A novidade do YouTube chegou ao Brasil há algumas semanas, com disponibilização gradual para o público local
O TikTok ganhou mais um concorrente, o Google anunciou que o YouTube Shorts, recurso semelhante ao TikTok, já está disponível em 100 países. A novidade permite a criação de vídeos curtos e estava disponível apenas em 24 países, incluindo Brasil, que tem acesso ao recurso desde 7 de junho.
Ainda em fase de testes pelo Google, o YouTube Shorts, assim como os vídeos do TikTok, possui vídeos horizontais com duração de até 60 segundos que se repetem. A novidade aparece na tela inicial em um carrossel e possui ferramentas para adicionar textos, legendas automáticas, efeitos e filtros.
De acordo com informações do tabloide Engadget, a nova funcionalidade compete direto com o TikTok, que recentemente também adicionou características que lembram o YouTube, como a possibilidade de agora gravar vídeos mais longos na plataforma.
A principal vantagem do Shorts é o fato de ser integrado ao ecossistema do YouTube, o que garante uma potencial base de usuários composta por milhões de pessoas. Apesar disso, por se tratar de um formato novo para esse público, é necessário mensurar como será a aceitação. No começo do mês, a plataforma anunciou ter alcançado a marca de 6,5 bilhões de visualizações diárias.
Do outro lado, o rival também tenta se ajustar à realidade do mercado. Na semana passada, o TikTok permitiu a ampliação do tempo máximo dos vídeos para até três minutos. Ontem, anunciou a chegada do app para a Fire TV, em um claro esforço para estar presente também nos televisores, tal qual o YouTube.