Alexandre Gama é empresário da indústria criativa e um dos mais reconhecidos e bem-sucedidos nomes do segmento (https://en.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Gama_(entrepreneur). É fundador e CEO da INOVNATION (www.inovnation.com), hub de inovação criado por ele em 2019 e que reúne empresas de áreas distintas, todas tendo em comum a inovação como valor principal em suas operações.
Antes de criar a INOVNATION, Gama foi também fundador, CEO e CCO da NEOGAMA, uma das maiores agências de comunicação do Brasil e também atuou como CCO Global por 4 anos da famosa rede inglesa de agências BBH assumindo o posto de John Hegarty, seu sócio, por indicação do próprio e se tornando o primeiro brasileiro a comandar uma rede internacional de agências. Comandou ainda ALMAP/BBDO e YOUNG & RUBICAM com participação societária em ambas.
Dono de um perfil diferenciado que combina capacidade criativa e estratégica com capacidade empresarial, Alexandre Gama se tornou um dos empresários de comunicação mais ativos e reconhecidos de sua geração, sendo hoje Membro do Conselho da ABAP onde gera e participa das principais pautas de negócio da indústria da Comunicação.Gama tem atuação internacional tanto como empresário como profissional criativo, sendo que 3 empresas do hub que comanda possuem operação em Londres, Nova Iorque, Las Vegas, Los Angeles, Atlanta, Miami e Chicago.
Gama já representou o Brasil por 3 vezes como Jurado Brasileiro do Festival de Cannes- uma em Press e duas em Film. Foi também o primeiro latino-americano a ser Presidente do Juri Internacional de Filme do D&AD inglês em 2004, sendo também o primeiro a repetir o feito em 2012.
Em 2006 foi eleito Líder da Agência do Ano no 10º Prêmio Contribuição Profissional da APP – Associação de Profissionais de Propaganda.
Em 2007 foi eleito Empreendedor e Dirigente da Indústria do Ano pelo prêmio Caboré, o mais prestigiado do mercado brasileiro.
Pelo mesmo Caboré já havia sido reconhecido e premiado duas vezes anteriores, como Profissional de Criação do Ano e Dirigente de Agência do Ano. Em abril de 2009, em uma votação com 120 diretores ou CEOS de empresas e agências de propaganda, veículos e fornecedores especializados realizada pelo jornal Meio & Mensagem, Alexandre Gama foi eleito um dos dez principais líderes de comunicação do mercado brasileiro.
Gama tem como criativo 23 Leões no Festival de Cannes e vários prêmios internacionais de excelência criativa para seus trabalhos.
Em 2014, em fato inédito na história da comunicação, foi convidado pelo Museu de Arte Brasileira (MAB – FAAP) a expor os principais trabalhos de sua carreira nos 1,2 mil m2 do salão nobre da instituição, onde já foram exibidas algumas das mais importantes exposições de arte do País.
A exposição de arte aplicada “Ideia e Forma – Alexandre Gama” ficou aberta ao público no MAB por 2 meses, fazendo parte do calendário cultural da cidade de São Paulo.
Responsável por grandes cases de comunicação, entre eles o lançamento da AUDI no país, o reposicionamento da marca HAVAIANAS, além de BRADESCO COMPLETO, BLUE MAN para a TIM e talvez o mais impactante de todos- o case KEEP WALKING , BRAZIL de 2015 de sua própria criação para JOHNNIE WALKER, onde em filme de sua criação, um gigante de pedra deitado no Rio de Janeiro simbolizando o Brasil, desperta e segue para mundo. O trabalho extrapolou os limites do marketing e comunicação e a imagem e a analogia com o Brasil foi seguidas vezes utilizada espontaneamente nas manifestações democráticas que se seguiram no país desde então.
Mais recentemente Gama é responsável também pelo bem-sucedido case de posicionamento de marca e comunicação da YPÊ que conquistou o Top of Mind em 2021.
Confira a entrevista em vídeo de Alexandre Gama, publicada no portal da Abramark no dia 4 de novembro de 2021: