Natura e Avon criam conselhos para aperfeiçoar a atividade de empreendedorismo e acompanhar as transformações da venda direta

Marcas utilizam vivências de Consultoras e Consultores de Beleza para otimizar processos, fortalecer o negócio e evolução dos indicadores de performance

Créditos: Divulgação Natura

Pensando em compreender ainda mais a dinâmica da venda direta e capturar insights valiosos oriundos do dia a dia com o consumidor, Natura e Avon criaram conselhos compostos por Consultores e Consultoras de Beleza. O projeto, iniciado em 2022 pela Natura, se transformou no último ano a partir da integração das operações com Avon, que também unificou a força de vendas. Atualmente, as marcas contam com 1,8 milhão de Consultoras e Consultores de Beleza no Brasil, na América Latina o número chega a 3,5 milhões.

As marcas, que tem a atividade de empreendedorismo como o centro de seu negócio há décadas, se aproximam ainda mais de sua rede com o objetivo de ampliar a voz de suas consultoras internamente, garantindo escuta ativa e construção conjunta. Com o movimento, espera-se adequar e evoluir gradualmente a proposta de valor da atividade de Consultoria de Beleza Natura e Avon, além de potencializar o desenvolvimento e a prosperidade da rede. Desta forma, as marcas garantem resultados cada vez mais assertivos em todos os indicadores de performance estabelecidos pela companhia, incluindo satisfação e renda das próprias consultoras. O Conselho Construtivo é formado por 12 pessoas de diferentes níveis do plano de crescimento e relacionamento com as marcas, além de contar com diversidade étnico-racial e regional.

Para Cida Franco, diretora de Venda Direta Avon e Natura, o conselho tem um papel de consultoria e direcionamento para o negócio, o que ressalta a valorização e o incentivo ao desenvolvimento da rede por parte das marcas. “Acreditamos que o negócio só faz sentido se estiver acompanhado do que chamamos de 3 P’s: pertencimento, propósito e prosperidade. O Conselho é um instrumento que traz ainda mais proximidade com a nossa rede, além de diversidade de ideias, troca de aprendizados e elaboração conjunta com quem vive o negócio na ponta. É um elo entre rede e empresa com foco na evolução da atividade da consultoria conectada ao planejamento estratégico”, enfatiza.

O conselho conta com reuniões mensais, que podem ser online ou presenciais, estas com duração de até 8 horas, na sede da companhia em São Paulo. A cada seis meses o grupo inicia uma nova turma com alteração de alguns membros para garantir espaço a diferentes perspectivas sobre a atividade de consultoria e demais aspectos do negócio. Para a quarta turma, iniciada em abril, o grupo passou por uma renovação de 50%, garantindo maior diversidade de níveis de crescimento e presença da geração Z, alinhado com as diretrizes da Natura, que busca uma maior aproximação com esse público.

Os temas levados para as reuniões partem de diversas áreas da companhia e vão desde a criação e desenvolvimento de produtos cosméticos e portfólio, a produtos digitais para a atividade de venda direta e estratégias de negócio, entre outros. A reunião de abril marcou um momento importante do Conselho Construtivo, que pôde conversar diretamente com o Comitê Executivo (Comex) de Natura &Co, que ouviu proposta de evoluções e construções sobre variados temas.

Carol Martins é Consultora de Beleza nível diamante de São Paulo e está no conselho desde a primeira turma. Segundo ela, é gratificante ver soluções aplicadas ao negócio que surgiram de debates em reuniões anteriores. “O conselho é extremamente importante na construção conjunta com a Natura de uma consultoria saudável, próspera e sustentável. Poder compartilhar a experiência da atividade, contar as dores e dificuldades e o que ajudaria melhorar com certeza faz a diferença”, declara.

Já para Elen Diana, Consultora e Treinadora de Beleza nível ouro de Manaus, que está participando de sua primeira turma no conselho, a responsabilidade é grande. “Tenho a contato diário com a rede por meio dos treinamentos, e como membro, agora tenho a responsabilidade de dar voz a essas Consultoras e Consultores para propor sugestões para melhorias da nossa função. A base da nossa atividade é a venda por relações e a existência do Conselho Construtivo reforça que Natura e Avon valorizam o papel da Consultora e tem como objetivo fortalecer e trazer melhorias para nossa Consultoria”, finaliza.

Olhar de liderança e próximos passos

Em constante evolução, a empresa ampliou a iniciativa para a liderança de negócios, Consultoras e Consultores de Beleza que estão em determinado nível na atividade e auxiliam os demais empreendedores de sua região. O Conselho Construtivo de Líderes de Negócios tem início previsto para maio, e vai abordar temas comuns sob outras perspectivas, além de outros voltados especificamente para liderança. O novo grupo será composto por 10 pessoas, sendo 2 de cada região do país.

“Com o Conselho de Líderes buscaremos capturar suas percepções sobre nossos processos internos para que possamos aperfeiçoar, alterar e incluir melhorias, onde os temas comuns entre os grupos serão tratados a partir de enfoques diferentes. Nosso intuito é ter uma visão ainda mais ampla, pois é por meio da venda direta que Natura e Avon chegam a grande parte dos nossos consumidores”, avalia Cida.

Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Sobre a Avon
Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa.

Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site.
* Conselho Construtivo. Créditos: Divulgação Natura

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Receba notícias em primeira mão

Coloque seu email abaixo

[dinamize-form id="1318"]
Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Somos contra SPAMs e mensagens não autorizadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore