A Diageo, líder global em bebidas premium, nomeou Patricia Borges para o cargo de CEO Ketel One & Zacapa Joint-Venture & Global SVP, Luxury Business. Patricia atuava desde 2022 como Vice-Presidente de Marketing e Inovação para o Brasil, função que será assumida por Guilherme Martins, executivo que atuou anteriormente no México como diretor Global de Marketing de tequila. Ambos passam a atuar oficialmente em suas novas posições a partir de 20 de novembro.
A mudança reforça a vasta experiência em gestão estratégica de Patrícia, que teve um impacto notável desde sua chegada à Diageo. Em sua nova função, como a primeira mulher latino-americana a ocupar uma posição de liderança global, Patricia tem como foco elevar o patamar do consumo de destilados e promover a coquetelaria premium em escala global, com destaque para marcas como Blue Label, Tanqueray 10, Cîroc e Ketel One, e a entrada em novos negócios onde a companhia não atua.
Sua história profissional acumula grandes e importantes conquistas. Após uma carreira de sucesso como Vice-Presidente de Marketing e Digital da L’Oréal na América Latina, ingressou na Diageo e reformulou as estratégias de marca no mercado brasileiro, adotando uma abordagem ousada, reduzindo a quantidade de campanhas em favor de ações mais impactantes e eficazes, resultando em significativo ganho de participação de mercado, aquisição de novos consumidores e fortalecimento da imagem de marca em categorias como scotch, vodka e gin.
“Tenho muito orgulho dos resultados da Diageo nesse último ano, crescemos significativamente o nosso negócio através da implementação de novas plataformas de Johnnie Walker, Smirnoff e Tanqueray; além do ousado lançamento de Johnnie Walker Blonde, um grande sucesso entre mulheres e gerações mais jovens. Além disso, tive a oportunidade de estar à frente da estratégia digital da América Latina e Caribe, que se destacou com a maior operação global do e-commerce da companhia e pioneirismo ao estabelecer no Brasil o primeiro Content Lab da empresa no mundo”, conta. Com isso, a Diageo alcançou um importante crescimento no mercado brasileiro, atingindo seu maior market share da história.
Para assumir a nova posição de Vice-Presidente de Marketing e Inovação para o Brasil, o nome de Guilherme Martins foi o escolhido. A história do executivo na companhia teve início em novembro de 2016, com a responsabilidade de conduzir o núcleo de Novos Negócios e a missão de implementar novas estratégias e impulsionar os resultados a longo prazo. Ao assumir a função de Diretor do Portfólio Reserve no Brasil, foi responsável por liderar iniciativas com o objetivo principal de fomentar a cultura da coquetelaria no Brasil, por meio da mudança da percepção das pessoas em relação ao coquetel e da educação sobre esse universo.
Durante sua passagem pelo México onde atuou como diretor global de Marketing de tequila, assumiu o desafio de desenvolver a categoria e atender às demandas de crescimento e premiunização do líquido, à medida que o consumidor em todo o mundo tem se mostrado cada vez mais aberto a conhecer e degustar novos drinks e sabores. Agora, o executivo se prepara para assumir mais um novo desafio em sua carreira a partir de 20 de novembro.
“Estou feliz e entusiasmado com o desafio de trazer novas experiências aos consumidores brasileiros, alinhadas às tendências globais. Nessa minha nova função, pretendo continuar unindo as minhas duas grandes paixões: Marketing e Pessoas. Minha inspiração vem da conexão das marcas com a cultura, criando estratégias que têm como foco o consumidor e libertam as marcas a irem além de suas categorias convencionais, causando um impacto significativo na sociedade”, finaliza.
Com quase duas décadas de experiência em marketing, incluindo cargos locais e globais em empresas renomadas como Natura & Co, General Mills e Whirlpool Corporation, Guilherme traz um extenso conhecimento e experiência para a sua nova posição.
#Abramark, #Diageo