Hall da Fama

Octávio Florisbal

Octávio Frioli Florisbal nasceu no dia 20 de maio de 1940, na cidade de São Paulo. Filho do avicultor Elegardo Florisbal e da dona de casa Josephina Frioli Florisbal, mudou-se para o Rio de Janeiro, sozinho, aos 15 anos, para estudar no Colégio Pedro II e, depois, no Colégio Naval, em Angra dos Reis.

Octávio Florisbal começou a trabalhar em 1961, como auxiliar administrativo, em uma das principais agências de publicidade da época, a J. Walter Thompson, cuja filial brasileira era presidida por seu tio, Renato Castelo Branco, também vice-presidente da corporação americana. Formou-se em Comunicação e Marketing na Escola Superior de Propaganda, em São Paulo, e participou de diversos cursos de especialização, em Nova York.

Já como diretor de Planejamento de Mídia, foi contratado pela Norton Publicidade, para estruturar o departamento da agência. Lá conheceu a publicitária Helena de Almeida, com quem se casou e viveu por 30 anos. Em 1972, foi contratado por outra grande agência de São Paulo, a Lintas Internacional, onde permaneceu durante 10 anos. Na Lintas, que tinha a conta da Gessy-Lever, uma das principais promotoras de novelas e shows da época, tomou contato com a produção de programas de televisão e rádio.

Ainda no início dos anos 1970, Octávio Florisbal foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Grupo de Mídia de São Paulo, entidade que contribuiu significativamente para o desenvolvimento das pesquisas de audiência e de mídia no Brasil.

Octávio Florisbal começou a trabalhar na TV Globo em 1982, contratado para estruturar o departamento de marketing da emissora. Entre os principais objetivos, estava a criação de um canal de comunicação permanente entre a área comercial e as áreas de programação, criação, produção e jornalismo. Pretendia-se também estabelecer uma relação mais técnica entre a TV Globo, as agências e os anunciantes. Florisbal foi diretor da Central Globo de Marketing por oito anos, até ser nomeado Superintendente Comercial. Uma das marcas da sua gestão foi a política de profissionalização no modelo de comercialização dos espaços publicitários.

Em setembro de 2002, assumiu interinamente o cargo de diretor-geral da TV Globo, logo após o afastamento, por motivos de saúde, da executiva Marluce Dias. Durante dois anos, acumulou a função com os atributos de Superintendente Comercial. Foi efetivado no cargo de diretor-geral da TV Globo em outubro de 2004.

Em abril de 2009, recebeu o título de Personalidade do Ano, referente a 2008, concedido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Segundo a Associação, Octávio Florisbal foi destaque “por sua dedicação, consistente inovação e competência com que trabalha para o desenvolvimento e defesa dos interesses de todo o trade de comunicação, à frente do maior e mais importante conglomerado de comunicação do país”.

 

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas