TROC lança campanha para incentivar moda circular

TROC

Iniciativa da TROC tem como objetivo provocar reflexão sobre o consumo de moda e faz parte de uma série de mudanças na estratégia de comunicação da startup para incentivar a naturalização do uso de peças usadas

A TROC, plataforma de compra e venda de peças usadas em ótimo estado, fundada pela empresária Luanna Toniolo, lançou sua primeira campanha institucional – “TROC, moda circular. A roupa mais sustentável é a que já existe.” A iniciativa tem como objetivo provocar uma reflexão sobre o consumo da moda, trazendo uma visão disruptiva do second hand, além de fazer parte de uma série de mudanças na estratégia de comunicação da empresa, que desde o ano passado faz parte do grupo Arezzo&Co.

Além da campanha, que traz vídeos, fotos e um squad de influenciadores que produzirão conteúdos sobre moda circular, a TROC também vem realizando mudanças na estratégia de criação e comunicação da empresa, com a contratação do stylist Dudu Bertholini como diretor criativo.

Nessa nova fase, e já sob a gestão de Dudu, a TROC terá mudanças na identidade visual para suas comunicações, com fotos em still e modelos vestidos com peças provenientes da moda circular, vendidas na TROC, e também vídeos com dicas de moda. A startup também criou uma célula de produção de conteúdo inhouse, substituindo os bancos de imagens por materiais próprios, além de produzir vídeos institucionais autorais e educativos em parceria com influenciadores.

O vídeo da campanha institucional da TROC é protagonizado por Luanna e Dudu, e traz um conteúdo educativo sobre moda circular, explicando esse conceito, que consiste em aumentar o ciclo de vida útil das roupas, monetizando peças já usadas e em bom estado de conservação. Confira:

A escolha das influenciadoras foi definida em linha com a mensagem que a marca deseja transmitir e, principalmente, que fossem defensoras do consumo consciente. Lilian Pacce, por exemplo, já apoia esse movimento no grupo Arezzo&Co há mais de 20 anos. Marina Dias e Ana Paula Xongani têm longo histórico de consumo no formato de moda circular. Yasmim Stevan, é dona de um brechó, e Flávia Cavasotti tem uma marca de upcycling.

O tema é urgente. Hoje, a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo ao produzir 80 bilhões de peças por ano, sendo responsável por 20% da poluição industrial de água e cerca de 5,2% da geração de resíduos nos aterros sanitários (1 caminhão de lixo por minuto).

Segundo dados pautados pela Fundação Ellen MacArthur, a TROC já economizou mais de 550 milhões de litros de água, evitou mais de 101 toneladas de roupas em aterros sanitários. Por meio da TROC, no total 15 milhões de pessoas já foram impactadas pela moda circular e foram 713 toneladas a menos de CO² no planeta.

Quanto mais pessoas usarem a mesma peça de roupa, melhor para o meio ambiente. Daí o slogan “A roupa mais sustentável, é que a já existe”. “Queremos trazer voz e um novo olhar para a moda circular, promovendo impacto positivo. O objetivo é mostrar o quanto é incrível garimpar peças únicas, cheias de histórias, criando estilos pessoais e únicos e, ainda, contribuir para o meio ambiente. Acreditamos no ciclo no qual tudo é reaproveitado e nada se perde, apenas se transforma e queremos, com a gente, pessoas que acreditam nessa mudança.”, explica Luanna Toniolo, fundadora e CEO da Troc.

Além do vídeo principal com Luanna e Dudu, a Troc também veiculará outros 7 vídeos individuais com cada influenciador que integra o squad da ação, e 35 fotos de divulgação. Todos os conteúdos serão publicados nos canais digitais da marca. Como sustentação da iniciativa, a TROC ainda realizará mini-campanhas focadas na naturalização do uso de peças de segunda mão, reforçando os benefícios da moda circular no que diz respeito à responsabilidade social e ambiental.

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