A segurança das pessoas LGBTQIA+ no Catar é a motivação da campanha promovida pela Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, a propósito do Mundial de Futebol. Em parceria com a agência COMON e o Studio Nuts, a associação lança a iniciativa Pride Stands, na tradução livre arquibancadas de orgulho, para encher os estádios das cores do arco-íris.
Com o apoio da comunidade gamer, tendo como embaixadora a bicampeã nacional do jogo online FIFA, Raquel Martinho, Pride Stands traz uma série de ações de visibilidade ao movimento LGBTQIA+ no universo online, um local seguro para qualquer comunidade estar. Em uma delas, streamers podem jogar FIFA, na plataforma de streaming Twitch, em estádios nos quais as cores do arco-íris estão presentes.
“Desenvolvemos imagens de arenas virtuais com todas essas cores, disponíveis para qualquer streamer que queira usar como background durante a sua partida”, diz Tico Moraes, sócio do Studio Nuts. As imagens também podem ser baixadas por qualquer pessoa que queira usar em reuniões online. Além disso, o estúdio criou o filtro Pride para o torcedor fazer uma selfie utilizando uma bandana com as cores e postar em suas redes.
A iniciativa também chama a atenção para o trabalho da equipe Proud Maroons, o primeiro grupo de apoiadores LGBTQIA+ de futebol no Catar. “A ideia é fazer com que as pessoas se mobilizem a favor das frentes de atuação desse grupo, dos Direitos Humanos, apoiando a diversidade nos campos de futebol”, finaliza.
As ações, assim como informações sobre o movimento LGBTQIA+, podem ser conferidas no site.
#Abramark, #PrideStands