ABA: 65 anos de relevância como única entidade no Brasil que integra, conecta e representa anunciantes nacionais e globais

A jornada de seis décadas e meia de inovação e pioneirismo da Associação Brasileira de Anunciantes foi celebrada junto da posse da nova gestão, 2024-2026, e contou com a apresentação da campanha ABA 65 anos e o lançamento do livro “Marketing & Comunicação para inspirar e transformar”

A Associação Brasileira de Anunciantes – ABA, comemorou, em 16 de abril, seus 65 anos de história como única associação no Brasil que integra, conecta e representa anunciantes nacionais e globais, uma jornada marcada por inovação, liderança, pioneirismo, protagonismo e influência, inspirando pessoas e transformando marcas, sendo uma referência de confiança e credibilidade para anunciantes e outros segmentos e mercados.

Lideranças do marketing e da comunicação parceiros, entidades, amigos e players do mercado, se reuniram em evento na sede da Pernod Ricard, sua associada, em São Paulo, para celebrar a trajetória de seis décadas e meia da Entidade. O evento contou com uma robusta agenda, iniciando com a Reunião Anual dos Comitês Nacionais e Grupos de Trabalho da ABA, na sequência realizando a posse da Gestão 2024-2026, o lançamento da Campanha ABA 65 anos e do livro “Marketing & Comunicação para Inspirar e transformar”, seguido de coquetel comemorativo.

Na Reunião Anual dos Comitês Nacionais e Grupos de Trabalho da ABA, Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Diretora Geral de Jurídico, RelGov, ESG e Compliance da Dasa, destacou a relevância desses fóruns para as entregas da entidade: “O trabalho dos nossos Comitês e GT’s, da liderança incansável de vocês, buscando sempre trazer as pautas mais relevantes para o debate e, colocando em prática entregas sobre cada tema discutido, seja em forma de guias, livros, webinares, reuniões, eventos, foi fundamental para apoiar nossos associados, o mercado, e fazer da ABA protagonista de uma agenda efetiva e propositiva, que conecta e entrega, assim como uma referência de confiança e credibilidade para outros segmentos e mercados”.

O pioneirismo está no DNA da ABA e pode ser visto na implementação do GT de Privacidade e Proteção de Dados que, em 2019, trouxe ao mercado o “Manual ABA para adequação à LGPD”, para apoiar os anunciantes diante da Nova Lei de Proteção de Dados e, em 2022, o “Guia CMO para Ética de Dados na Prática”. Em 2023 foi criado o GT de Inteligência Artificial que publicou o “Guia ABA sobre Impactos da Inteligência Artificial Generativa na Publicidade”, tema que segue na agenda estratégica da entidade. “Trouxemos para a Reunião Anual dos Comitês e GTs o importante debate sobre “IA: Direito, Inovação & Tecnologia”, tendo como Guest Speakers, os advogados especialistas no assunto e parceiros da ABA, Rony Vainzof e Gisele Karassawa, Sócios da VLK Advogados. E este ano estamos juntos preparando mais uma entrega sobre este tema, um livro sobre Inteligência Artificial”, discorreu Sandra Martinelli, CEO da entidade, integrante do Hall da Fama da Abramark.

A executiva que, este ano comemora 10 anos como CEO da entidade, reforçou que outro pilar estratégico que a ABA vem trabalhando com afinco na última década é ESG. “Praticar um propósito calcado nos conceitos de ESG é o grande diferencial para as marcas se destacarem na nova economia. Se comprometer com agendas como a emergência climática, engajar ações de sustentabilidade, quebrar estereótipos e trazer mais representatividade nas campanhas, ser diversa e inclusiva nas contratações, aliar resultados financeiros à criação de impacto positivo para a sociedade, são boas práticas que as marcas precisam abraçar. E sabendo dos desafios de colocar tudo isso em prática, a ABA já lançou, nos últimos 10 anos, mais de 10 guias de ESG. Publicações que refletem as tendências, os desafios e que sugerem os melhores caminhos para praticar esses valores fundamentais”, explicou Martinelli. Dentre essas publicações, são destaque: o “Guia Global sobre Claims de Sustentabilidade em Marketing e Comunicação”, o “Guia ABA de Combate ao Etarismo”, e o “Guia para Diversidade e Inclusão”, além dos livros “Reflexões – Diversidade & Inclusão” e “Reputação – Os consumidores compram reputação e não produtos”, este último reforçando a importância, ainda maior nessa nova era, das marcas serem relevantes, autênticas e terem valores genuínos.

O dinamismo da frente de Advocacy da entidade, atuando em temas como ESG, greenwashing, Inteligência Artificial, Fake News – Brand Safety, e Influenciadores Digitais, pode ser visto no livro, “Advocacy ABA: defesa permanente da liberdade de expressão e da autorregulamentação na publicidade’, lançado o ano passado, que traz a atuação dos últimos sete anos dessa vanguarda.

Um dos grandes marcos da jornada da ABA foi a criação do Movimento pelas Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro, em 2021, com um convite para o diálogo diante da evolução evidente do Mercado e a necessidade de se redesenhar boas práticas. A partir do trabalho de centenas de mãos voluntárias que se engajaram com a ABA neste movimento, a entidade publicou, em 2022, o “Guia de melhores práticas ao mercado publicitário: por uma publicidade livre, pujante, transparente, ética e responsável.

