Para acessar nossos Conteúdos PREMIUM exclusivos clique abaixo

Mais que na hora de os bancos e a Febraban assumirem a responsabilidade para atenuar as fraudes

Não é suficiente os bancos e a Febraban continuarem a apenas recomendar o que seus clientes não devem fazer, restringirem-se à comunicação, e lavarem as mãos.

Tem que assumir em maior dimensão e intensidade suas responsabilidades.

Há anos temos recomendado que os bancos criem uma espécie de CENTRAL DE FRAUDES FEBRABAN para onde todos os clientes de bancos desconfiados com as mensagens que recebem em nome dos bancos, mandem para essa central abrir e verificar se a mensagem é verdadeira, ou tentativa de golpe.

Enquanto os bancos não assumirem suas responsabilidades os golpes bancários continuarão escalando, como revelam os números agora divulgados.

O ESTADÃO obteve a estimativa dos bancos para a avalanche de fraudes no sistema financeiro, muito especialmente após o advento do PIX.

Segundo os bancos, e na apuração do ESTADÃO, apenas no ano passado os golpes bancários deveriam superar a casa dos R$2,5 bi.

Dentre todas as novidades, a mais saudada e adotada, o PIX, sozinho, desses R$2,5 bi é responsável por mais da metade!

Um outro dado levantado pelo ESTADÃO, e tendo como fonte a SERASA, revela que apenas no mês de maio de 2021, 331,2 mil brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude sendo que mais da metade a partir das contas bancárias…

Paramos por aqui porque os números, mais que alarmantes, são escatológicos. Assim, mais que na hora das instituições financeiras assumirem suas responsabilidades.

Lembram do PEQUENO PRÍNCIPE, “Tu te tornas eternamente responsável por todos que cativas”? Mais que na hora das instituições assumirem suas responsabilidades e organizarem um sistema consistente e eficaz de prevenção e combate às fraudes.

E não continuarem limitando-se a assoprar…

———————–

Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.

Confira o PDF na íntegra.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore