Raia e Drogasil transformam 40 mil atendentes em “Netos” para ajudar a geração Baby Boomer a se adaptar às ferramentas digitais

A maior rede de farmácias do Brasil, composta pelas marcas Raia e Drogasil, divulga seu case intitulado “40 Mil Netos”, que tem ajudado a geração Baby Boomer – pessoas nascidas entre 1945 e 1964 – a se adaptar às ferramentas digitais e a se tornar mais independentes no uso de e-commerce.

O trabalho conta com a participação da Zmes — uma mistura contemporânea de agência com consultoria e que lidera as iniciativas de Growth na Raia Drogasil. A ideia surgiu quando a rede levou para o aplicativo os tradicionais descontos personalizados do Cupom Físico, com patamares mais altos de desconto no meio digital.

O próximo passo foi o treinamento de 40 mil funcionários — a maioria da geração Z (nascidos entre a segunda metade da década de 1990 até o início do ano de 2010) – das redes de farmácias Raia e Drogasil para fornecer assistência aos clientes na loja.

As pessoas idosas tiveram um foco especial, por responderem por uma importante fatia das compras em lojas físicas, mas serem menos ativas no aplicativo, refletindo o comportamento geracional.

Uma conexão real entre duas gerações, onde a geração Z ficou responsável por auxiliar os Boomers em todo processo de download até a finalização da compra e retirada do produto na loja em tempo real. Isso permitiu que boomers pudessem fazer compras sem depender dos membros mais jovens da família.

Além disso, para ajudar a conquistar a confiança desse público, a Raia Drogasil passou a evidenciar, nos próprios Cupons Físicos, que a mesma oferta tem desconto maior no aplicativo. E os 40 mil atendentes passaram a comparar as ofertas dos folhetos impressos com as ofertas do e-commerce, mostrando aos boomers que, além de ser prático e fácil mexer no aplicativo, é possível encontrar melhores ofertas.

“O projeto “40 Mil Netos” é uma iniciativa que traz diversos benefícios, não apenas para a rede de farmácias, que aumentou as vendas, mas para uma geração inteira que passa a se adaptar às novas ferramentas, além de fortalecer o relacionamento da marca com seus clientes. Essa é uma iniciativa que torna a experiência de compra mais fácil e acessível, um avô de cada vez”, comenta Marcelo Tripoli, integrante do Hall da Fama da Abramark e CEO e fundador da Zmes.

Graças a essa iniciativa, a Raia e a Drogasil tiveram 29% de aumento nas vendas para novos compradores online e mais de um milhão de downloads do aplicativo a cada mês, sendo que 65% dos downloads foram feitos na loja com o auxílio dos funcionários. O aplicativo das farmácias se tornou o segundo maior tráfego digital no setor farmacêutico em todo o mundo. A estratégia ajudou a RD a chegar a um patamar recorde de 40% de market share digital, conquistando a liderança absoluta no e commerce do varejo farmacêutico brasileiro.

“Nós acreditamos que a inclusão digital é um direito de todos. Por isso, com a campanha e a capacitação de 40 mil funcionários, nossas lojas se tornaram mais do que um lugar para comprar remédios e produtos de cuidados pessoais. Agora, nossos atendentes são como netos que ajudam a conectar a geração Baby Boomer com o modelo de mercado atual, sem abrir mão do calor humano e do atendimento presencial”, destaca Vitor Bertoncini, CEO do RD Ads.

Assista ao vídeo:

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Ficha Técnica

Título: 40 Mil Netos

Agency: Zmes
CEO: Marcelo Tripoli

CTO: Henrique Makauskas
CSO: Carlos Borges
Diretor de Criação: Daniel Ottoni
Redator: Daniel Ottoni

Diretor de Arte: Roger Possatto
Motion: Ana Paula Toffoli

Cliente: RD S.A

Diretor Executivo de Marketing & Clientes: Vitor Bertoncini

Gerente Executiva de Loyalty: Karina Yoshimura

Diretora de Growth: Ana Carolina Parra

Gerente de Growth: Aretha Cursino

Diretora Executiva de Operações: Melissa Cabral

Diretor de Digital & Omnichannel: Diego Killian

Produtora de filmes: Concreek
Diretor: Rodrigo Zanchini
Diretor de Fotografia: Alexandre Vianna
Assistente de Direção: Priscila Moreira

Diretor de Produção: Miguel Pixies
Atendimento: Elisangela Dias
Editor: Gabriel Cesar

Produtor Executivo: Alexandre Vianna

Produtora de áudio: Jamute

Produtor Executivo de Áudio: James Feeler

Produção James Feeler

Produção: André Caminski

Engenheira de Som: Fernanda Galetti

Engenheiro de Som: Otávio Bertolo

Engenheiro de Som: Rafael Laurenti

Atendimento: Erika Santan

Atendimento: Kiki Eisenbraum

Atendimento: Hingrit Nitsche

Coordenação: Julianna Zuppo

Coordenação: Letícia Nunes

 

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