Posse da nova gestão e lançamentos marcam o evento ABA 65 anos em SP

Durante o evento foi realizada a cerimônia de posse na nova gestão 2024-2026 com membros eleitos da Diretoria Nacional, Conselho Superior, Conselho Fiscal, e apresentação dos membros dos Comitê de Compliance, Comitês Nacionais e Grupos de Trabalho, ao todo mais de 90 líderes que compartilham dos mesmos valores da entidade, que acreditam e lutam por um marketing transparente, disruptivo, diverso, sustentável, ético e responsável.

Nelcina Tropardi, destacou “Há 65 anos a ABA atua com a missão de fomentar as boas práticas de marketing e comunicação, na defesa da liberdade de expressão, do marketing responsável e da autorregulamentação, em prol de um mercado mais ético, transparente, responsável e pujante. A ABA acredita no poder de influência do marketing para liderar mudanças e impactar de forma positiva os negócios e cumpre seu propósito de ‘Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade’, diariamente, por meio de publicações, encontros, eventos, reuniões, articulações, e com o diálogo sempre aberto com o mercado”.

Reeleito Presidente do Conselho Superior da ABA, Sergio Pompilio, Vice President of Government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson e Presidente do Conar, destacou a importância da ABA para o mercado “a ABA se firmou como um epicentro para os profissionais de marketing, proporcionando um ambiente de conexão que transcende fronteiras, um espaço para alinharmos ideias e estratégias a partir de diferentes pontos de vista, uma ampla rede de conexões em que os líderes desse grupo multissetorial se encontram, atuando em conjunto para um ambiente de negócios livre e responsável.”

A cerimônia de posse também contou com mensagem especial, enviada por vídeo, de Stephan Loerke, CEO da WFA – World Federation of Advertisers, entidade global que representa os anunciantes a qual a ABA é afiliada e membro de seu Executive Committee: “A ABA é uma importante parceira estratégica da WFA, dirigindo uma agenda no Brasil alinhada com nossos principais temas, e uma inspiração para muitas associações nacionais em todo o mundo, ganhando quatro prêmios nos últimos cinco anos. Gostaria de agradecer pessoalmente à minha colega Sandra Martinelli, que está há 9 anos sendo reeleita para o Comitê Executivo da WFA”.

Sandra Martinelli agradeceu aos 93 líderes empossados e reforçou que esses profissionais dão força para que a ABA continue cumprindo seu propósito de ‘Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade’ e acreditar em um futuro melhor para toda a sociedade e o planeta. “Há 65 anos, a ABA trabalha por um setor que busca incansavelmente por liberdade, transparência, ética e responsabilidade. E nesses 65 anos, a entidade avança em sua estratégia e evolui com esse mercado, tendo como resultado dessa postura um saldo positivo de crescimento nos últimos anos: a entidade chega aos 65 anos com mais de 1400 marcas, de 130 associados, oriundos de 20 diferentes setores da economia, mais de 90 executivos C-Level em seu corpo de lideranças, além de 9 parceiros estratégicos, 13 parceiros de mídia, 7 apoiadores e 50 entidades parceiras”, completou a CEO da entidade.

Os presentes conheceram, em primeira mão, a nova campanha da ABA, em comemoração aos seus 65 anos, vídeo institucional e logo comemorativo, todos criados pelo time da iD\TBWA, agência da Entidade. O logo ABA 65 anos traz a assinatura “O Futuro Passa Por Aqui”, criado pela Lew’Lara, em 2020, que na época era a agência publicitária da ABA. “A iD/TBWA seguiu trabalhando dentro desse slogan, criado pela Lew’Lara, em 2020, que na época era a agência publicitária da ABA, e nós consideramos totalmente adequada, pois ela resume exatamente a missão da ABA de trazer para o presente as pautas urgentes que precisam ser debatidas e trabalhadas para desenharmos um futuro melhor, um futuro de possibilidades”, discorreu Martinelli.

Na sequência, foi realizado o lançamento do livro “Marketing & Comunicação para inspirar e transformar”, uma parceria com a Editora Leader, com autógrafos dos coautores presentes.

O livro traz 31 artigos com a visão de renomados líderes C-level sobre como suas marcas se tornaram grandes expoentes da indústria, traçando um caminho da ética, transparência e responsabilidade social, e a relevância da ABA nessas jornadas, fomentando esses valores entre seus associados e o mercado.

Participaram do livro as associadas ABA: Ambev, Azul, Bauducco, Bombril, BRF, Coty, Dasa, Diageo, Ferrero, GM, Grupo Boticário, Haleon, HEINEKEN, Kenvue, L’Oréal, Minalba, Mondelez, Natura, P&G, Pepsico, Petrobras, Reckitt, Samsung, Seara, Softys, TecBan, Ultragaz, Unilever, YDUQS, Ypê e Zamp.

Após essa pujante agenda, o evento ABA 65 anos em São Paulo contou com um coquetel comemorativo. No dia 25 de abril será a vez de Brasília receber o evento de comemoração aos 65 anos da ABA, que será realizado na Ambev, sua associada, e contará com convidados especiais refletindo sobre “Políticas públicas: fortalecimento do marketing responsável”.

Sobre a ABA
A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 64 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.

Os profissionais das suas 1400 marcas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multissetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável.

A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da Publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garante uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.

Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.

É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e cofundadora e entidade mantenedora do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.

Integra o Executive Committee da WFA (World Federation of Advertisers) que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, o que representa quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, nos seis continentes, e mais de uma centena dos principais anunciantes de todo o mundo.

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