Wieden+Kennedy SP cria jornal para promover “Cangaço Novo”, do Prime Video

Na série brasileira Original Amazon, “Cangaço Novo”, que teve estreia no Prime Video na última sexta-feira (18), a cidade fictícia de Cratará sofre com uma onda de assaltos a bancos. A trama serviu como pano de fundo para a agência Wieden + Kennedy SP expandir o universo da produção, e criar para o serviço de streaming veículos de imprensa ficcionais. A ideia é engajar o público e gerar conversas sobre uma onda de crimes que acontece no sertão.

Como parte da estratégia de conectar a série com o público, mas sem dar spoilers, a Wieden + Kennedy SP criou para o Prime Video uma ação que traz de volta ao jornalismo um dos nomes mais conhecidos do Brasil. Evaristo Costa gravou um boletim inédito de notícias fictícias sobre Cratará, a “capital do crime”, em suas redes sociais. O programa recriou manchetes de como seria a rotina de uma das cidades mais violentas do país.

A ação contempla ainda a criação do jornal impresso fictício “Folha de Cratará”, inspirado nos folhetins policiais sensacionalistas dos anos 1990. A publicação foi distribuída para influenciadores que ampliaram conteúdos sobre “Cangaço Novo” nas redes sociais.

“Em um momento que o formato de True Crime está em evidência, resolvemos resgatar os jornais policiais de uma forma atualizada. Criamos notícias fictícias sobre a série para preservar o enredo original, e de quebra, oferecer ao público uma imersão real à cidade de Cratará, seus personagens, comércio local e todos os seus contornos”, explicam Charles Faria e Renan Molin, diretores de criação, da Wieden + Kennedy SP.

Com o conceito criativo “O destino é à prova de balas”, também idealizado pela agência, a série traz a história de Ubaldo (Allan Souza Lima), um ex-militar e ex-bancário de São Paulo, que ao descobrir uma herança de seu pai biológico vai até Cratará em busca do dinheiro, e acaba se envolvendo com um bando de cangaceiros.

Abordando problemas estruturais do Brasil, “Cangaço Novo” mostra um sertão nordestino contemporâneo fictício que abriga questões profundas como o crime organizado, corrupção e política, temas populares abordados nos tradicionais jornais sensacionalistas do passado. Criada por Mariana Bardan e Eduardo Melo, com direção de Fábio Mendonça e Aly Muritiba, a série “Cangaço Novo” é uma produção brasileira Original Amazon.

#Abramark, #Wieden+KennedySP, #PrimeVideo, #CangacoNovo

AGÊNCIA: Wieden+Kennedy São Paulo

TÍTULO: Folha de Cratará

CLIENTE: Prime Video

PRODUTO|PRODUCT: Cangaço novo

1ª DATA|DATE AIRED: 18/08/2023

CCO: Felipe Ribeiro

DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Renan Molin | Charles Faria

DIREÇÃO DE ARTE: Nuria Lima

REDAÇÃO: Leandro Vasconcellos
ASSISTENTE DE ARTE: Luis Gustavo de Carvalho
DESIGN: Djavan Santos

ATENDIMENTO: Henrique Sarcinella | Marinna Santos | Leticia Amadeu

PLANEJAMENTO: André Troster | Felipe Gavronski |Lucas Nunes| Karen Rodrigues | Dayana Vaz

CONTEÚDO: José Diniz | Karolina Cardoso

HEAD DE PRODUÇÃO INTEGRADA: Patrícia Gaglioni
PRODUCER: Mariana Golpian

Editoração e Finalização do arquivo para impressão: Graphline Media Production

CEO: Celso Costa

Arte finalista e Retoque de imagem: Elton Ferreira

Arte finalista e Retoque de imagem: Bruno Nascimento

APROVAÇÃO CLIENTE: Jorge Papa | Gabriela Guimarães
GESTÃO DO PROJETO: Amanda Medeiros | Lígia Barros

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

MARKETING TALKS

Uma Sala de Estratégia Virtual com os Maiores Nomes do Mercado

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore