Marketing Talks

Horas
Minutos
Segundos

Para acessar nossos Conteúdos PREMIUM exclusivos clique abaixo

Uma liderança de mais de 250 anos

LUDWIG VAN BEETHOVEN nasceu o dia 17 de dezembro de 1770, na cidade de BONN, e despediu-se aos 56 anos, na cidade de Viena.

JOHANN SEBASTIAN BACH é da cidade de EISENACH, 31 de março de 1685 e despediu-se em LEIPZIG, 28 de julho de 1750.

Já WOLFGANG AMADEUS MOZART é de SALZBURGO, 27 de janeiro de 1756, despedindo-se em Viena no dia 5 de dezembro de 1791.

E FRÉDERIC FRANÇOIS CHOPIN, o último dos quatro grandes compositores clássicos, sem desmerecer os demais, foi o que chegou depois. Da Polônia, cidade de ŻELAZOWA WOLA, 22 de fevereiro de 1810, despedindo-se em Paris, 17 de outubro de 1849.

Assim, os quatro viveram num período que vai de 1685 a 1849, aproximadamente 150 anos.

E o sucesso alcançado por todos, tem muito a ver com aquele momento do mundo, o clímax de alguns reinados e monarquias, as cortes, e a invenção do piano, documentada no ano de 1711, no GIORNALE DEI LITTERATI D’ITALIA, quando apresentado ao mundo na cidade de FLORENÇA por seu inventor BARTOLOMEO CRISTOFORI.

O piano teve para música um impacto e uma disrupção comparável ao que o computador vem tendo para pessoas e empresas. Sem o piano não conseguiríamos fazer este comentário, mesmo porque não sei se conheceríamos a genialidade dos quatro grandes compositores.

Mas, e além da referência à disrupção provocada pelo piano na história da música, meu comentário refere-se, também, a pesquisa realizada pela BBC, com 151 dos principais maestros do mundo, procurando conhecer qual composição gostavam mais de reger.

E deu BEETHOVEN na primeira colocação com a SINFONIA de número 3 e mais conhecida como EROICA, vindo na segunda posição, também BEETHOVEN, com a 9ª em ré menor, empatado com MOZART, com a 41ª em ré maior, mais conhecida como JÚPITER e do ano de 1788.

Ou seja, e na preferência dos maestros, BEETHOVEN ocupa a primeira colocação.

Na relação completa da BBC, nas escolhas das 20 preferidas de 151 dos principais maestros do mundo, BEETHOVEN aparece 5 vezes com 5 composições diferentes. Na sequência BRAHMS com 4. MAHLER com 3. MOZART e BRUCKNER com 2. E com 1 BERLIOZ, TCHAIKOVSKY,  SIBELIUS, SHOSTAKOVICH.

Talvez, e a essas alturas do nosso comentário muitos de vocês devam estar se perguntando porque estamos falando tanto, e volta e meia referimo-nos a música clássica e principalmente a orquestra sinfônica e aos concertos.

Porque aprendemos com nosso adorado mestre e mentor PETER DRUCKER ser a orquestra sinfônica o melhor BENCHMARK para todas as empresas e sempre.

A referência em que todas e sempre deveriam se inspirar.

Sem uma partitura de qualidade – um planejamento –, nenhuma empresa chega a canto algum.

Apenas produz ruídos e barulhos…

———————–

Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.

Confira o PDF na íntegra.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore