Com objetivo de ressignificar as máscaras em um momento pós-pandemia, a Pfizer criou um painel de 5 x 1.8 metros feito de máscaras utilizadas pelos funcionários da empresa. Os itens passaram por processo de higienização, e máscaras novas de diferentes tecidos também foram incorporadas, criando um grande símbolo de esperança e renovação. O monumento está instalado na Avenida Paulista, em São Paulo, onde milhares de pessoas circulam diariamente, e terão oportunidade de ver a obra de arte.
O projeto foi desenvolvido pelo artista plástico Didu Losso em parceria com a agência Ogilvy Brasil, e ficará exposto até o dia 18 de novembro. O monumento faz parte da campanha “Vacina. Tomar Para Retomar”, que conscientiza a população sobre a importância da imunização contra o Covid-19.
“Esta ação é parte da campanha Vacina: Tomar para Retomar, que iniciamos em maio para reforçar a importância da imunização no combate à COVID-19,. Agora, com a bandeira, queremos celebrar este importante momento que alcançamos com o avanço da vacinação. Graças à ciência vidas foram salvas!”, diz Cristiane Santos, diretora de comunicação e assuntos corporativos da Pfizer Brasil.
“Essa obra é muito especial, não apenas por ser a maior que criei na minha vida, mas também por reunir todos os estilos artísticos que costumo imprimir em meus trabalhos, como a pintura, colagem, costura e bordado, escultura, instalação e audiovisual. A Bandeira de Retomada, literalmente, engloba tudo que eu mais amo: criar arte com relevância e conscientizar a população por meio da beleza das artes visuais”, destaca Losso.
Para Priscila Gonçalves, diretora de contas da Ogilvy Brasil, o monumento é uma maneira artística e inspiradora de materializar a retomada, momento tão aguardado pela população. “Por meio da imunização e cuidados com a proteção de todos, estamos finalmente virando essa página. A instalação ficará na memória com símbolo de respeito, empatia e outros sentimentos vividos por cada um”.
Como parte da imersão, a área em volta do monumento contará com totens informativos que trazem mensagens de otimismo e que exaltam os esforços coletivos e individuais ao longo da pandemia. Um videocase com os bastidores da produção da Bandeira da Retomada também ficará disponível para que o público acompanhe seu processo de desenvolvimento.
Com dois meses de produção, pesquisa e execução, a instalação foi feita com cerca de 450 máscaras, entre as de algodão, poliéster, jeans e descartáveis. Outros materiais foram usados, como Sarja, Tricoline, tinta acrílica, marker, spray, grampo, cola e linhas de costura e de bordado. Uma equipe de seis pessoas ficou diretamente responsável pela produção da bandeira, além da captação do processo criativo para o videocase.
Assista ao vídeo da campanha:
#abramark, #Pfizer, #BandeiradaRetomada