Você sabe a diferença entre produto e serviço? Para muitas empresas, essa dúvida pode parecer trivial, mas há motivos para se confundir. Entre clientes, essa distinção pode nem parecer tão importante, mas para uma empresa, existe uma grande diferença. Primeiramente, saber o significado de produto e serviço implica em distinguir desde a fase embrionária do negócio, como termos tributários, até o modelo de negócio.
De acordo com o livro ‘Práticas da Administração de Empresas’, Peter Drucker desenvolve aquele que deveria ser o comportamento de todas as empresas. Por exemplo, muitas empresas fazem a seguinte pergunta para definir o modelo de negócio: “Qual é o nosso produto?”. Contudo, essa pergunta está errada. A maneira correta de questionar é: “O que as pessoas estão comprando da nossa empresa?”.
Deseja entender a diferença entre os dois? Confira abaixo:
O que é produto
Produto é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade. O mais importante de um produto é o serviço que ele presta. Isso significa que não é somente o que o negócio diz dele, mas, também, o que está implicado por sua concepção, embalagem, distribuição, preço qualidade e garantia. Um produto é a síntese do que o vendedor pretende e o consumidor percebe, sejam roupas, carros, alimentos etc.
O que é serviço
Pode-se dizer que um serviço é tudo aquilo que vai além de um bem material. Por este motivo, os serviços são, na maioria das vezes, subjetivos. O serviço é realizado quando uma ou mais atividades atendem demandas sem envolver mercadorias, como transporte, educação, refeições, serviços de telefonia etc.
Diferença entre produto e serviço
Costuma-se dizer que para diferenciar produto de um serviço, basta classificar produtos como itens que podem ser tocados, enquanto serviços são intangíveis, ou seja, não podem ser tocados. Pensando nisso, surge outra dúvida para definir essa distinção: qual é o papel do marketing na venda de um produto ou serviço? Peter Drucker diz que o marketing é a única função da empresa. É papel do marketing deve compreender tão bem as necessidades do cliente, que o produto, ou serviço, se ajusta às necessidades do cliente e se vende por si mesmo.
“Quem cria um bem econômico é a dona de casa, jamais o fabricante.”
Peter Drucker
Confira o episódio 38 Drucker’s Daily, que traz Francisco Madia falando sobre a diferença entre produto e serviço:
Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.