Para acessar nossos Conteúdos PREMIUM exclusivos clique abaixo

Todos depressivos… Quase!

De repente, não mais que de repente, o Brasil virou um país de depressivos.

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, não figura na primeira posição do ranking dos países, mas ocupa a terceira. 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, muito próximo dos Estados Unidos, com 5,9% da população americana.

Mas, e em termos de ansiedade, segundo a mesma OMS, já ostentamos a liderança absoluta: 9,3% ou 18 milhões de brasileiros padecem de ansiedade. E nos últimos anos essa ansiedade só faz crescer…

Falando ao JORNAL VALOR, suplemento EU&FIM DE SEMANA, a vice-presidente da ABRATA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FAMILIARES, AMIGOS E PORTADORES DE TRANSTORNOS AFETIVOS – NEILA CAMPOS, disse: “Percebemos no relato das pessoas um discurso de luto, de isolamento social, de falta de controle familiar, do bate-papo do dia a dia, a troca do cafezinho, do abraço… A pandemia acelerou um processo de evidenciar a preocupação com os transtornos mentais no mundo contemporâneo e que a Organização Mundial de Saúde já sinalizava…”.

Segundo a matéria especial de VALOR, assinada pela MARTHA SAN JUAN FRANÇA, os principais sinais que devem ser relacionados a uma possível depressão, não necessariamente pela ordem, são:

– Humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, angústia…

– Desânimo ou cansaço elevado.

– Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades sempre consideradas como agradáveis.

– Desinteresse, falta de motivação, indiferença…

– Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desamparo e vazio.

– Sentimento de culpa, de falta de sentido na vida, inutilidade, fracasso e pensamentos de morte.

– Dificuldade de raciocínio, concentração, esquecimento.

– Diminuição da libido.

Na pesquisa DIGITEL, referente ao ano de 2021, e divulgada pelo Ministério da Saúde do Brasil, registra-se pela primeira vez dados sobre depressão no país. E são mais que alertadores e preocupantes: “11,3 % dos brasileiros disseram ter recebido diagnóstico médico de depressão no ano anterior, 2020, em números absolutos, 23 milhões de pessoas…”.

Segundo alguns analistas, a leitura desses dados comporta duas interpretações ou entendimentos.

Uma, menos preocupante, é que de certa forma sempre foi mais ou menos assim, e que agora fica mais evidente porque se fala mais e livremente sobre o tema.

E a mais preocupante diz que o sofrimento prolongado e as perdas decorrentes da pandemia podem ter gerado um aumento de intensidade na ansiedade, insônia, medo, depressão…

Algumas celebridades, artistas populares, volta e meia dão seus depoimentos falando serem vítimas da depressão, como o ator MARCOS NANINI: Diz NANINI: “Eu tenho uma depressão que vai e volta, e desta vez foi profunda… Via a TV e ficava arrasado com o número de pessoas morrendo… Nas imagens dos lugares que frequentava quase todos fechados… teatros, cinemas, restaurantes, bares… A falta de convívio com o pessoal da cultura foi um baque…”. É isso, amigos.

Na GRANDE MATÉRIA de VALOR sobre o tema, ao menos uma conclusão mais positiva e que é, “A pandemia finalmente mostrou que a saúde mental deve ser uma das principais prioridades da saúde pública…”.

Vivemos num mundo onde o capital é o CONHECIMENTO. E com a saúde mental debilitada ou em condições precárias, o capital único e exclusivo de profissionais, empresários e trabalhadores modernos, o CONHECIMENTO, fica sensivelmente abalado…

———————–

Esse conteúdo é parte da síntese mensal das principais movimentações, acontecimentos, registros no ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Um trabalho de pesquisa, coleta de dados, análises e reflexões da equipe de consultores do MadiaMundoMarketing, a única empresa de consultoria em todo o mundo que tem em seu DNA a ideologia da Administração Moderna, o Marketing. Sempre sob a orientação e mentoria do maior dos mestres da gestão e dos negócios, PETER FERDINAND DRUCKER.

Confira o PDF na íntegra.

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore