesses 11 anos já lidamos com anunciantes e empresas dos mais variados segmentos. Podemos dizer que qualquer pessoa que tenha acesso aos meios digitais, seja um celular ou computador, já foi impactado pelo menos uma vez por uma ação da Publya”, conclui Alex.