- Paixão pela música leva brasileiros a gastos com viagens e até sacrifícios pessoais;
- 70% vão a shows motivados por um artista específico;
- 23% já gastaram além do que podiam em ingressos ou produtos de artistas;
- Preço dos ingressos é a principal barreira para 44%;
Para o público brasileiro, os shows e festivais não são apenas momentos de lazer: os eventos representam memórias, conexões e, muitas vezes, exigem escolhas financeiras e pessoais. 89% dos brasileiros participam de até sete desses eventos por ano, como mostra uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, que ouviu mais de mil pessoas em todo o país.
Para aqueles que vão a shows, a principal motivação é clara: 70% vão aos shows para assistir a um artista específico. Mas a experiência não se resume apenas ao palco: para 36%, ela se torna ainda mais especial quando compartilhada com amigos; 23% destacam o ambiente e a estrutura como fatores decisivos; 18% valorizam o preço acessível; e 12% apontam curiosidades e novidades como diferenciais.
A paixão que move multidões
O amor pela música faz com que muitos ultrapassem limites. Quando perguntados sobre o que consideram as maiores loucuras já feitas apenas para acompanhar um show ou festival, 23% afirmam ter gastado além do que podiam em ingressos ou produtos de artistas, e 20% dizem ter viajado para outro estado, ou até para fora do país.
Em alguns casos, o desejo de estar presente falou mais alto até mesmo do que compromissos do dia a dia ou o próprio orçamento: 9% admitiram ter deixado de pagar contas para ir ao show do artista favorito.
Se a paixão é intensa, os obstáculos também se impõem. O valor dos ingressos é a barreira mais citada, lembrado por 44% dos entrevistados. Distância (19%), falta de tempo (17%) e preocupações com segurança (10%) também pesam na balança e ajudam a explicar por que muitos não conseguem estar presentes em todos os eventos que gostariam.
Outro ponto que limita a presença é a concentração dos grandes eventos no Sudeste. Mais da metade dos entrevistados (55,5%) dizem que acabam indo a menos shows do que gostariam justamente por essa centralização geográfica. Ainda assim, o desejo de viver esses momentos leva muitos a se movimentarem: 34% já viajaram dentro do estado para assistir a um show, 18% cruzaram estados da mesma região e 16% atravessaram o país em busca da experiência.
Entretanto, mesmo quando não conseguem estar presentes fisicamente, a conexão continua: 73% dos brasileiros afirmam acompanhar shows e festivais pelas redes sociais ou transmissões ao vivo, ampliando a experiência para além das arenas e palcos.
“A música desperta emoções únicas e cria memórias que ficam para sempre. O que a pesquisa mostra é que, mesmo diante de desafios como o preço dos ingressos, os brasileiros estão dispostos a fazer esforços financeiros e pessoais para viver essas experiências. Isso revela como os shows e festivais estão profundamente ligados ao comportamento do consumidor e à forma como ele escolhe investir seu tempo e dinheiro”, comenta Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira.
Para apoiar os fãs nessa missão, a Serasa preparou conteúdos sobre shows e festivais para ajudar na organização dos gastos. Os artigos podem ser acessados no blog da Serasa: Link
Metodologia
Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box entre 30 de julho e 12 de agosto de 2025, contando com 1.032 entrevistas em todo o país. Margem de erro: 3,0pp.