Facebook anuncia fim de tratamento especial para políticos

A decisão do Facebook tem ligação com o banimento do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, na rede social

A rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, deve anunciar nesta sexta-feira (04) uma mudança em suas regras de moderação de conteúdo em relação aos políticos. A mudança, que poderá impactar de forma global a forma como as autoridades utilizam livremente o Facebook, foi adotada depois que o Oversight Board, o conselho independente de supervisão da empresa, se pronunciou quando ratificou a decisão de suspensão do ex-presidente norte-americano Donald Trump, conforme indicou o The Verge.

De acordo com o comunicado publicado no blog da empresa e assinado por Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais do Facebook, a decisão estabelece um limite de tempo consistente para a suspensão —até agora, não havia um prazo determinado para que o republicano pudesse voltar à plataforma. “Dada a gravidade das circunstâncias que levaram à suspensão do Sr. Trump, acreditamos que suas ações constituíram uma violação grave de nossas regras que merecem a maior penalidade disponível nos novos protocolos”, diz Clegg.

 

Leia também: Por falta de audiência, Trump deleta blog lançado há um mês.

Fim dos privilégios

O Facebook também confirmou a revisão de uma norma que dá a políticos uma espécie de passe livre quando eles violam regras de discurso de ódio da empresa, o que gerava à plataforma acusações de condescendência com os poderosos. A medida é uma resposta à recomendação feita em maio pelo comitê independente que julgou o banimento de Trump.

Historicamente, o Facebook mantém uma lista de contas de políticos que não estão sujeitos a qualquer tipo de moderação na rede. Essa decisão foi duramente criticada por um grupo de funcionários que, em 2019, pediu que essa lista de privilegiados fosse simplesmente dissolvida, conforme o site The Information.

Desde 2016, a rede de Mark Zuckerberg aplica testes a publicações feitas por políticos com o objetivo de comparar o caráter noticioso do conteúdo à sua propensão de causar danos. Agora, o Facebook pretende descartar essa comparação, que muitas vezes dava aos políticos um tratamento diferenciado na plataforma em relação aos outros usuários.

Compartilhe:

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore