Brasileiros gostam de cerveja e ponto. Não se discute mais.
Era verdade.
Desde que nasceu, em todas as esquinas, reuniões de família, festas, batizados, aniversários, dominava a cerveja.
Pela simples razão que era acessível em todos os sentidos. Portabilidade, preço, distribuição. E para os não iniciados, absurdamente acessível porque empunhada por seus pais, tios, avós.
E enquanto isso, o vinho devagar quase parando, absolutamente ignorado. Pior ainda, maltratado pelos produtores que se recusavam a fazer o essencial.
E aí chegaram os CLUBES DE VINHO.
Que, pacientemente, pegaram as pessoas pelas mãos e foram explicando o TIM-TIM POR TIM- TIM da fabricação, do consumo, da história, da elegância, sensibilidade, paladares, cores do vinho.
Mais que isso, convenceram as pessoas a fazer assinaturas de vinho.
WAAS! WINE AS A SERVICE!
Mais que comprar, assinar o recebimento mensal de uma cota básica de vinho. Duas, três ou quatro garrafas.
E junto com as garrafas, em embalagens primorosas, sempre um brinde, um folheto, uma revista, pegando os novos consumidores pela mão e alfabetizando todos na arte, ciência, ritual e prazeres do vinho.
Da cidade de ITABUNA (BA), ROGÉRIO SALUME, 1973, adorava a prática da natação. Participava de competições em VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO, para onde se mudou em 1989. Mais adiante fez jornalismo e MBA na FGV.
Começou a vida profissional como vendedor — de bicicleta vendia balas e doces para bares e comércio da Grande Vitória.
Um dia foi trabalhar com a empresa do maior dos mestres do ATACADO do País, ALAIR MARTINS.
Cuidava das vendas do MARTINS na cidade de VITÓRIA.
Antes de seu encontro com vinhos, e para permanecer próximo da família e de VITÓRIA, sua primeira filha, abriu uma pequena empresa de distribuição de produtos. Não deu certo.
Numa viagem a SÃO PAULO reencontra ANSELMO, um velho amigo, de tecnologia, e constroem um primeiro site para a empresa dos dois. Para vender vinhos.
O negócio prospera, em 2004 converte-se na ESTAÇÃO DO VINHO e recebe seu primeiro aporte.
Em 2008, ROGÉRIO e ANSELMO despendem-se da ESTAÇÃO DO VINHO e criam o WINE.
No primeiro ano vendem 250 mil garrafas para 14 mil clientes, e, então, nasce o CLUBE W, o WINE, que mudou para melhor e para sempre a história do vinho em nosso país.
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
No caso do vinho a resposta é única e unânime, quem mudou a história do vinho em nosso país foi o CLUBE WINE, e, depois, os demais clubes que pegaram carona na nova e poderosa onda.
Corta para o início do ano, e depois de quase 2 anos de pandemia completos.
Dados das últimas pesquisas referentes ao ano de 2021 revelam.
Enquanto a venda de cervejas caiu 11%, a de vinho avançou mais de 50%.
É isso, amigos. Uma lição definitiva e magistral de como se muda o comportamento de pessoas, e se dá inicio a uma revolução.
Com paciência, disciplina, gentilezas, carinho, respeito, pegando as pessoas pelas mãos, ensinando, acessibilidade total, e, gradativamente, o aparente milagre acontece.
Quem quiser chamar de milagre que o faça, mas, de verdade, trabalho exaustivo, no correr de mais de uma década, e de excepcional qualidade.
Quando isso acontece, dá certo. Deu.
ROGÉRIO SALUME, seus sócios, companheiros de WINE, mais que todos os produtores, muitos centenários, mudaram para sempre e para melhor a história do vinho no Brasil.
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Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.
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