Durante período sem pesca, Corona transforma pescadores em contadores de histórias

Marca cria passeios turísticos no litoral paulista e dá visibilidade às lendas locais em ação desenvolvida pela agência Africa Creative

 

Durante alguns meses do ano, a pesca é suspensa para preservar o ecossistema marinho e garantir o equilíbrio da vida no mar. Nesse período, conhecido como defeso, os pescadores ficam impedidos de realizar sua principal ocupação.  Mas e se, em vez de ser um contratempo, essa pausa pudesse ganhar um novo significado? Para isso, Corona está lançando “Pescadores de Histórias”, projeto idealizado em  parceria com a agência Africa Creative, que transforma a época do defeso com uma alternativa criativa, capaz de movimentar a economia turística local e ainda dá luz a um talento especial desses profissionais do mar.

Nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, na Praia de Picinguaba, em Ubatuba (SP), pescadores da região deixarão temporariamente os barcos de pesca para se tornarem anfitriões de experiências culturais, em que acompanharão turistas por roteiros que combinam paisagens naturais, lendas locais e saberes transmitidos de geração em geração.

“‘Pescadores de Histórias’ traduz o jeito Corona de pensar. Buscamos uma alternativa para uma questão real, que é o defeso, sem abrir mão da imaginação, das pessoas e do olhar para o meio ambiente. A marca nasceu na praia e vive da conexão com a natureza. Acreditamos que boas histórias podem gerar impacto com leveza, movimentando o turismo e promovendo experiências para os consumidores”, diz Gabriela Gallo, Diretora de MKT de Corona no Brasil.

A estrutura do projeto vai contar com quiosque temático, barcos, guias, promotores e souvenirs inspirados nas histórias contadas pelos pescadores, permitindo que os visitantes levem uma lembrança afetiva com objetos que celebram o imaginário da região.

“Nosso desafio era transformar um período de pausa obrigatória dos pescadores em uma oportunidade de conexão e valorização da cultura local, tendo um cuidado tanto com os peixes quanto com os pescadores. Então, em vez de ver a suspensão como um obstáculo, nós ressignificamos como uma experiência imersiva que aproxima as pessoas da essência da vida no mar. A campanha reforça o propósito de Corona de celebrar a vida ao ar livre e incentivar o turismo, criando uma conexão emocional duradoura com o público”, afirma Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative

Dos mares para telas e páginas

Para convidar o público para conhecer e vivenciar o projeto, Corona escolheu formatos especiais para dar todo o tom de fantasia que ele merece. A marca vai lançar uma das histórias de Picinguaba em animação e também vai eternizar os contos dos pescadores em um livro exclusivo, com cinco lendas, produzido com materiais retirados das praias – como madeira de barcos, redes de pesca, linhas e lonas.

Além disso, contará com os pescadores como protagonistas da campanha, que será veiculada não apenas nas redes sociais da marca, mas também em voos da Azul e salas de cinema do país.

Amarrando a narrativa visual da campanha, o projeto contou com a parceria do estúdio Black Madre, reconhecido pelo seu trabalho artesanal. O estúdio desenvolveu a identidade visual de “Pescadores de Histórias” com elementos entalhados em madeira e mixed media para destacar a riqueza cultural da ilha. Toda arte produzida foi inspirada em objetos da vida caiçara, usando como ponto central a principal conexão dos pescadores com o mar: os barcos. Um dos destaques é “A Ilha Rachada”, curta-metragem que combina live action (Recôncavo) e animação com texturas de madeira digitalizadas (Black Madre), com áudio assinado pela Loud.

Passeios

Data: 12, 13, 19 e 20 de Abril

Horário: das 9h às 18h

Local: Picinguaba – SP

Requisitos: reserva via plataforma Sympla

Ficha Técnica

Título:  Pescadores de Histórias

Agência: Africa Creative

Anunciante: Corona

CCO: Sergio Gordilho

CO-CCO: Nicholas Bergantin

Diretor de Criação: Lucas Menegotto, Raphaela Filippetto, Pedro Galdi, Pedro Rosas

ACD: Lucas Andrade

Redator: Lucas Menegotto

DA:Raphaela Filippetto, Lucas Andrade

Co-COO: Heloísa Pupim

Atendimento: Rafael Marques, Luisa Pires

Mídia: Thiago Martinez, Caroline Richa, Amanda Santana, Thiago Hirata, Pablo Meira e Elena Sanita

