Samsung Ads divulga estudo detalhado sobre o consumo de conteúdo nas smarts TVs no Sudeste

Samsung Ads, braço de publicidade da Samsung Electronics, compartilha insights valiosos sobre o comportamento de consumo no Brasil, destacando as nuances regionais que moldam as preferências dos consumidores verificadas por um estudo implementado junto à sua base ativa de Smart TVs no final de 2023. Esse mesmo estudo faz uma lupa da região Sudeste do país, oferecendo uma visão detalhada que orientará as estratégias de marketing das marcas para um alcance mais eficaz e eficiente, possibilitando a conexão com o consumidor certo para cada marca e seus objetivos de negócio.

Entre os vários insights gerados pelo estudo, um é o comportamento de horas dedicadas ao consumo de conteúdos, seja nos canais de TV lineares tradicionais (abertos ou pagos), seja nas plataformas de streaming, e, na região Sudeste, o consumo dessas duas frentes é o seguinte: os consumidores dedicam, em média, 39 horas por mês à TV linear e 87 horas ao streaming, destacando a preferência crescente pelo conteúdo sob demanda.

Confira abaixo o perfil desses consumidores:

  • Heavy Streamers: esses consumidores dedicam, em média, 6,57 horas por dia ao streaming, indicando uma inclinação significativa para esse formato de conteúdo.
  • Light Linears: com menos de 1 hora por dia dedicada à TV linear, esses consumidores refletem a preferência clara por formatos não lineares.
  • Non-Linears: representando 26% da base ativa e conectada, esses consumidores sinalizam uma mudança em direção a formatos não tradicionais de consumo de mídia.
  • Consumo de AVOD: 50% do tempo de streaming é dedicado a serviços financiados por anúncios, evidenciando a popularidade desses modelos.
  • Gamers: com 12% da base ativa e conectada, dado que destaca uma audiência engajada no universo dos jogos.

Independentemente da plataforma, o cenário regional mantém a prioridade do consumo nacional – como o mesmo estudo mapeou – destacando os 3 conteúdos favoritos:

1º lugar – futebol;

2º lugar – notícias;

3º lugar – filmes e séries.

A região também ganha destaque em relação ao consumo de games: sendo um ponto-chave para as marcas, ocupando o primeiro lugar. Em segundo fica a região Sul e terceiro está a região Centro-Oeste, seguidos da região Norte e Nordeste.

As estratégias de mídia linear voltadas para regiões “non-linears” exigem atenção diferenciada, especialmente quando se considera a presença de gamers. No contexto brasileiro, a predominância de gamers se destaca nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, enquanto o Norte e o Nordeste ocupam posições subsequentes. Esses insights oferecem oportunidades valiosas para marcas interessadas em se conectar com o público gamer, destacando a importância de adaptar estratégias de mídia de maneira específica para cada região, considerando tanto as preferências quanto a densidade demográfica de jogadores em diferentes áreas geográficas.

Para Samsung Ads, criar conexões relevantes entre marcas e consumidores passa por uma etapa fundamental, que é oferecer para as marcas, além do acesso às audiências, um mapa profundo e extenso do consumo nas Smart TVs da empresa, favorecendo o conhecimento das audiências e um alicerce sólido e embasado para que anunciantes e suas agências possam criar planos e estratégias de comunicação direcionadas para as audiências certas.

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Fonte: Todos os dados e insights deste material são de propriedade da Samsung Ads e usam a base de Smart TVs conectadas do Brasil e do México em novembro de 2023.

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