The Bakery anuncia Marina Almeida (ex-Natura) como head de Open Innovation

A The Bakery, empresa global de inovação corporativa, com presença em 22 países, anuncia, nesta semana, a chegada de Marina Cassino de Almeida, ex-Natura, para liderar a sua unidade de negócios de Open Innovation. A chegada de Marina faz parte de um plano de crescimento de 150% que a empresa espera atingir em 2023, impulsionada por uma estratégia de expansão internacional. A novidade vem na esteira de um ano de grandes marcos, no qual a The Bakery cresceu 40%, investindo principalmente em pessoas – profissionais especialistas para liderarem novas unidades de negócios e produtos – e na inauguração de um novo escritório, o The Bakery Office, ponto de encontro das principais corporações do país para debater os caminhos da inovação.

A área de Inovação Aberta, que Marina passará a liderar, é hoje uma das mais relevantes para a estratégia de crescimento da empresa. Segundo Felipe Novaes, sócio e cofundador da The Bakery, a contratação da profissional representa mais um importante marco, devido à experiência e reputação que Marina construiu em quase 12 anos na Natura, empresa que figura constantemente entre as empresas mais inovadoras do Brasil. “Sempre que se fala de inovação surge o nome da marca. E por conta da excelência do trabalho pioneiro da Marina na Natura, estamos seguros de que neste momento temos uma equipe relevante e experiente de profissionais. Este movimento tem o objetivo de alcançar nosso plano estratégico de crescimento e internacionalização da empresa”, destaca.

Na gigante de cosméticos, Marina foi responsável por tornar a marca referência em inovação com startups no mercado, liderando o Natura Startups, criado em 2016 pela área de P&D, com o objetivo de conectá-las com as áreas de negócios da corporação e acelerar a captura de valor para os negócios. Antes disso, transitou por diversos departamentos, tais como negócios, produtos e marketing. Em inovação, a especialista, entre outras funções, ainda criou e liderou o Innovation Lab, equipe de Inovação Digital e Aberta da companhia, que além de atuar com o ecossistema empreendedor também era dedicada a explorar e antecipar o uso de tecnologias emergentes.

Em sua trajetória, Marina criou metodologias e processos adequados para o relacionamento com empreendedores, além do desenvolvimento de boas práticas que renderam cases de sucesso. “A minha ida para a The Bakery vem de um desejo meu de empreender e de compartilhar, de forma estruturada, tudo que vivi nestes últimos anos com outras corporações. Acredito que o empreendedorismo tem a potência para transformar o mundo e conheço as dores que as grandes empresas possuem para fazer inovação aberta. Portanto, é uma oportunidade para agregar e contribuir com o mercado. O momento é de me desafiar em outras indústrias e escopos”, explica.

Desafios e tendências para 2023

Com clientes em 22 países, a The Bakery também quer ampliar a sua internacionalização e conta com Marina para esta missão. “Nossa interação com outros países sempre aconteceu muito organicamente. Agora queremos apostar nisso de forma mais focada e estruturada”, afirma Felipe.

“Programas de open innovation são essenciais para qualquer empresa que quer se manter competitiva e se destacar no mercado. Meu intuito é que isso chegue em mais corporações, não somente no Brasil. Este será um de nossos desafios”, acrescenta Marina, que já tem em seu radar clientes da Colômbia.

Como tendência para o ano, ela aposta no aumento de interesse das grandes empresas pelas startups e por uma maior atenção ao tema ESG. “Ainda há muitas companhias que não sabem trabalhar com startups, ou se relacionam de uma maneira ainda pouco adequada. Quem ainda não interage com o ecossistema irá se aproximar. Quem já trabalha, por sua vez, será cobrado por se refinar e se desafiar mais, tornando esta agenda mais relevante, alinhada com a geração de valor, impacto positivo e transformação da sociedade. Estimular relações ganha-ganha entre corporações e o ecossistema empreendedor é fundamental para que ambos os lados possam crescer de forma consistente”, aposta.

#Abramark, #TheBakery

Compartilhe:

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore