Drucker’s Daily – 0052 – A sociedade e a Economia do Conhecimento

A Economia do Conhecimento é algo que vem desde a antiguidade, já que a maior arma dos povos segue sendo o conhecimento. Após a segunda Guerra Mundial, num período que Peter Drucker denominou por “Revolução da Gestão” o conhecimento passou a ser o motor da mudança das sociedades, da economia, do comportamento e da cultura, passando-se a falar de Economia do Conhecimento.

Em 1993, o mesmo Peter Drucker disse que “no passado, as fontes de vantagem competitiva eram o trabalho e os recursos naturais, agora e no próximo século, a chave para construir a riqueza das nações é o conhecimento.”

Com o crescente volume e complexidade do conhecimento e com o desenvolvimento das tecnologias, as organizações passaram a ter a necessidade de gerir este recurso com a mesma atenção que já era dedicada aos recursos tradicionais capital e trabalho, surgindo assim a gestão do conhecimento.

A gestão do conhecimento é entendida como a “gestão do saber”, dentro de cada organização, utilizando novas tecnologias e passa pela capacidade que a organização tem para identificar e codificar conhecimento, estimular o seu desenvolvimento e facilitar a sua aplicação.

Mas se as organizações públicas e privadas se esforçam para gerir o conhecimento, de forma mais eficaz, ganhando vantagens competitivas, os resultados são pouco visíveis e são diversas as pesquisas que alertam para os débeis resultados da gestão do conhecimento. Confira o Drucker’s Daily de hoje sobre a Economia do Conhecimento:

Segundo indicaram especialistas do Observatório IPEA, a solução para o problema pode encontrar-se na mudança da cultura interna da organização, criando um ambiente de gestão de capital intelectual que tenha em consideração um desenvolvimento económico e social, baseado na sustentabilidade endêmica de cada organização.

Assim, fala-se então de uma gestão do conhecimento sustentável, capaz de gerar riqueza, tendo em consideração uma harmoniosa gestão dos recursos e a criação de riqueza não só económica mais também social. Se esta receita for igualmente utilizada na administração dos países, permitirá a construção de uma sociedade mais equilibrada, equilibrada e justa.

Para conferir os episódios anteriores do Drucker’s Daily, clique aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

A Abramark – Academia Brasileira de Marketing é uma iniciativa e propriedade intelectual do MadiaMundoMarketing, idealizada no final dos anos 1990, institucionalizada em março de 2004 e que tem como missão instituir e disseminar a melhor cultura e práticas da Administração Moderna e de sua ideologia, o Marketing, no ambiente corporativo brasileiro, conforme os ensinamentos de Peter Ferdinand Drucker.

CONTATO

Entre em contato com nosso time clicando em um de nossos canais abaixo:

11 3231-2339

Rua Aracaju, 225 – 9º andar
Higienópolis – São Paulo – SP
CEP 01240-030

NewsLetter

Fique ligado no que acontece no mundo do Marketing e receba em primeira mão, notícias, acontecimentos e muito mais…

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Direitos reservados © 2021-2022. Em conformidade com a LGPD.

Gestão e desenvolvimento de Projetos Digitais

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas