Com Hortência, Ary Fontoura e Claudia Ohana, Nutren Senior® desafia IA generativa para quebrar estereótipos sobre envelhecimento

Em nova campanha criada pela VML Brasil, personalidades 50+ confrontam imagens estereotipadas geradas por IA e compartilham como realmente se enxergam 

Em uma sociedade ainda marcada por preconceitos relacionados ao envelhecimento, Nutren Senior®, marca de suplementos diários para pessoas com mais de 50 anos, lança uma nova série de vídeos que propõe ressignificar a forma como o envelhecimento é retratado. A campanha, criada pela VML Brasil, dá continuidade ao movimento Eu Me Vejo Pró-Idade, que busca transformar a maneira como o público maduro se percebe e é percebido.  

Desta vez, nomes como Hortência, Claudia Ohana, Ary Fontoura e outros convidados são provocados a reagir a imagens geradas por inteligência artificial a partir de frases simples como: “Eu sou homem, tenho 92 anos, olhas castanhos e tenho uma verdadeira paixão pelo teatro” — que resultam em retratos estereotipados e envelhecidos, pouco fiéis a realidade. Os vídeos mostram a reação dos protagonistas ao confrontarem essas imagens. “Nossa, mas é bem diferente do que eu sou. Que triste. Quando me deparo com essas imagens geradas pela IA eu noto a artificialidade, falta o elemento humano para criar a emoção que as pessoas precisam.”, comenta Ary Fontoura ao ver o resultado trazido pela Inteligência Artificial.  

O ator também nos traz um relato poderoso sobre o conceito de viver melhor o presente e o envelhecimento “O jovem tem certa pressa para chegar em um determinado ponto, uma impaciência de viver mais e mais; enquanto nós já vivemos tudo isso e temos apenas uma vontade: de permanecer. Eu acho que a coisa mais importante que tem é a saúde e para isso precisamos cultivar o hábito de tê-la sempre à mão. Ao vivermos pensando exclusivamente no final das coisas, nós não vamos admitir que o presente é o que devemos viver.” reflete Ary. 

“Queremos mostrar que o envelhecimento não tem uma única cara, muito menos um único jeito de ser vivido. Usar a IA como ponto de partida tornou tudo mais potente, pois escancara preconceitos que muitas vezes passam despercebidos”, explicam Gabriel Carletti e Victor Castelo, diretores de criação da VML Brasil sobre o conceito criativo da campanha. 

A partir dessa desconstrução, a marca busca se aprofundar em temas como o etarismo, planejamento do envelhecimento e quebra de estereótipos, dando voz aos protagonistas, acompanhados de imagens pessoais e registros de suas trajetórias. “Esse ponto de vista da IA quanto ao envelhecimento é um reflexo social. Com essa nova fase da campanha queremos provocar uma mudança nesse olhar, combatendo a invisibilidade sênior e reforçando a subjetividade de cada um no seu próprio processo de envelhecimento. Com depoimentos reais e inspiradores, reforçamos que cada pessoa deve ter o direito e a liberdade de viver sua idade do seu jeito”, conta Lara Naccache Miranda, Head de Marketing da Nestlé Health Science. 

Joyce Aquino, gerente da marca Nutren Senior®, também comenta sobre a problemática dos estereótipos gerados pela inteligência artificial. “A IA generativa apenas reflete o viés etarista já presente na sociedade. Escolher pessoas história reais e conhecidas do grande público, como os relatos do Ary Fontoura, da Claudia Ohana e da Hortência traz diferentes perspectivas do que significa ser pró-idade e servem de inspiração e identificação para o público.”, conclui a gerente. 

A campanha foi ao ar no dia 23/06 e contará com desdobramentos na TV aberta e fechada, streaming, digital e social. Para engajar o público e ampliar o debate, a campanha também lança um convite: que todos compartilhem suas próprias visões sobre o envelhecimento nas redes sociais, com a hashtag #EuMeVejoProIdade. O objetivo é criar uma comunidade online aberta, inclusiva e conectada ao propósito da marca. 

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