Quando se fala em comunicação empresarial, é comum vermos empresas investindo em seu público externo, com o objetivo de engajar decisões de compra. No entanto, a comunicação interna tem ganhado grande destaque como uma estratégia capaz de alinhar e engajar os funcionários.
Uma organização é composta por diversas pessoas com competências singulares, que precisam atuar em sintonia para alcançar grandes resultados. Nesse contexto, é preciso que cada um dos envolvidos comunique-se com qualidade, garantindo a eficiência diária.
Segundo Peter Drucker, pai da administração moderna, mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa só acontecem pela falta de comunicação. Ou seja, empresas que não investem na estratégia pegam um breve caminho para o insucesso. Confira o Drucker’s Daily de hoje sobre a importância da comunicação organizacional:
Benefícios da comunicação interna
Segundo indicou o blog iPremi, quando a comunicação interna não é gerenciada, a informação compartilhada não atinge todos os colaboradores, circula desordenadamente pela empresa e abre espaço para conversas paralelas. Por outro lado, quando bem conduzida, pode:
- melhorar a percepção de credibilidade e transparência;
- garantir um melhor clima organizacional;
- tornar o fluxo de informações mais rápido e preciso;
- manter os profissionais mais alinhados e motivados;
- minimizar os efeitos de uma crise.
Como nos ensinou Drucker, uma vez conscientes de nossas forças, limitações e valores, tudo o que precisamos tomar consciência é quem são as pessoas de quem dependemos e as que dependem de nós.
Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.