A Wickbold, que detém a marca de mesmo nome e a Seven Boys, anuncia a compra da antiga fábrica Delimyll, situada no município de Guarapuava, no Paraná. Agora batizada de Basteck, a unidade tem como objetivo promover novos negócios para a fabricante, além de rentabilizar a operação em panificação doce. Ao todo, R$ 80 milhões serão investidos na planta, incluindo o investimento inicial da aquisição e o planejado para os próximos três anos.
Com a aquisição, a empresa passa a produzir as categorias de bolo família, bolo mono porções e sua linha de panettones, itens que antes eram fabricados por parceiros. Outra novidade é a entrada em novos segmentos, como brownies e pães de mel, inéditos no portfólio da marca. Até outubro deste ano, a companhia quer alavancar a participação nesses mercados com lançamentos de alto valor agregado.
“Toda essa estratégia faz parte do plano de expansão para aumentar o nosso share no setor. Um exemplo de oportunidade no segmento de panificação doce está na categoria de bolos industrializados, que movimenta 369 milhões de peças/ano, com um faturamento superior a R$ 879 milhões”, conta Pedro Wickbold, diretor geral da companhia.
Segundo o executivo, a fábrica, cujas instalações somam 51.533 m2, é estruturada, moderna e conta com uma capacidade operacional aderente à demanda de mercado, seja para fabricação própria ou potenciais terceirizações. ”São 50 toneladas de produtos produzidas por dia, divididas entre bolos, brownies, monoporções e panettones, com oportunidades de ampliação. Em relação a esse último, temos uma capacidade produtiva de R$ 14 milhões de peças por ano”, explica.
Já em relação às contratações, Pedro afirma que houve um aumento de 275% no quadro de colaboradores. “Nesse primeiro momento temos 165 pessoas efetivas e mais 70 temporários com prioridade para a linha de panettones na região, além dos diversos empregos indiretos que foram gerados a partir desse negócio”, complementa.
As vendas de itens produzidos na Basteck em 2022 já alcançam 5,3% da receita liquida total da companhia. Contudo, a principal expectativa do negócio vai além do faturamento e engloba estratégia, rentabilidade e poder de negociação. Até 2021, o portfólio de panettones e bolos das marcas Wickbold e Seven Boys era produzido por empresas parceiras. Agora, passando a produzir na própria fábrica, a companhia consegue alinhar melhor os custos das matérias primas junto aos fornecedores, além de ganhar autonomia em relação às despesas de fabricação e movimentos comerciais.
Uma das novidades que vieram com a aquisição da nova fábrica foi a entrada da marca Wickbold na categoria de bolos premium. Diante disso, a linha de Minibolos Do Forno chegou em três sabores: Creme de Avelã (25g), Barra de Chocolate (27g), e Gotas de chocolate (30g).
Os Minibrownies Do Forno também estão disponíveis em três opções: Chocolate ao Leite, Com Avelãs, e Chocolate Meio Amargo. Todos com 30g, tamanho ideal para levar na bolsa e consumir em qualquer momento. Os produtos também estão disponíveis em embalagens de 150g.
“Temos alcançado um público que busca itens saborosos e que oferecem uma experiência sensorial única, com destaque para ingredientes selecionados e qualidade da receita”, analisa Pedro.
No tamanho mini de 35g, os outros lançamentos são os Bolos Zero, nas versões Chocolate e Laranja. Ambos não possuem adição de açúcar na composição.
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