CSO: Ana Paula Kuroki

Head de Estratégia Criativa: Pedro Fernandes

Planejamento: Giovanni Cozer

Diretor de Pesquisa Criativa- Estevão Mabilia Meneguzzo

Gerente de Pesquisa Criativa- Eduardo Berardinelli

Pesquisadora Criativa – Bea Ribeiro

Pesquisadora Criativa – Mana Black

RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Nathalia Trindade, Debora Souza

Agência: Africa

Anunciante: Ambev_Corona

Produtora: Recôncavo Company

Diretor: Eduardo Sa

Produção Executiva: Nixon Freire

Coordenação executivo: Nalva Lima

Atendimento: Marina Loducca

Diretor de Fotografia: Guilherme Nunes

Diretor de Produção: Breno Oliveira

Assistente de Câmera: Yuri Camargo

Drone: Laurent Refalo

Drone Assistant: Roberto Copolla

Montagem: Guilherme Nunes

Color: Guilherme Nunes

Audio: LOUD+
Direção musical: Gustavo Garbato
Atendimento: Priscila Miranda, Lucas Milan e Juliana Pontes
Produção: Felipe Kim, Hugo Mariutti, Henrique Guimarães, Rodrigo Scarcello e Yuri Chix.
Finalização: Pedro Cortez, Ricardo Bertran, Rodrigo Tedesco e Pedro Turcão.
Produção executiva: Maia Feres
Coordenação: Rafael Silvestrini, Izabel Sanches e Laura Mendes.

Produtora animação: Black Madre
Diretor de Criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Head de Planejamento: Le Alves
Planejamento: Beatriz Perrote e Tommy Martins
Atendimento Executivo : Giovana Destro
Head de Produção: Laryssa Andrade
Produção: Karla Milkem
Direção de Animação: Maurício Fahd
Storyboard: Rodrigo Sansei
Concept art: Marcelo Fahd
Ilustração: Rodrigo Sansei, Marcos Kenji
Supervisão de Animação: Paulo Ignez
Animação: Rodrigo Sensei, Marcelo Fahd, Elton Takumi, Andre Araujo, Lucas Moraes, Marcos Vinicius, Andre Camilo, Robson Menezes, Sid Ahaerne, Alexandre Salles, Danilo Cheng e Geovani Angelo.
Supervisão de Finalização: Denis Bargos
Finalização: Carol Caporrino, Mateuz Fernandes, Giovananna Jah Jah, Chris Fernandes, Luiz Alvares, Paula Magrini e Ataucei.
3D: Fernando Snake e Filipe Lampert
Composição: Vital, Ricardo Filo e Bina

Produtora KVs: Black Madre
Diretor de Criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Head de Planejamento: Le Alves
Planejamento: Beatriz Perrote e Tommy Martins
Atendimento Executivo: Giovana Destro
Head de Produção: Laryssa Andrade
Produção: Karla Milkem
Head of Art: André Maciel
Lettering: Ribeiro
Ilustração: Bob Souza

Fotografia Still: Rodrigo Pirim

Agência de Influência: Droga5 São Paulo

Equipe de Negócios: Vanessa Backes e Bruna Tanabe

Equipe de Projetos: Thaís Bonizzi e Daize Brito

Equipe de Estratégia: Thany Moraes e Vinicius Nakashima

Equipe de Broadcast: Bárbara Lima, Vanessa Antonoff, Gustavo Prandini, Paola Azevedo e Julia Alencar

Aprovação/Ambev: Daniel Wakswaser, Gabriela Gallo, Caroline Ferraz, Camila Fisherman, Cibele Nunes, Yasmin Paulino, Anna Paula Pumar, Jaíne Fonseca

Agência de PR: InPress

Aprovação: Carolina Garrido – Ambev

Direção PR: Bruno Ribeiro

Gerência PR: Guilherme Cardoso

Atendimento e coordenação PR: Bruna Nascimento e Amanda Gama

Redação: Patrícia Gonçalves

Relacionamento com a mídia: Thais Louzada e Caíque Diniz

Pesquisa

Pesquise abaixo conteúdos e matérias dentro da ABRAMARK

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore