O QuintoAndar, maior plataforma de moradia do Brasil, se alia ao combate à dengue em São Paulo unindo seu portfólio de casas ao programa de biotecnologia inovador da Oxitec, multinacional britânica líder no desenvolvimento de soluções de controle biológico de insetos. Com o nome de “Casas contra Aedes”, o QuintoAndar dá visibilidade a uma tecnologia inovadora em uma campanha de conscientização para ajudar na dura batalha contra o Aedes aegypti, com o Dr. Drauzio Varella como embaixador da ação.
Entre janeiro e março de 2023, o Brasil registrou mais de 300 mil casos de dengue – uma alta de quase 44% em relação ao mesmo período de 2022, segundo o Ministério da Saúde. Só na cidade de São Paulo, foi registrado um aumento de 47% em janeiro e fevereiro, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Quando somamos a este quadro alarmante o acúmulo de água gerado pelas chuvas históricas deste verão — segundo o INMET e o CEMADEM, pelo menos 14 capitais brasileiras, incluindo São Paulo, registraram chuvas acima da média histórica — fica evidente um cenário em que é preciso que mais ações de combate ao Aedes aegypti sejam criadas.
Em parceria com a Oxitec, o QuintoAndar inova mais uma vez — agora na luta contra o mosquito. A marca traz para as casas em seu portfólio a solução Aedes do Bem™: os imóveis receberão caixas contendo ovos de mosquitos machos que carregam uma característica autolimitante. A partir das caixas, os Aedes do Bem™ se dispersam pela área urbana ao redor, procurando ativamente por fêmeas Aedes aegypti para se acasalarem. As fêmeas que acasalam com o mosquito autolimitante geram apenas mosquitos machos (que não picam) – as fêmeas (que picam e transmitem doenças) não sobrevivem até a fase adulta. O resultado disso é o controle da infestação do mosquito na área tratada. Esta é a primeira vez que a tecnologia é utilizada em uma parceria entre duas empresas de ramos diferentes, mas unidas em um mesmo objetivo — democratizar a luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika, Chikungunya, febre amarela, entre outras doenças.
“Os mosquitos autolimitantes são novos aliados na luta contra o Aedes Aegypti. Eles podem ajudar muito no combate à dengue, mas precisam estar associados às práticas já recomendadas anteriormente. Mantenha a atenção redobrada para evitar água parada dentro de casa. Quanto mais prevenção, melhor”, afirma o Dr. Drauzio Varella, embaixador da ação.
“A luta contra a dengue precisa de todo apoio possível, pois tudo o que a gente puder fazer para contribuir com esse combate ainda vai ser pouco. Vamos ser o fio condutor da tecnologia, que faz parte do nosso DNA, e nos unir na luta contra a dengue, sem ferir o meio ambiente. Além disso, queremos dar visibilidade ao combate contra esse problema que afeta tanto a nossa população, principalmente nesta época de fortes chuvas como foi o verão desse ano”, explica a diretora de Marketing do QuintoAndar, Flávia Mussalem.
Como uma plataforma de moradia, o QuintoAndar tem o compromisso de ajudar as pessoas a viver melhor, e vai fazer isso se tornando mais um aliado no combate a essa doença que atinge toda a sociedade. Este mesmo projeto, Aedes do Bem™ da Oxitec, quando implantado em Indaiatuba fez com que a cidade paulista atingisse uma queda de 96% no número de contaminações.
“Colocamos nosso propósito de cuidar da casa das pessoas com a importância que isso merece, e queremos colaborar para trazer transformações positivas com benefícios reais para o cidadão comum a partir do uso da tecnologia e com conscientização. Também vamos distribuir centenas de caixas do Aedes do Bem™ gratuitamente para empoderar as pessoas na luta contra a dengue na sua região”, explica Mussalem.
Murilo Melo, ECD da GUT São Paulo, agência global independente responsável pela criação da ação, explica que a campanha tem como objetivo chamar a atenção do público para o formato inovador adotado pela plataforma de imóveis e trabalhar o conceito de “Morar Bem” associado a uma questão que atinge toda a sociedade.
“O QuintoAndar vem inovando constantemente, não só nos seus produtos, mas também em iniciativas para ajudar as pessoas a morarem melhor. A ideia é posicionar a empresa como um agente que colabora para transformações sociais positivas, gerando benefícios reais para o cidadão comum a partir do uso da tecnologia e de seu portfólio de imóveis. As pessoas poderão se inscrever gratuitamente no site para ter acesso à caixa e ajudar na luta contra a dengue na sua região. Ou seja, migramos de uma ação de marca para um serviço relevante”, explica Murilo.
Projeto-piloto
Inicialmente, o projeto será implementado no bairro do Jabaquara, em São Paulo. Lá, estão sendo instaladas as caixas do Aedes do Bem™ em 79 residências previamente mapeadas, cobrindo uma zona de 400 mil metros quadrados e protegendo cerca de seis mil pessoas.
Em seguida, o QuintoAndar vai expandir o programa distribuindo gratuitamente 200 caixas do Aedes do Bem™ a quem se inscrever na página do movimento “Casas contra Aedes”. As pessoas que quiserem se aliar à luta contra o mosquito também poderão comprar suas próprias caixas pelos canais da Oxitec.
“Eu achei a iniciativa do Quinto Andar uma revolução sem precedentes, pois conseguirei proteger minha casa, minha família, minhas visitas e vizinhos. Com menor esforço e maior eficiência, estamos combatendo um bom combate. QuintoAndar agora não é só tecnologia em locações de imóveis, mas também em proteção deles”, afirma Rafael Torquato, morador de um imóvel QuintoAndar em Jabaquara.
Conscientização
Além de apoiar ferramentas inovadoras no combate ao mosquito da Dengue, o QuintoAndar também irá lançar peças e filmes que buscam manter ativa a discussão sobre o tema em um dos períodos mais críticos para a doença, logo após o final do verão, quando a água acumulada das chuvas se torna potencial berço para propagação do mosquito.
Em formato documental, o filme mostra, na prática, como cada cidadão pode colaborar para evitar a proliferação do mosquito da dengue por meio da tecnologia ofertada pela Oxitec, nele é possível ver como é fácil manusear, manter e monitorar a caixinha com o Aedes do Bem™. Se cada um fizer a sua parte, o impacto da incidência da doença será menor. Além disso, diversos conteúdos especiais com o Dr. Dráuzio serão disponibilizados para amplificar ainda mais as informações mais relevantes sobre o tema e o cenário da dengue no Brasil.
A ação e campanha de conscientização “Casa contra Aedes” foi desenvolvida pela GUT São Paulo, agência global independente, para o QuintoAndar.
Conheça mais sobre o projeto:
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FICHA TÉCNICA
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: QuintoAndar
Produto: institucional
Título: Casas contra Aedes
Duração: 1×60″ + 1×30″ + 3×15″
Território: Brasil
ECD: Bruno Brux e Murilo Melo
Creative Directors: Julia Mota e Lucas Adam
Creatives: Alpho Ramsay e Gabriel Marcondes
Managing Director: Valéria Barone
Head of Account: Alessandra Visintainer
Group Account Director: Maira Bandeira
Account Maneger: Camila Arima
Account Executive: Wellington Faustino
CSO: Amanda Agostini
Strategy Director: Mercedes Barusso
Strategist: Tiago Tuiuiú
Head of Content: Patrícia Moura
Content Strategy Manager: Deyse Albiach, Bia Ferro e Tito Ribeiro
Content Strategy: Marcos Vinicius Oliveira
Influencer Curator: Isabella Lyra
Head of Media & Data: Nathalia Oliveira
Media Director: Guilherme Froiman
Media Supervisor: Guilherme Pereira
Media Coordinator: Vanessa Holanda
Media Assistant: Marcio Moraes
Head of Operations: Mariane Goebel
Head of Production: Julia Ramos
Producer: Cátia Nucci
Produtora: SugarCane
Diretor: Igor Selingarde
Diretor de Coordenação: Murilo Paiva
Atendimento: Paula Barbizan
Diretor de Arte: Thaís Seixas
Diretor de Fotografia: Heitor Pontes
Diretor de Produção: Janaína Mesquita
Figurino: Fellipe Zamberlan
Produtor de Elenco: Agência Haifa
Maquiagem: Abraão Kennedy e Iris Bittencourt
Montador: Igor Selingarde
Pós-Produção: Henrique Trendo e Gabriel Fontenele
Color Grading: Junior Xis
Finalizador: Olavo Ribeiro
Coordenador de Pós: Marcela Antunes
Produtora de som: Jamute
Produtor executivo: James Feeler
Criação: James Feeler e Marcos Vaz
Atendimento: Hingrit Nitsche, Kiki Eisenbraun e Erika Santana
Coordenação de Produção: Julianna Zuppo e Letícia Nunes
Mixagem e Finalização: Fernanda Galetti, Otávio Bertolo e Rafael Laurenti
Locução: Débis Candido
Desenvolvimento Landing Page: Puzzl Software House
Product Manager: Vinícius Alves
Product Owner: Gabriela Strang
Lead Frontend Developer: Ariê Furtado
Frontend Developer: Kétlin Tais
Frontend Developer: Cleber Lopes
Product Design: Phillipe Sobral
Produção ilustrações: Barca
Ilustrações: Jun Ioneda
Gestão de Projeto: Maira Begalli
Aprovação do cliente
CMO: João Chueiri
Diretora de Marketing: Flávia Mussalem
Diretor de Criação: Gustavo de Lacerda
Diretor de Comms & PR: Bruno Rossini
Coordenadora de Comms & PR: Larissa Camargo
Gerente de Criação: Mauricio Bina, Bruna Aragão
Gerente de Comunicação e Estratégia: Juliana de Oliveira
Especialista de Comunicação e Estratégia: Natalie Rodriguez e Lucas Machado
Head de Mídia: Vitor Kamada
Coordenadora de Mídia: Luisa Scrideli
Analista de Mídia: Larissa Missae Ishizaki, Raphael Pecorare e Wendy Ferreira
Gerente de Brand Engagement: Clarisse Medeiros
Analista de Social: Vitor Marques