Quantas vezes você ouviu a expressão “o negócio está preto” associada e algo ruim? Visando reverter a percepção das pessoas quando escutam essa a expressão tão frequentemente associada como algo obscuro e difícil, semelhante a outras expressões como “mercado negro” e “a coisa tá preta”, o Sebrae apresenta campanha para destacar a força e importância do empreendedorismo negro. No Brasil, apesar de serem maioria, os empreendedores afrodescendentes são os que enfrentam maior dificuldade para abrir e manter seus negócios.
A comunicação, idealizada e criada apenas por colaboradores negros da agência Moringa, visa dar um novo sentido ao termo, destacando que “Se o negócio tá preto, tá fazendo a diferença”. A campanha se destina a conversar diretamente com a comunidade negra do ponto de vista positivo e motivacional, transmitindo a mensagem de que “se a coisa tá preta, a coisa tá boa”. Além disso, a ideia é abordar outros públicos, que não necessariamente pertencem a etnia, buscando educar, inspirar e trazer dados relevantes que evidenciam a importância do principal público empreendedor no Brasil hoje, o afroempreendedorismo, do qual – segundo dados da própria entidade – movimenta cerca de R$ 2 trilhões no País e 54% dos empreendedores são negros.
O tema será abordado de forma ampla e consistente, pautado em alcançar empreendedores negros e dar visibilidade à causa, assim como promover as empresas afroempreendedoras e apoiá-los em seus principais desafios, por meio de conteúdos informativos e ações práticas.
Com foco nas redes sociais como TikTok e Instagram, além do Sebrae Conecta, a campanha se desdobrará em diversas ações, incluindo a ampliação do engajamento por meio de influenciadores negros, como Nina Silva, Jacira Doce, Hisan Silva e Maurício Bahia. Além disso, a comunicação destacará histórias reais de empresários negros Sebrae, haverá conversas sobre afroempreendedorismo, a criação do “Território Afroempreendedor” para reunir negócios da comunidade em um ambiente digital e a disponibilização de conteúdos de apoio específicos.
Segundo a CEO da Moringa, Rianni Bertoldo, “É uma característica da Moringa trazer ideias inovadoras para os nossos clientes. E essa iniciativa junto do SEBRAE é histórica por vários motivos. A estratégia e criação desta campanha foi desenvolvida exclusivamente por colaboradores negros. Com um movimento inédito e necessário, nossa proposta é criar um impacto real, por meio de conteúdos diversos e autênticos, para que essa expressão negativa seja sinônimo de sucesso e prosperidade a esses empresários.”
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FICHA TÉCNICA:
Cliente: SEBRAE
Produto: institucional
Agência: Moringa
Título: Se o negócio está preto, é porque está bom
CEO: Rianni Bertoldo
Atendimento: Rosa Cordeiro, Manoela Nodari e Manuela Rocha
Estratégia: Marcela Morais, Caio Ribeiro, Cristiane Seabra e Zuleide Xavier e Gabriel Garcia
Diretor de Criação: Fabrício Batista Criação: Heitor Perpétuo, Emanuel Oliveira e Bianca Alves
Conteúdo: Camila Carrano, Mariana Rodrigues Veloso, Susi Morais e Sindy Souza
Mídia: Patrick Martins
Gestão de Projetos: Diogo Moreira, Priscila Gonçalves e Samantha Brandão
RTV: Samantha Brandão
Aprovação Cliente: Larissa Meira, Ana Carolina Gonçalves e Henrique Nabuco