Protagonistas de cena, as campanhas brasileiras fortalecem o engajamento e criatividade do público
O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, compartilha os cases vencedores no terceiro dia do maior festival global de criatividade. A quarta-feira (23) em Cannes destacou a avaliação de seis categorias, sendo o Brasil o maior protagonista em duas delas. Ganhador de dois Grand Prix, o país foi o responsável pelos melhores projetos na Entertainment Lions for Sport – categoria lançada em 2019, e na Entertainment Lions for Music.
As categorias julgadas no terceiro dia foram: Digital Craft Lions, Industry Craft Lions, Film Craft Lions, Entertainment Lions for Sport, Entertainment Lions for Music e Entertainment Lions.
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Categorias avaliadas
O Digital Craft Lions, que premia a arte tecnológica, recebeu 703 inscrições e honrou 25 Leões: 5 de ouro, 8 de prata e 11 de bronze. O júri deu o Grand Prix à Epic Games Inc. Cary (EUA), por ‘Astronomical’, uma jornada musical única que apresenta Travis Scott na estreia mundial de uma de suas faixas novas, construída do zero em Fortnite.
Arte, talento e habilidade são qualidades necessárias para dar vida a uma ideia criativa, e o Industry Craft Lions avaliou a combinação desses três quesitos. A categoria recebeu 1.164 inscrições, e um total de 26 Leões foram entregues: 4 ouro, 7 prata e 14 bronze. As agências Ogilvy London/UK e Ogilvy Toronto/Canadá levou o Grand Prix por seus trabalhos para a marca Dove, com a campanha Courage is Beautiful, na qual ‘Patricia’, ‘Amanda’, ‘Patrick’; exibem a força e a determinação dos trabalhadores da linha de frente em meio à pandemia do coronavírus.
O Film Craft Lions, que celebra a arte na tela, recebeu 1.994 inscrições. O júri escolheu premiar 65 Leões, sendo 9 de ouro, 24 de prata e 31 de bronze. O Grand Prix foi entregue à Chelsea Pictures Los Angeles (EUA /AMV BBDO) e Londres (Reino Unido) por ‘#WombStories’. A campanha para Libresse deu voz às mulheres a partir de verdades invisíveis, não ditas e desconhecidas, sobre as experiências físicas vivenciadas em qualquer lugar.
Em Entertainment Lions, que homenageia a criatividade em forma de cultura, foram recebidas 856 inscrições e o júri premiou 36 Leões: 5 de ouro, 11 de prata e 18 de bronze. Dois Grands Prix foram premiados, sendo um inédito para Taiwan com a campanha ‘In lover we trust’, da dentsumcgarrybowen, Taipei City (Taiwan). O filme para a Sinyi Reality encorajou os jovens a superar seu medo de compromisso e a busca pelo amor duradouro.
O presidente do júri, Jae Goodman, CEO da Observatory (A Stagwell and CAA Company), elogiou o projeto por ter uma ‘visão de longo prazo’, dizendo: “trata-se de mudar a cultura em uma direção que, em última análise, ajuda a marca e os negócios. É realmente difícil não recompensar e premiar algo que faz todas essas coisas ao mesmo tempo e as faz de maneira tão bela e poderosa.”
O segundo Grand Prix foi para a 72andSunny Los Angeles (EUA), por ‘Swipe Night’ do Match Group, uma experiência interativa dentro do aplicativo Tinder.
Em The Entertainment Lions for Sport, o Brasil foi destaque com o primeiro Grand Prix na categoria lançada em 2019. A campanha ‘Salla 2032’ da Casa da Lapônia, realizada pela agência Africa, São Paulo, Brasil, foi lançada pela cidade de Salla na Lapônia para sediar as Olimpíadas de 2032. O outro Grand Prix foi para a Edelman, Londres, Reino Unido, por Asics ‘Eternal Run’, com o projeto de a primeira corrida do mundo sem linha de chegada.
O Entertainment Lions for Music, que celebra as colaborações musicais criativas e conteúdo musical original, recebeu 407 inscrições e 18 Leões foram premiados: 3 de ouro, 5 de prata e 8 de bronze. O júri escolheu premiar dois Grand Prix na categoria, e a GUT de São Paulo (Brasil) marcou seu lugar com ‘Feed Parade’ para o Mercado Livre. A ativação transformou a maior parada do orgulho do Brasil em um feed do Instagram juntamente com Gloria Groove – uma lendária cantora e ativista LGBTQIA+ – lançando um videoclipe mostrando o Instagram de cada pessoa envolvida.
O presidente do júri, Wyclef Jean, presidente e diretor de estratégia da Sodo Mood Lab, disse que os jurados escolheram este trabalho como um Grand Prix por conta de ser uma “ideia de engajamento, coragem de que nunca iremos desistir”, acrescentando, “Temos que enviar esse tipo de sinal ao redor do mundo”.
Outra produção vencedora foi Prettybird, Culver City/Columbia Records Nova York (EUA), para o videoclipe da Columbia ‘Lil Nas X – Old Town Road (filme oficial) FT. Billy Ray Cyrus’.
Na agenda de conteúdo do Cannes Lions Live, as sessões de destaque de quarta-feira incluem: Making the Corporate World More Human com Marcel Marcondes, CMO da Anheuser-Busch; e Neal Arthur, COO da Wieden + Kennedy, compartilhando a história interna de seu processo criativo. E dentro da plataforma de experiência virtual, Jonathan Mildenhall, cofundador e presidente da TwentyFirstCenturyBrand, apresenta um Meet Up: How to Build an Iconic Influential 21st Century Brand e revela o que é necessário para construir e liderar uma marca icônica e influente na década de 2020.